Descubra Como Diminuir o Risco de Spam por E-mail

/, Estratégia/Descubra Como Diminuir o Risco de Spam por E-mail
  • risco de spam por email marketing

Descubra Como Diminuir o Risco de Spam por E-mail

Suas mensagens não estão sendo entregues aos seus contatos? Descubra agora como diminuir o risco de spam e acabe com esse vilão o quanto antes… Infelizmente, você pode estar sendo prejudicado e não sabe…

Isso é muito comum acontecer quando não há entendimento sobre o uso do canal de email marketing, pois a maioria das pessoas enviam várias campanhas e têm péssimos resultados, em sua maioria, relacionados ao spam.

Mas para saber como diminuir o risco de spam e não ter mais problemas de envio, você precisa utilizar um filtro anti-spam e seguir alguns comandos que vou te explicar mais pra frente…


Confira Agora Como Diminuir o Risco de Spam por Email

Você sabe qual é a funcionalidade de um filtro anti-spam? Ele serve para analisar todo o conteúdo de uma mensagem – texto, imagens, links, formatação e assunto -, além dos dados de remetente: nome e e-mail.

Quem utiliza o e-mail marketing como ferramenta de venda ou para relacionamento, sabe que esse canal é responsável por aproximadamente 30% do faturamento do negócio online.

Agora, se ele é responsável por isso, por que será que você ainda não alcançou esse êxito? É aí que você precisa saber como diminuir o risco de spam. Afinal de contas, ele é um dos meios mais utilizados pelas pessoas para obter informação e também se comunicar com outras.

E se você está inserido neste canal, saiba que pode estar perdendo uma boa oportunidade de propagar seu negócio e divulgar seus produtos ou serviços para quem realmente estiver interessado.

Como evitar a classificação de mensagens como spam?

1 – OLHE PARA O REMETENTE

Primeiramente, para saber como diminuir o risco de spam, você precisa se atentar aos dados do remetente. O ideal é que o seu servidor de emails esteja devidamente configurado e que sua lista de contatos tenha sido verificada antes de qualquer envio.

Quando criar um domínio, procure criar um próprio em vez de usar os genéricos (comercial@dominio.com, marketing@dominio.com).  Não que eles sejam ruins, mas acontece que são mais propícios a serem considerados de risco, por fazerem parte de um determinado grupo de pessoas.

E-book Por que validar sua base de contatos

Com isso, se um e-mail é enviado para este domínio e alguém do grupo ao receber clica na opção “spam”, automaticamente sua mensagem será classificada como tal.

Por isso que neste caso, é melhor você criar um domínio próprio, ou uma Estrutura Dedicada para fazer seus disparos.

Envie e-mails somente para as pessoas que autorizarem o recebimento de suas mensagens. Usar endereços de pessoas que não fizeram o opt-in é uma das principais razões para que um e-mail caia no spam.

Os grandes ISP (serviços de correio) como o Gmail, o Hotmail e o Yahoo, estão sempre de olho à forma como as pessoas reagem e interagem aos emails.  

Com isso, quanto mais pessoas abrem, respondem, encaminham ou clicam nos emails que recebem, mais os ISP aumentam a reputação de quem fez o envio, e quanto maior a reputação, mais facilmente os e-mails entrarão na caixa de entrada.

2 – FIQUE DE OLHO NO ASSUNTO

Crie assuntos atrativos para fazer seus contatos abrirem suas mensagens. Utilize emojis, personalização de nome, perguntas e gatilhos de curiosidade para fazê-los abrir e evite colocar todas as palavras em caixa alta, muitas exclamações ou interrogações e textos acima de 47 caracteres.  

Esse tipo de utilização contribui muito para que a mensagem seja classificada. Portanto, se você quer saber como diminuir o risco de spam.

assuntos de e-mails infaliveis

3 – FAÇA UM BOM CONTEÚDO

O melhor a fazer é utilizar 50/50, ou seja, um meio termo entre imagem e conteúdo.

Quem pratica spam (spammer) costuma criar mensagens muito coloridas e com fontes gigantescas para chamar a atenção. No caso você até pode chamar a atenção, mas de uma maneira mais interessante e relevante para quem receber.

Muitos spammers prometem uma coisa na mensagem e quando vai ver é outra. Isso acontece muito com campanhas promocionais em que além da propaganda ser muito chamativa contém muitos pontos de acentuação ou caracteres do tipo: !, ?, *, # etc.

Seja imperativo, mas não exceda o limite! Procure manter o padrão de texto, cor, tamanho e seja ousado quando for para títulos. Você precisa deixar a mensagem em um tamanho que fique legível para o leitor e fácil de entender.


4 – SEJA CLARO E OBJETIVO

Esse negócio de enrolar o cliente falando várias coisas sem objetividade e coerência não é certo. O leitor precisa saber do que se trata seu e-mail desde o momento que ele lê o assunto…

Uma das formas de saber como diminuir o risco de spam é trabalhando bem a objetividade da mensagem. Por isso, evite fazer envios utilizando somente imagens, links ou anexos.

Além de não fazer parte das boas práticas de e-mail marketing para quem recebe uma mensagem apenas com um desses itens pode associá-la a um spam e automaticamente marcá-la como tal.

5 – INSIRA LINKS EM CTA’s

O mais indicado é você colocar link no CTA ou na imagem para que a pessoa clique direto, em vez de deixar por extenso. Além de ficar mais atrativo não deixa com “cara” de spam.

Outra forma de saber como diminuir o risco de spam é não se esquecer de inserir logo ao final da campanha um botão para descadastramento, caso o leitor não queira mais receber suas mensagens.

Essa função chamada opt-out faz parte da lei e não pode deixar de estar em suas mensagens, pois o leitor tem o direito de não querer mais continuar recebendo e poder se descadastrar.

Sem contar por meio dessa prática você também conseguirá saber quem é relevante para seu negócio e se interessa pelas suas mensagens e por tudo o que você divulga e propaga por e-mail marketing.

Essas foram algumas dicas para você saber como diminuir o risco de spam, mas se você quer saber mais e com mais detalhes esse assunto, faça agora mesmo o curso “Entenda E-mail Marketing Gratuito.”

Aprenda com nosso CEO e Especialista Rogério como construir uma boa campanha, não se tornar um spammer e ser expert neste canal.

Curso Entenda Email Marketing

Qualquer dúvida é só colocar nos comentários!

Sobre o Autor:

Analista de Marketing e Copywriter PRO, é especialista em conteúdo de funil para e-mail marketing e estrategista de SEO com foco em persuasão e influência.

Deixar Um Comentário