As novas tecnologias estão aí — e com elas surgem abordagens e métodos de comunicação descontraídos e informais que intencionam tornar a relação comercial mais natural e humana, com bastante foco na experiência do cliente.
Nesse sentido, um dos pontos mais comentados é a conexão entre gamificação e e-mail marketing, uma mistura que promete auxiliar as empresas na interação com suas bases de e-mails e, consequentemente, nas vendas.
Se você deseja atualizar seus conhecimentos e aprender a otimizar o processo de aquisição de clientes e fortalecer o relacionamento com eles utilizando a gamificação, não deixe de acompanhar os valiosos tópicos deste artigo!
O que é gamificação?
Os jogos são atividades empolgantes e mobilizam uma grande quantidade de usuários ao redor do mundo. A indústria dos games é uma das maiores do entretenimento, pois atende à necessidade de fugir da rotina e relaxar um pouco com narrativas, missões e problemas a solucionar.
Por isso, a gamificação estuda formas de tornar as obrigações profissionais mais naturais e divertidas ao aplicar conceitos da mecânica de jogos a elas.
É uma forma de instigar relaxamento, atenção e engajamento das pessoas quando estão executando tarefas que normalmente são burocráticas e cansativas. Assim, é possível otimizar o desempenho, a produtividade e, ao mesmo tempo, a satisfação do colaborador.
Para que uma atividade seja gamificada, ela precisa atender aos requisitos principais que caracterizam qualquer game, como: recompensas, feedbacks, pontuações, bonificações, concorrência e competição, prêmios, entre outros.
Mas existem alguns pilares estabelecidos para padronizar ainda mais: deve ter regras claras e fixas, resultados mensuráveis e que variam de acordo com a ação do usuário, objetivos claros, consequências definidas e demandar esforço do jogador.
Aplicações
Por conta do sucesso dessa estratégia, ela tem sido aplicada a diferentes contextos. Além de ser usada no engajamento de colaboradores no ambiente interno, algumas companhias já a utilizam na estratégia de marketing digital, com o objetivo de revolucionar a relação com o público e tornar a aquisição de clientes mais fluida e menos custosa, com um retorno vantajoso.
Com criação de abordagens gamificadas, é possível fortalecer o relacionamento com as pessoas e gerar um valor único para a base de leads da empresa. Isso não somente destaca a organização no mercado como também gera uma série de benefícios a curto prazo que veremos ao longo deste artigo.
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Como gamificação e e-mail marketing se relacionam?
Agora vamos aprender como a gamificação impacta uma das modalidades do marketing digital, o e-mail marketing. Essa é uma estratégia que agrega inovação aos métodos de comunicação por e-mail. Esse tipo de contato já é naturalmente mais direto e muito focado na autonomia do usuário. Por isso, o objetivo da conexão com a gamificação é conquistá-lo ainda mais com um conteúdo atrativo, dinâmico e personalizado.
Para isso, muitas empresas já estão pensando em formas de conectar os e-mails às redes sociais, criando interações multiplataformas que cumpram os requisitos apresentados no último tópico.
Outra forma de aplicar é a utilização de recompensas que são oferecidas em troca de ações. A partir de mensagens enviadas, a marca estabelece essa espécie de contrato, deixando claro para o contato o que ele precisará fazer a fim de atingir um determinado objetivo. Premiações também são ofertadas nesses casos.
O e-mail é interessante por permitir uma gama muito ampla de formatos e abordagens de conteúdo que diversificam a proposta. Por isso, é um canal perfeito para desafios, sistemas de pontos, testes, charadas, entre outros. Pode-se aproveitar também os feriados e as datas comemorativas para dinamizar o conteúdo e a interação ainda mais.
Quais são os benefícios da gamificação?
Neste tópico, você conhecerá os benefícios da gamificação nas estratégias de e-mail marketing.
Adoção de inscritos
Uma das vantagens é o fato de que conteúdos gamificados são facilmente compartilháveis, uma vez que engajam, empolgam e instigam as pessoas a continuarem conectadas com a sua empresa e a mostrarem aos amigos e familiares.
Dessa forma, a empresa consegue reduzir consideravelmente o custo de aquisição de clientes e passa a se relacionar de uma maneira mais amigável com compradores que atualmente estão fora da base também.
Esse compartilhamento é tão natural e orgânico que a imagem da companhia é beneficiada, bem como sua reputação. Isso influencia diretamente o crescimento da organização em médio e longo prazos, mas também gera maior satisfação dos potenciais clientes em curto prazo.
Segmentação
Outra característica é a possibilidade de segmentar o contato e organizar o envio de e-mails. Com a adição da gamificação à sua estratégia de marketing, a empresa é capaz de dividir as mensagens e direcioná-las corretamente a quem deseja recebê-las, o que é fundamental para aumentar a taxa de abertura e fidelizar esses contatos.
Essa personalização maximiza as chances de vendas e de negócios duradouros. Assim, os clientes acessam conteúdos dinâmicos com recompensas e bonificações relacionadas aos seus interesses, por exemplo. A customização da mensagem é um dos principais pilares para o sucesso dessa abordagem.
Antecipação
Também é possível alimentar expectativas dos contatos com relação a produtos e serviços que ainda serão lançados. Isso pode ser feito com charadas e conteúdos que instiguem a curiosidade e a capacidade de interpretação do leitor. Dessa forma, a companhia gera engajamento e aumenta a possibilidade de sucesso dos novos itens.
Entretenimento
Os jogos representam uma ótima maneira de engajar e entreter os leads, como vimos no primeiro tópico. Por isso, essa conexão é uma boa forma de gerar conteúdos que mantenham as pessoas realmente atraídas pelo que a sua empresa tem a dizer, com sensação de satisfação e de que valeu a pena permitir o contato.
Engajamento contínuo
Como no caso do compartilhamento, fica claro que a gamificação tem um forte poder para fazer as pessoas levantarem e agirem, por conta do senso de reciprocidade. Uma vez que a empresa ofereceu valor com abordagens dinâmicas e divertidas, os potenciais compradores se sentem obrigados a retribuir com as ações necessárias, continuam o contato e acabam selando o relacionamento com sua organização, de maneira natural.
Por onde começar a implementar?
É fundamental arrumar as bases de e-mail e conhecer o público para aplicar uma estratégia de gamificação que realmente funcione. Afinal, isso vai ajudar na segmentação e vai inspirar a criatividade na escolha das formas de interação. Para esse fim, a companhia também deve analisar uma grande quantidade de dados e tentar entender com experimentos e testes o que é efetivo.
Uma análise do mercado também é interessante. Grandes propostas estão sendo feitas diariamente e uma análise delas pode ajudar a pensar em formas de melhorar a relação de sua empresa com os clientes e de aplicar essas estratégias.
A gamificação é uma forma de aplicar conceitos de jogos para estimular atenção, relaxamento, comprometimento e engajamento de uma pessoa de maneira similar ao momento em que ela está conectada aos games. Assim, enquanto você otimiza os índices de venda e reduz o custo de aquisição de novos compradores, é possível gerar valor e tornar os seus clientes mais felizes.
Entendeu o que queria sobre gamificação e e-mail marketing? Então, continue a leitura e aprenda alguns tópicos importantes sobre essa modalidade de marketing digital.
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