Como criar um fluxo de nutrição de leads atrativo para a Black Friday?

Ter um fluxo de nutrição de leads é essencial para a sua estratégia de marketing funcionar. Afinal, o objetivo é atrair clientes que comprem de você, certo? Então, com a aproximação da Black Friday, é hora de planejar ações eficazes para garantir um bom volume de vendas nessa data tão importante.

Trabalhar com e-mail marketing exige uma abordagem estratégica e um comprometimento para desenvolver algo que, de fato, faça sentido para a sua loja. Assim, pensar em fluxo de nutrição envolve configurar gatilhos que gerem um conteúdo personalizado, capaz de levar o seu público à ação desejada.

No contexto da Black Friday, é possível antecipar certas tendências e nutrir os leads especificamente para essa data. Com isso, você consegue aumentar o seu potencial de sucesso e monitorar seus números de perto, certificando-se da eficiência das suas decisões.

Então, quer saber como fazer isso? Continue lendo e confira como criar um fluxo de nutrição de leads para a Black Friday!

Defina os objetivos da sua campanha

Este passo pode parecer óbvio, mas não o apresse. No caso da Black Friday, você provavelmente quer vender mais, certo? Isso, contudo, não basta para estruturar uma estratégia de marketing ou criar um fluxo de nutrição. É necessário ser mais específico que isso, pensando em metas concretas e mensuráveis.

Seu objetivo pode ser, por exemplo, o de aumentar em 40% as vendas de determinado setor da sua loja. Veja como se trata de algo que pode ser medido, permitindo assim que você tenha certeza de que houve sucesso em sua estratégia. Isso será decisivo para alcançar o sucesso com as suas iniciativas!

Planeje os gatilhos considerados

Um fluxo de nutrição de leads trabalha, principalmente, a partir de gatilhos que geram ações automatizadas. Por exemplo: alguém que visita um e-commerce e coloca uns produtos no carrinho, mas sai do site em seguida, pode ser impactado por uma mensagem publicitária personalizada, que o convença a voltar e fechar negócio. Nessa situação, o gatilho é a saída do site com o carrinho cheio.

Pense nos processos envolvidos em sua loja e de que formas é possível traduzi-los em ações capazes de gerar reações. Em seguida, mapeie as possíveis ofertas que devem ser direcionadas à audiência de cada gatilho previsto.

Crie um conteúdo estratégico

Em muitas situações, o que falta para um cliente em potencial fechar o negócio é o acesso a um conteúdo de qualidade, que satisfaça suas dúvidas. Pois essa é a oportunidade para a sua loja agregar valor ao contato com essa audiência, oferecendo as respostas que ela está procurando — além de aumentar a sua credibilidade e relevância.

Você pode até contar com um espaço em seu próprio site para publicar esse conteúdo informativo, como um blog. Para elaborá-lo, leve em consideração o perfil do seu público e suas principais necessidades. Em seguida, distribua o conteúdo em seus canais de marketing, como o seu fluxo de nutrição de leads.

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Utilize a linguagem adequada

Não existe certo ou errado quando o assunto é a linguagem a ser utilizada em um fluxo de nutrição de leads. No geral, o que você deve sempre fazer é falar da maneira que o seu público-alvo está esperando. Ou seja, não comece essa etapa do processo sem conhecer muito bem o perfil da sua audiência, e de que maneira ela está acostumada a ser tratada por pessoas e marcas.

Vale ressaltar, no entanto, que usar uma redação estratégica vai além de adaptar o discurso às expectativas do seu público. Você também precisa inserir uma dose estratégica de persuasão em seus textos, especialmente os CTAs.

Quanto a isso, tente passar a impressão de que o seu destinatário precisa aproveitar aquela oferta o quanto antes, porque ela vai expirar logo.

Defina um calendário editorial

Seja como for, não deixe a veiculação de conteúdo do seu fluxo de nutrição de leads ao acaso. Para aproveitar o seu potencial de negócios, você precisa ter bem definido o que será publicado e enviado em cada data.

Isso é particularmente valioso em se tratando de uma campanha voltada a uma data fixa, como é o caso da Black Friday. Você pode planejar as ações das próximas semanas até a chegada dessa data, por exemplo, de forma a explorar ao máximo as oportunidades de cada momento.

Faça testes A/B

Como é possível ter certeza de que as decisões tomadas na criação do seu fluxo de nutrição de leads estão corretas?

A única forma de fazer isso é realizar testes A/B. Com eles, você pode veicular duas versões de uma mesma peça publicitária com uma sutil variação entre elas, seja de layout, seja de texto mesmo. Assim, ao analisar os resultados de cada alternativa, ficará nítido qual é a mais eficaz.

Aliás, lembre-se desse recurso ao planejar o seu fluxo de nutrição de leads! Para contar com um bom potencial de resultados em suas campanhas, é válido realizar testes A/B e garantir a melhor escolha em cada etapa.

Enfim, a Black Friday pode ser uma data decisiva para as vendas da sua empresa, bastando contar com a estratégia adequada para aproveitar esse impulso de movimento. Como vimos, um bom fluxo de nutrição de leads é essencial para potencializar quem já está em contato com a sua loja, restando somente impactar essas pessoas com as ofertas certas.

Isso envolve conhecer muito bem as expectativas e necessidades desse público, e direcionar o conteúdo adequado até que ele decida fechar negócio. Com a aproximação de uma data tão estratégica para vendas como a Black Friday, vale a pena começar o quanto antes para maximizar o seu potencial de sucesso!

Lembre-se de manter a sua estratégia em plena evolução. Um fluxo de nutrição geralmente tem prazo de validade, precisando ser atualizado conforme você aprende mais sobre o perfil da sua audiência e acessa resultados de campanhas já veiculadas. Então, não deixe que as suas ações fiquem defasadas!

E aí, gostou do artigo? Sobrou alguma dúvida sobre o assunto? Já sabe quais ações promocionais você vai realizar para atrair clientes para a Black Friday da sua loja? Deixe o seu comentário e conte para a gente o que você pretende fazer!

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