Dicas de como aplicar o Neuromarketing em suas ações digitais

Neurociência + marketing = RESULTADO. 05 Dicas de como aplicá-la em suas ações digitais!

A neurociência revela como o cérebro produz o nosso comportamento. Aplicá-la as suas estratégias de marketing, permitirá que você identifique o comportamento do seu consumidor e quais mecanismos você deve elaborar para que esse processo seja potencializado.

Neurociência + marketing = NEUROMARKETING

neuromarketing

Os neurologistas descobriram que o poder de compra esta no subconsciente. Esse enigmático inconsciente representa de 90 a 95% das nossas decisões.

A neurociência completa os espaços vazios do marketing quando se propõe a compreender o comportamento do consumidor no seu inconsciente. Mas para isso é necessário entender o principal órgão do corpo humano: o cérebro.

Comprar ou não comprar? Nosso cérebro em 03 partes:

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  1. Reptiliano (Instintivo e Sobrevivência) – nos remete aos comportamentos mais instintivos, como o de sobrevivência, medo e comportamento não racional;
  2. Límbico (emocional) – é através dele que nos relacionamos com pessoas, criamos amizades e inimizades, por exemplo;
  3. Neocortex (Racional) – responsável pela parte analítica, engloba o raciocínio, lógica e a capacidade de escolha. Em suma, esse é o processo mais completo de pensamentos. É através dele que compreendemos o que significam os impulsos vindos do sistema límbico ou reptiliano, nele filtramos o que devemos ou não fazer. Comprar ou não comprar?

Para que a resposta seja sempre a primeira alternativa, separei 05 dicas do livro “Neuromarketing Aplicado á Redação Publicitária”, de Lilian S. Gonçalves, para sua marca não passar despercebida pelas pessoas. Confira:

1. Desperte os Neurônios-Espelho

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Mostrar seu produto sendo consumido por outros, isso fará com que as pessoas tenham vontade de experimentá-lo. O “neurônio-espelho” é o motivo pelo qual imitamos involuntariamente outras pessoas. Um bom exemplo é o ato de bocejar, quando você vê alguém bocejando é inevitável não bocejar também.

2. Eleve os marcadores somáticos

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O neuromarketing revela que os consumidores tendem a se fidelizarem as marcas que os atenderam bem e que possuem valores que eles compartilham. Sensações positivas  fazem os consumidores se lembrarem de você. O cheiro da batata frita do “Mc Donalds”, por exemplo.

3. Injeção de Dopamina

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Muitas decisões se baseiam em experiências positivas passadas. Comprar libera uma substância chamada dopamina, que uma das substâncias mais viciantes e sedutoras. O inconsciente grava essa lembrança e aguarda ansiosamente para uma nova injeção. Quanto melhor for a experiência de compra, mais tentado por comprar novamente de você ele ficará!

4. Dê passagem ao marketing sensorial

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O som do motor da Ferrari, o barulho de abrir uma latinha, cheiro do Big Mac são exemplos de ferramentas que aguçam o cérebro e fazer os neurônios cantarem em coro “eu quero”. É importante criar mensagens textuais descrevendo verdadeiramente o uso do produto ou serviço, seus benefícios, as vantagens competitivas. As caixas que embalam as roupas da empresa Farm Rio vem com o perfume da loja e tomam conta do ambiente ao serem abertas. Quanto mais caixas abertas, mais cheiroso ficará o quarto, casa ou escritório, portanto, comprar sempre é quase uma obrigação!

5. Desafie o cérebro

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O cérebro adora um desafio, mas para o inconsciente o menos é sempre mais. Portanto seja direto e objetivo no jogo proposto e não se exceda nas informações, pois isso pode leva-lo a abandonar o inconsciente na hora de efetuar a compra.

Entender a mente humana é a resposta para muitas perguntas e um dos caminhos para o seu sucesso.

Fontes:

Livros:
“Neuromarketing Aplicado á Redação Publicitária”, de Lilian S. Gonçalves.
“Neuromarketing: O marketing das emoções”, de Werner A. Gorlich

Sites:
http://marketingeblog.com.br/12-segredos-do-cerebro-humano-para-usar-em-seu-marketing-neuromarketing/
http://digitalks.com.br/artigos/neuromarketing-a-servico-das-midias-sociais/
http://mktcognitivo.com/2015/01/08/neuromarketing-a-revolucao-de-decifrar-as-emocoes-do-comprador/
http://part.com.br/6-dicas-de-neuromarketing-para-sua-marca-nao-passar-despercebida/
http://vitaminapublicitaria.com.br/neuromarketing-aplicado-redacao-publicitaria-descubra-atingir-subconsciente-consumidor/

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2 Comentários

  1. William disse:

    Acredito plenamente que entender o comportamento do consumidor é o principal elemento para construção de campanhas e estratégias de marketing.

    Para se fazer excelente campanhas utilizando neuromarketing, utilize gatilhos mentais, é a ponte que leva a publicidade ao sistema límbico do cérebro.

    Grande Abraço,
    William Alves

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