Criando a primeira campanha de e-mail marketing em 7 passos

Você sabia que o conteúdo de um e-mail marketing consegue 6 vezes mais engajamento do que as redes sociais? Isso é uma prova de que essa plataforma permanece viva como um meio bastante eficaz de trazer visibilidade e resultados para a sua empresa. Para isso, basta implementar uma estratégia de qualidade que aproveite o melhor que esse canal tem a oferecer.

Nenhum processo traz bons retornos se conduzido de maneira desorganizada. Você precisa de uma lista que resume todos os pontos que devem ser trabalhados em sua estratégia. Para te ajudar nesse trabalho, separamos abaixo cada uma das ações que você tem que conduzir para obter sucesso.

Veja a seguir como criar a sua primeira campanha de e-mail marketing em 7 passos:

1. Conheça bem o seu público-alvo

Nenhuma iniciativa de marketing pode ser implementada sem que exista um bom nível de conhecimento a respeito da audiência a qual você quer impactar. Afinal, todas as suas decisões durante o planejamento e a execução dependerão dessas informações. A abordagem do seu e-mail marketing pode mudar radicalmente dependendo do público que você quer atingir.

Procure saber as faixas demográficas mais abrangentes e pesquise quais costumam ser as principais motivações dessas pessoas. Tenha atenção especial para as necessidades delas, já que o seu conteúdo deve oferecer justamente o que elas precisam para aumentar as suas chances de obter sucesso.

2. Defina quais são os seus objetivos

O que a sua marca pretende conquistar com a sua campanha de e-mail marketing? Quer subir as vendas de determinado produto? Fortalecer o nome da empresa? Seja o que for, deve ser uma meta que possa ser mensurável, já que é a única forma de ter certeza de que você obteve sucesso ao final da sua campanha.

Os seus objetivos também serão decisivos para definir alguns dos rumos a serem tomados na implementação do seu e-mail marketing. Por exemplo, se você quer vender determinada solução, o conteúdo deve contar com iscas que direcionam o público para a conversão. A estratégia precisa estar alinhada às metas de maneira realista.

3. Agregue valor com o conteúdo

Ao planejar o conteúdo da sua campanha de e-mail marketing, você precisa oferecer algo de valor ao destinatário para que ele dê atenção ao seu envio. Nos dias de hoje, as pessoas estão sobrecarregadas de informação e o seu e-mail pode ser apenas mais um em um mar de possibilidades requisitando a atenção do seu público-alvo.

Leve em consideração o que você aprendeu a respeito das motivações e necessidades da sua audiência. O seu e-mail marketing precisa ser capaz de solucionar essas questões para que obtenha um bom engajamento do público. Se está difícil convencer o destinatário, então você tem que rever a proposta desse conteúdo e, talvez, de toda a estratégia.

4. Segmente a sua lista de contatos

Você não precisa e nem deve enviar o mesmo conteúdo para toda a sua lista de e-mails. É possível obter resultados muito melhores ao dividi-la em seções menores e criar um material pensado para cada uma dessas seções. É necessário considerar o que seria estratégico para esses grupos e entregar valor a eles.

É possível fazer essa segmentação baseando-se em diversos critérios diferentes, indo desde dados demográficos até interesses. Leve em consideração as particularidades do seu negócio para decidir por um método de divisão que faça sentido. Por exemplo, uma marca de roupas pode ter muito sucesso ao enviar conteúdo focado em moda masculina e feminina.

5. Faça testes

Uma das maiores vantagens de trabalhar com marketing digital é a possibilidade de automatizar experimentos que mostram a eficácia de determinadas situações. Com isso, você pode ter total segurança para tomar certas decisões em sua campanha de e-mail marketing. Esse é o trabalho dos testes A/B.

Está em dúvida em relação à abordagem de determinada chamada do seu e-mail? Basta realizar um teste com duas versões diferentes e, depois, comparar os resultados delas. Aquela que obtiver o melhor resultado claramente é a melhor escolha. Utilize o conceito dos testes A/B para vários aspectos da sua campanha para maximizar seu potencial de sucesso.

6. Integre o e-mail aos seus outros canais

Ter sucesso com uma campanha de e-mail marketing não depende apenas da sua capacidade de acertar dentro desse canal, mas também de como ele é integrado ao restante da sua estratégia. Afinal, todas as frentes de atuação da sua marca precisam estar em sintonia com os seus objetivos e trabalhar em conjunto para ajudar você a atingi-los.

O seu site precisa estar preparado para receber o tráfego dos seus envios de e-mail ao mesmo tempo em que deve promover inscrições para a sua lista de contatos. Isso pode ser feito nos perfis da sua empresa nas redes sociais, que também devem ser divulgados em seus disparos. Considere todos os canais de marketing da sua empresa e mantenha-os interligados.

7. Aprenda com seus resultados

O trabalho com a estratégia da sua campanha de e-mail marketing não termina depois de fazer os seus envios. Para sempre contar com bons resultados, você precisa ficar de olho nos indicadores dos seus disparos. Somente assim será possível aprender mais a respeito das preferências do seu público e criar um material cada vez mais eficaz.

Observe quais indicadores de performance estão necessitando de atenção e trabalhe para melhorá-los nos próximos envios. Por exemplo, se a taxa de abertura está baixa, então você precisa de um assunto que consiga transmitir corretamente o valor do seu conteúdo.

Siga cada um desses passos para obter retornos de maior qualidade com a sua campanha de e-mail marketing. Tudo isso deve ser feito de maneira contínua para que você sempre esteja em um processo de melhoria constante. Afinal, todos os dias podem ocorrer mudanças no comportamento do seu público ou no seu mercado que podem ter um reflexo direto nos seus resultados e exigir uma abordagem diferente na sua estratégia.

Continue aprendendo mais sobre como ter mais sucesso com esse canal. Veja aqui no blog quais são os 7 erros graves que podem comprometer os seus resultados com e-mail marketing.

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