Estratégia de e-mail marketing: entenda de uma vez por todas os benefícios!

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Estratégia de e-mail marketing: entenda de uma vez por todas os benefícios!

Quantas vezes você olhou sua caixa de entrada na última semana? E, durante esse mesmo período, quantas vezes você se deparou com algum artigo ou ouviu uma opinião questionando a eficiência de uma campanha de e-mail marketing para uma marca?

A relação entre as respostas para as duas perguntas diz muito sobre a forma como as pessoas enxergam o e-mail marketing nos dias de hoje. Enquanto o número de horas dedicado ao uso dessa ferramenta cresce e a quantidade de usuário também a expectativa é de que 3 bilhões de pessoas tenham um endereço de e-mail até 2020 a eficácia dela continua sendo colocada em cheque.

Essa incerteza pode ser resultado de uma visão que ainda remete aos primórdios do uso de uma estratégia de e-mail marketing, quando a palavra estratégia ainda nem era levada em consideração por grande parte das empresas. Hoje, o serviço não só acompanha como dita tendências e se tornou uma peça indispensável na engrenagem que garantiu um resultado histórico para um dos canais de venda que mais cresce em todo o mundo.

O e-mail marketing e o e-commerce

Enquanto o Brasil enfrentava uma crise econômica de proporções assustadoras, um setor conseguiu se sobressair e viu o lucro aumentar em 2017: o e-commerce nacional cresceu 12% na comparação com o ano anterior, batendo recordes de vendas em períodos especiais como a Black Friday e o Natal. Os dados são do E-commerce Radar.

E o que isso tem a ver com uma estratégia de e-mail marketing? O e-mail marketing é responsável por 65% de todas as primeiras compras realizadas em lojas virtuais. É um bom número, mas ainda atrás de referência de pessoas que já conhecem a marca e também da busca orgânica, que levam 80% e 76% dos compradores a uma loja, respectivamente.

No entanto, quando analisamos a segunda compra efetuada no e-commerce, ou seja, o retorno do cliente à loja, o e-mail marketing é responsável por 20% desse total. Ele está à frente de todas as outras estratégias de marketing analisadas na pesquisa.

Esse dado é fundamental para entender o faturamento de quase R$ 60 bilhões que o mercado virtual somou no último ano. E, mesmo com a situação econômica brasileira ainda não muito favorável, a previsão para 2018 é de ainda mais crescimento. A estimativa é de um aumento de 15% nas vendas, número que só será alcançado com a ajuda de uma boa estratégia de e-mail marketing.

Retorno sobre o investimento

Ainda de acordo com o E-commerce Radar, o e-mail marketing tem, de longe, o melhor ROI (retorno sobre investimento) para o setor inteiro. Ele chegou a 4,16 em 2017 contra 2,64 dos buscadores e 0,48 das redes sociais.

O relacionamento com o cliente

Além de ser a melhor ferramenta para quem quer garantir o retorno de um cliente a uma loja virtual e ter o maior retorno sobre investimento, o e-mail também é a forma preferida dos consumidores quando o assunto é relacionamento com a marca.

Em uma pesquisa sobre o uso do e-mail em 2017, a Adobe perguntou qual é a melhor maneira de uma empresa manter contato com o cliente. Entre as mais de 3 mil pessoas que responderam, 63% disseram que o e-mail é a melhor opção.

Isso mostra não só que o canal ainda é relevante para qualquer marca, mas também que ele é uma parte fundamental da construção de um dos grandes diferenciais que qualquer empresa pode ter hoje em dia: um bom relacionamento com quem consome seus produtos e informações.

A importância da estratégia

Como em toda campanha, a preocupação com uma estratégia eficiente é diretamente proporcional ao sucesso e à velocidade com que esses resultados são alcançados. Nessas horas, contar com uma empresa que tenha experiência e seja referência no assunto é fundamental.

A @MediaPost sabe construir uma estratégia de e-mail marketing baseada no planejamento, trabalhando em cima daquilo que é o objetivo da marca e com base em quem é o público-alvo, ou seja, quem interessa, que é quem via ser impactado. Tudo isso com uma equipe de especialistas garantindo que a mensagem vai chegar até a caixa de entrada da pessoa certa, no momento certo.

O e-mail é um canal que passa por transformações e atualizações regularmente, por isso é importante que a estratégia por trás do uso dessa ferramenta também seja sempre revisitada. Mais uma vez, um time especializado é responsável por avaliar o que está dando certo e o que pode melhorar na execução do plano, com foco sempre no resultado.

Dessa forma, a chance de erro é menor e, proporcionalmente, as despesas também diminuem. Quando há um planejamento, um controle da execução do trabalho e dos resultados, o período de espera por resultado é muito menor.

O e-mail marketing em 2018

Uma das grandes tendências para 2018 é a comunicação personalizada com o cliente. Ainda de acordo com a pesquisa da Adobe, 25% dos usuários que recebem e-mail marketing querem conteúdos que sejam personalizados aos interesses deles. Ao mesmo tempo, 45% preferem mensagens que sejam menos promocionais, com menos venda e mais informação útil.

Ou seja, o potencial da performance de uma campanha de e-mail marketing, em 2018, está ligado à capacidade que a marca tem de se comunicar individualmente com os clientes. As grandes corporações investem cada vez mais em tecnologias exatamente para conseguir esse tipo de informação que é única: a preocupação agora é com um e não com o todo.

Personalizar significa humanizar a comunicação. É levar o contato para um nível que é realmente importante para o consumidor. Esse fator humano é o que traz mais satisfação para um cliente. É o que mostra que a marca pensa nele de forma individual e não apenas como mais um em meio a milhares ou até mesmo milhões.

Quer descobrir como uma estratégia de e-mail marketing pode ajudar a sua empresa a aumentar em até 10% a sua taxa de abertura? Entre em contato com a gente agora mesmo e saiba o que a @MediaPost pode fazer pelo seu negócio!

2019-02-22T15:33:20+00:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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