Suas mensagens não estão sendo entregues aos seus contatos? Descubra agora como diminuir o risco de spam e acabe com esse vilão o quanto antes… Infelizmente, você pode estar sendo prejudicado e não sabe…
Isso é muito comum acontecer quando não há entendimento sobre o uso do canal de email marketing, pois a maioria das pessoas enviam várias campanhas e têm péssimos resultados, em sua maioria, relacionados ao spam.
Mas para saber como diminuir o risco de spam e não ter mais problemas de envio, você precisa utilizar um filtro anti-spam e seguir alguns comandos que vou te explicar mais pra frente…
Confira Agora Como Diminuir o Risco de Spam por Email
Você sabe qual é a funcionalidade de um filtro anti-spam? Ele serve para analisar todo o conteúdo de uma mensagem – texto, imagens, links, formatação e assunto -, além dos dados de remetente: nome e e-mail.
Quem utiliza o e-mail marketing como ferramenta de venda ou para relacionamento, sabe que esse canal é responsável por aproximadamente 30% do faturamento do negócio online.
Agora, se ele é responsável por isso, por que será que você ainda não alcançou esse êxito? É aí que você precisa saber como diminuir o risco de spam. Afinal de contas, ele é um dos meios mais utilizados pelas pessoas para obter informação e também se comunicar com outras.
E se você está inserido neste canal, saiba que pode estar perdendo uma boa oportunidade de propagar seu negócio e divulgar seus produtos ou serviços para quem realmente estiver interessado.
Como evitar a classificação de mensagens como spam?
1 – OLHE PARA O REMETENTE
Primeiramente, para saber como diminuir o risco de spam, você precisa se atentar aos dados do remetente. O ideal é que o seu servidor de emails esteja devidamente configurado e que sua lista de contatos tenha sido verificada antes de qualquer envio.
Quando criar um domínio, procure criar um próprio em vez de usar os genéricos (comercial@dominio.com, marketing@dominio.com). Não que eles sejam ruins, mas acontece que são mais propícios a serem considerados de risco, por fazerem parte de um determinado grupo de pessoas.
Com isso, se um e-mail é enviado para este domínio e alguém do grupo ao receber clica na opção “spam”, automaticamente sua mensagem será classificada como tal.
Por isso que neste caso, é melhor você criar um domínio próprio, ou uma Estrutura Dedicada para fazer seus disparos.
Envie e-mails somente para as pessoas que autorizarem o recebimento de suas mensagens. Usar endereços de pessoas que não fizeram o opt-in é uma das principais razões para que um e-mail caia no spam.
Os grandes ISP (serviços de correio) como o Gmail, o Hotmail e o Yahoo, estão sempre de olho à forma como as pessoas reagem e interagem aos emails.
Com isso, quanto mais pessoas abrem, respondem, encaminham ou clicam nos emails que recebem, mais os ISP aumentam a reputação de quem fez o envio, e quanto maior a reputação, mais facilmente os e-mails entrarão na caixa de entrada.
2 – FIQUE DE OLHO NO ASSUNTO
Crie assuntos atrativos para fazer seus contatos abrirem suas mensagens. Utilize emojis, personalização de nome, perguntas e gatilhos de curiosidade para fazê-los abrir e evite colocar todas as palavras em caixa alta, muitas exclamações ou interrogações e textos acima de 47 caracteres.
Esse tipo de utilização contribui muito para que a mensagem seja classificada. Portanto, se você quer saber como diminuir o risco de spam.
3 – FAÇA UM BOM CONTEÚDO
O melhor a fazer é utilizar 50/50, ou seja, um meio termo entre imagem e conteúdo.
Quem pratica spam (spammer) costuma criar mensagens muito coloridas e com fontes gigantescas para chamar a atenção. No caso você até pode chamar a atenção, mas de uma maneira mais interessante e relevante para quem receber.
Muitos spammers prometem uma coisa na mensagem e quando vai ver é outra. Isso acontece muito com campanhas promocionais em que além da propaganda ser muito chamativa contém muitos pontos de acentuação ou caracteres do tipo: !, ?, *, # etc.
Seja imperativo, mas não exceda o limite! Procure manter o padrão de texto, cor, tamanho e seja ousado quando for para títulos. Você precisa deixar a mensagem em um tamanho que fique legível para o leitor e fácil de entender.
4 – SEJA CLARO E OBJETIVO
Esse negócio de enrolar o cliente falando várias coisas sem objetividade e coerência não é certo. O leitor precisa saber do que se trata seu e-mail desde o momento que ele lê o assunto…
Uma das formas de saber como diminuir o risco de spam é trabalhando bem a objetividade da mensagem. Por isso, evite fazer envios utilizando somente imagens, links ou anexos.
Além de não fazer parte das boas práticas de e-mail marketing para quem recebe uma mensagem apenas com um desses itens pode associá-la a um spam e automaticamente marcá-la como tal.
5 – INSIRA LINKS EM CTA’s
O mais indicado é você colocar link no CTA ou na imagem para que a pessoa clique direto, em vez de deixar por extenso. Além de ficar mais atrativo não deixa com “cara” de spam.
Outra forma de saber como diminuir o risco de spam é não se esquecer de inserir logo ao final da campanha um botão para descadastramento, caso o leitor não queira mais receber suas mensagens.
Essa função chamada opt-out faz parte da lei e não pode deixar de estar em suas mensagens, pois o leitor tem o direito de não querer mais continuar recebendo e poder se descadastrar.
Sem contar por meio dessa prática você também conseguirá saber quem é relevante para seu negócio e se interessa pelas suas mensagens e por tudo o que você divulga e propaga por e-mail marketing.
Essas foram algumas dicas para você saber como diminuir o risco de spam, mas se você quer saber mais e com mais detalhes esse assunto, faça agora mesmo o curso “Entenda E-mail Marketing Gratuito.”
Aprenda com nosso CEO e Especialista Rogério como construir uma boa campanha, não se tornar um spammer e ser expert neste canal.
Qualquer dúvida é só colocar nos comentários!
Deixar Um Comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.