Fique por dentro: principais estatísticas de e-mail marketing

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Fique por dentro: principais estatísticas de e-mail marketing

Utilizar os canais certos para divulgar os produtos e serviços da sua empresa é o caminho para potencializar os seus resultados. Isso envolve o bom conhecimento do perfil do seu público-alvo e a força que cada estratégia tem a oferecer.

Enviar e-mails estratégicos para os seus potenciais clientes é uma ótima forma de criar laços e conquistar resultados. Apesar de contarmos com cada vez mais novas formas de se comunicar, como redes sociais e aplicativos de mensagens, o e-mail permanece relevante graças à sua capacidade de obter conversões em excelente nível.

Não se trata de suposições: existem diversas estatísticas de email marketing que comprovam o quanto esse canal de comunicação pode ser eficaz e ajudar a sua marca a gerar resultados significativos. Que tal descobrir algumas dessas estatísticas de email marketing para compreender o seu valor? Confira a seguir:

Uso do e-mail no mundo

Enquanto ainda é comum encontrar pessoas que não usam redes sociais ou não têm smartphone, fica mais difícil achar quem não possua uma conta de e-mail. Afinal, isso é necessário para se cadastrar em qualquer serviço da internet, além de não exigir muito esforço da parte do usuário para criá-lo.

Existem cerca de 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. Estima-se que 92% das pessoas usam esse recurso, 61% delas diariamente. Além disso, 72% dos consumidores preferem o e-mail como canal de comunicação para empresas.

Esses números mostram o quanto o e-mail permanece um meio forte em uma época com tantas alternativas. Dependendo da sua abordagem, é possível conseguir resultados superiores aos outros canais devido à vasta adesão que o e-mail tem.

Fontes dos dados: Radicati Group, Pew Research e MarketingSherpa.

Uso do email marketing no Brasil

Aproximadamente 46% das empresas brasileiras utilizam email marketing para disparar conteúdo promocional. Como não é a maioria, trata-se de uma ótima oportunidade para a sua marca conquistar destaque. A automação de marketing é utilizada por 42% das agências de marketing digital brasileiras.

Quando se trata das agências tradicionais, esse número cai para 22%. Entre os serviços prestados pelas agências de marketing no Brasil, o mais popular é o de e-mail marketing (oferecido por 76,5% delas).

Fontes dos dados: Content Trends, TechTrends e Panorama das Agências Digitais 2016.

Uso de email marketing no mobile

Não é mais recomendado pensar no mobile como algo secundário, já que a maioria dos acessos à internet vêm desses aparelhos no Brasil e no mundo. 80% de quem usa e-mail abre a caixa de entrada pelo celular. 

Essa tendência será decisiva para que o seu email marketing possivelmente seja aberto em celulares. Isso é o que ocorre em 53% dos casos, segundo as pesquisas.

Tal realidade exige que a sua equipe pense em termos de mobile ao planejar e produzir email marketing. O assunto deve ser compacto, para que possa ser visualizado em telas menores, além de o design ser responsivo.

Fontes dos dados: HubSpot e CampaignMonitor.

Retorno sobre Investimento do e-mail

Segundo levantamentos da área, o email marketing possui um ROI (Retorno sobre Investimento, em português) médio de 3800%. Uma transação originada de um disparo como esse tem até 3 vezes maior valor do que posts de redes sociais.

Calcula-se que 77% do ROI do email marketing venha de campanhas automatizadas, mostrando a importância de investir em tecnologia para impactar seu público com envios personalizados disparados no momento certo.

Quando comparado a outras soluções do marketing, as estatísticas de email marketing demonstram que essa é uma alternativa poderosa para as empresas obterem excelentes retornos sem precisar gastar muito.

Fontes dos dados: DMA e McKinsey.

Taxa de engajamento do e-mail

Toda marca deseja que o público seja impactado positivamente por suas ofertas, e as estatísticas de email marketing mostram que é nesse canal em que o engajamento é superior. Trata-se de um indicador bastante valioso para a sua marca.

De acordo com pesquisas, 35% do público abre um e-mail considerando apenas o assunto. Isso mostra o quanto você deve se preocupar com essa parte do conteúdo. Além disso, um e-mail consegue obter até 40 vezes mais engajamento do que um post nas redes sociais.

Segundo levantamentos, 70% das pessoas dizem que sempre visualizam e-mails de suas empresas prediletas. Ou seja, é um método eficaz para manter um bom relacionamento com o seu público.

Fontes dos dados: Convince&Convert, CampaignMonitor e ExactTarget.

Geração de vendas para a empresa

A sua marca precisa de métodos eficazes para gerar um fluxo contínuo de conversões. O email marketing é um forte aliado nessa missão, havendo a necessidade de adotar a estratégia adequada para isso.

Consumidores impactados pelo email marketing costumam gastar 138% mais do que os demais, segundo estudos. Vale ressaltar também que 44% dos destinatários desse canal realizam, pelo menos, uma compra por ano baseada em conteúdo recebido na caixa de entrada.

O processo de venda pela internet deve ser considerado ao planejar as suas campanhas de email marketing. 45% das pessoas que abandonam o carrinho de compras em um e-commerce se dizem dispostas a comprá-los caso recebam alguma oferta tentadora.

Fontes dos dados: Convince&Convert, McKinsey & Company e eConsultancy.

Médias globais de taxa de abertura e cliques

Quer ficar por dentro dos valores considerados normais no mundo para as principais métricas de e-mail marketing? Essa é uma ótima forma de saber se os seus resultados estão dentro da média ou não. Segundo levantamentos da área, a taxa de abertura média no mundo fica entre 20% e 30%. Além disso, a taxa de cliques fica entre 2% e 5%.

Por mais que seja estratégico conhecer esses números, você deve lembrar que cada área responde de forma diferente aos canais de marketing. Mantenha um histórico das suas métricas para que seja possível consultá-las com o passar do tempo e comparar seus resultados.

O que esses números significam para sua estratégia?

Analisar essas estatísticas de email marketing é necessário, uma vez que comprova a eficácia desse canal de comunicação para a sua empresa. Apesar de ainda ser comum ver o diagnóstico de que o e-mail morreu, a realidade é bem diferente: trata-se de uma ótima forma de impactar a audiência certa para seu negócio.

O email marketing é capaz de trazer um ROI vantajoso para a sua empresa, como visto. É uma solução capaz de trazer mais visibilidade a quem não tem tanto orçamento, ao mesmo tempo que consegue alavancar os ganhos de quem já possui diversas outras estratégias ativas.

Agora que você já conhece as principais estatísticas de email marketing, já tem todos os argumentos que necessita para implementar essa ideia na sua empresa. Lembre-se de planejar uma estratégia eficaz para aproveitar todos os benefícios desse canal de comunicação!

Deseja um auxílio? Entre em contato conosco e descubra todas as possibilidades que podemos oferecer para ajudar a sua empresa nessa estratégia.

2019-02-22T15:30:22+00:00By |Novidades|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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