Descubra como o e-mail pode alavancar o marketing omnichannel

//Descubra como o e-mail pode alavancar o marketing omnichannel

Descubra como o e-mail pode alavancar o marketing omnichannel

Com tantos canais disponíveis, é natural que, aos poucos, as empresas comecem a perceber seus potenciais clientes para aumentar as vendas. Esse é o conceito do marketing omnichannel, que vem conquistando espaço no mercado e tem como grande aliado o e-mail.

Mas você sabe como o e-mail pode alavancar o marketing omnichannel do seu negócio? Então, continue a leitura deste artigo. Vamos falar brevemente sobre o conceito, seus benefícios e as formas de usar esse poderoso recurso. Acompanhe!

O que é omnichannel?

Trata-se de uma definição que prevê a total integração dos canais usados por uma empresa para se comunicar com seus consumidores. Portanto, o cliente pode recorrer a qualquer um deles para ter suas demandas atendidas, com a certeza de que receberá o mesmo tratamento e acessará todos os benefícios oferecidos. A princípio, o omnichannel foi muito apontado como uma solução para o atendimento ao cliente. Porém, a visão desse conceito é mais abrangente e inclui também as ações de marketing e vendas.

Quais são os benefícios dessa abordagem? ?

O omnichannel proporciona uma série de benefícios aos clientes e às empresas. A seguir, conheça os principais!

Facilidade de contato com a empresa

As opções para entrar em contato com o negócio são muitas: site, loja física, chat, e-mail, central telefônica e redes sociais, entre outras. Portanto, o consumidor consegue comprar, perguntar ou buscar por soluções da forma mais conveniente para ele.

Agilidade nos processos

Em uma empresa realmente focada no omnichannel, o consumidor sabe que pode procurar qualquer ponto de contato para ter suas demandas atendidas. Os colaboradores responsáveis pela interação nos diferentes canais têm autonomia para tomar as providências necessárias, agilizando os processos.

Conhecimento profundo sobre o consumidor

O sistema omnichannel permite que a empresa centralize todas as informações do consumidor. A reunião dos dados referentes às interações da pessoa com a marca possibilita a criação de um perfil muito preciso do cliente.

Assim, é possível não só dar o tom da comunicação durante o atendimento. O negócio tem a chance de utilizar ferramentas de análise de informações para detectar as necessidades desse cliente e, até mesmo, prever suas expectativas. Como consequência, torna-se viável conhecer o público de maneira mais aprofundada e melhorar consideravelmente o desempenho de suas ações de marketing e vendas.

Aumento nas vendas

Se a empresa desenvolve uma estratégia de negócios omnichannel, suas oportunidades de alcançar o consumidor se tornam muito maiores. Em diversos momentos do dia, ele terá contato com os variados canais — especialmente os digitais.

O marketing omnichannel cria a oportunidade de usar o perfil do cliente para oferecer produtos de acordo com suas expectativas. Também é possível identificar os canais mais eficientes em cada caso e direcionar a comunicação, deixando-a mais eficiente.

Satisfação do cliente

Se o contato é facilitado e as demandas são atendidas com maior agilidade, o cliente se sente satisfeito. As principais consequências são:

Tudo isso indica que o omnichannel potencializa as oportunidades de negócios.

Por que a experiência omnichannel é tão importante?

Vamos falar a verdade: desde o surgimento do e-commerce, o público passou a ter muito mais opções. Hoje em dia, basta realizar uma busca no Google para encontrar inúmeros fornecedores de produtos e serviços, que oferecem qualidade e preços semelhantes.

Nesse contexto, o que faz uma empresa se diferenciar é o atendimento proporcionado aos clientes. Sua capacidade de estabelecer um relacionamento, conquistar a confiança, esclarecer dúvidas e solucionar problemas é essencial para obter a preferência do público.

Portanto, a experiência do consumidor se tornou uma prioridade para os negócios. À medida que o omnichannel facilita esse relacionamento e favorece a satisfação do cliente, ganha uma enorme relevância. Trata-se de uma das principais tendências do mercado.

Como incluir o e-mail em uma estratégia de marketing omnichannel?

O princípio do marketing omnichannel é usar seus canais de forma integrada para abordar e atender o cliente. Então, não poderíamos deixar de recorrer ao método campeão em conversões para potencializar a estratégia: o e-mail.

Esse serviço de mensagens tem um papel crítico no sucesso do marketing omnichannel. Em primeiro lugar, porque outros canais têm seu ápice de sucesso e declínio (a exemplo das redes sociais), mas o correio eletrônico permanece indispensável.

O e-mail continua se destacando como o principal recurso de comunicação eletrônica. Um considerável volume de mensagens é enviado diariamente, solidificando-o como um meio confiável e profissional.

Além disso, o e-mail permite um contato direto no primeiro momento e, depois, se transforma em um dos melhores canais para manter o relacionamento com o cliente. As pessoas estão dispostas a assinar newsletters e receber ofertas de marcas que ofereçam conteúdos relevantes, condizentes com suas necessidades.

É muito mais fácil ignorar uma propaganda nas redes sociais do que um e-mail marketing. A eficácia do método depende principalmente da competência da empresa para enviar mensagens relevantes àquele público.

Por isso, se você quer alavancar seu marketing omnichannel com o e-mail, fizemos uma seleção de aspectos que merecem atenção. Confira!

Título irresistível

As chances de um lead abrir seu e-mail ficam muito maiores quando o assunto e o título são criativos e irresistíveis. Eles devem despertar a curiosidade do leitor, instigando-o a conferir a mensagem, mas tomando o cuidado de adequar a linguagem ao público-alvo.

Mensagem forte

Se você conseguiu chamar a atenção do leitor e fazer com que ele abrisse o e-mail, não o decepcione com a mensagem! Crie um conteúdo relevante, mostre que a empresa compreende suas dores e apresente a solução perfeita para seus problemas. Assim, ele ficará mais susceptível a procurar pelos demais canais da marca para obter outras informações.

CTAs tentadores

Como estamos falando de uma estratégia de marketing omnichannel, a meta é levar o lead para seus outros canais. Finalize cada bloco das mensagens com call to actions persuasivos, que deixem o consumidor ansioso para conferir o restante do conteúdo no site da empresa ou que levem a uma landing page, de acordo com o seu objetivo.

Direcionamento das mensagens

Quem faz marketing para todo mundo não vende para ninguém! Um dos segredos do sucesso é a segmentação dos leads. Então, se a sua meta é divulgar produtos em promoção na loja, envie a mensagem apenas à base próxima, de acordo com o levantamento de dados geográficos.

Por outro lado, se o objetivo é oferecer uma determinada categoria de itens, segmente a base por comportamento ou histórico de compras. Assim, a empresa não “queima seu filme” ao enviar um material pouco relevante a determinado grupo de pessoas.

O e-mail é um canal poderoso para se relacionar com os consumidores, levando-os à interação em outros canais. Portanto, para criar uma estratégia de marketing omnichannel bem-sucedida, é essencial aprender a usar esse recurso e maximizar seus resultados.

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2019-02-07T14:49:59+00:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

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