E-mail marketing e SEO são os canais mais importantes para empresas de e-commerce

E-mail marketing e o SEO (Search Engine Optimization) continuam sendo considerados os canais mais importantes por varejistas da web, de acordo com um levantamento divulgado pela Multichannel Merchant, em junho de 2012 (Clique aqui para ler). Os entrevistados concederam ao e-mail uma classificação média de 8,42 (em uma escala de 10, sendo 10 a mais valiosa), acima dos 8,32 registrados no ano anterior. A otimização para os motores de busca vem em seguida, sendo avaliada em 7,78, também superando a nota atribuída no ano passado (7,62). Links patrocinados (6,57), mídia social (6,18) e anúncios em display (5,1) completam a lista dos cinco canais mais importantes. Entretanto, os links patrocinados e as estratégias voltadas para consumidores que abandoaram carrinhos de compras apresentaram o maior crescimento em importância, enquanto o marketing de afiliados e o direcionamento de tráfego off-line para a web foram considerados menos úteis nesta edição da pesquisa.

O nível de importância atribuído ao e-mail e ao SEO também foi constatado em um estudo global da Econsultancy e Adestra (Clique aqui para ler), o qual revelou que os varejistas consideram estes dois canais como os mais eficazes em termos de ROI.

Tráfego é a principal métrica para SEO e SEM

A conversão de vendas deixou de ser a principal métrica utilizada entre os comerciantes para mensurar suas campanhas de SEO e SEM (Search Engine Marketing). Neste ano, 86,1% disseram que estão avaliando seu trabalho através do tráfego, o que representa um aumento de 23% em relação aos 70,2% verificados no ano anterior, enquanto a métrica baseada na conversão de vendas caiu de 80,2% para 77,4%.

Quando se trata de melhorar a classificação em motores de busca, a maioria dos entrevistados (62,6%) continua aprimorando as páginas de produtos, embora o uso dessa tática tenha diminuído 11% quando comparado ao ano anterior. Blogs e links são a segunda forma mais utilizada para melhorar o posicionamento, mas também perdeu popularidade em relação a 2011 (61,3% vs 58,3%).

Outros dados:

Entre os principais aspectos monitorados pelo varejistas, as taxas de conversão das campanhas de SEO e SEM lideraram pelo segundo ano consecutivo (79%), seguido pelo valor médio dos pedidos – tíquete médio (70,3%) e o ROI (57,7%).
O montante investido em SEM representa atualmente  23,5% do orçamento de marketing das empresas de e-commerce, aumentando em 5,59% no ano a ano.

Fonte: E-Commerce News

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