Disparador de E-mail Marketing: quando mudar do gratuito para o pago?

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Disparador de E-mail Marketing: quando mudar do gratuito para o pago?

Décadas após seu surgimento, o e-mail está mais que consolidado como um dos principais canais de comunicação na internet. De acordo com uma pesquisa, 95,9% das pessoas checa a caixa de entrada diariamente. Com tamanho alcance, a ferramenta se mostra também uma excelente oportunidade de marketing para empresas. 

O disparo de mensagens de e-mail é parte da estratégia de aproximadamente 70% das empresas. A prática utiliza a segmentação de leads para nutrir a audiência e aproximá-la do estágio de conversão. Dependendo do volume de contatos e da intensidade da abordagem, automatizar o processo é essencial para o sucesso. 

Este é o assunto deste post. Aqui, vamos explicar como funciona um disparador de e-mail marketing e suas vantagens. Ao fim, você saberá se é hora de investir em um e como dar esse passo. Confira!

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O que é e para que serve um disparador de e-mail marketing?

A eficiência da sua campanha de e-mail marketing depende da execução adequada. Para isso, é preciso entender os costumes e preferências da audiência e iniciar a busca por leads. Muitas vezes, isso acontece por meio do oferecimento de conteúdo de qualidade em troca de dados de contato. São as famosas landing pages.

Uma vez capturados, esses leads precisam passar por um processo de qualificação para que cheguem ao time de vendas com alto potencial de conversão. Essa nutrição não é tão simples quanto parece. Com a intensa concorrência observada no marketing digital, o consumidor é cada vez mais exigente. 

Um estudo mostra que 96% das pessoas considera o oferecimento de uma experiência personalizada um fator crucial para um bom relacionamento com a marca. Sabe o que isso significa? Que você terá dificuldades para engajar seu público se não segmentá-lo de acordo com suas características. Para isso, nada melhor que uma ferramenta de automação. 

Isso porque um disparador de e-mail marketing permite que você, de uma só vez, envie mensagens personalizadas para toda sua lista. Contando com recursos como o agendamento de e-mails, a ferramenta diminui a chance de erro humano. Com todo o processo otimizado, as taxas de conversão só têm a crescer.


Por que trocar o serviço gratuito pelo pago?

É verdade que existem ferramentas eficientes que oferecem uma versão gratuita. Porém, para lidar com um grande volume de contatos e aproveitar todos os benefícios do serviço, investir recursos em um software especializado é essencial. Para facilitar seu entendimento, vamos listar algumas dessas vantagens.

Alta capacidade de segmentação

Já deixamos claro que a segmentação é a chave que possibilita o sucesso da estratégia. Por isso, esse deve ser o fator principal a ser levado em consideração se você está cogitando investir em um serviço pago. As ferramentas gratuitas podem até oferecer tal recurso, mas de forma insuficiente. 

Portanto, busque opções que ofereçam um aprofundamento nesse quesito. É importante, por exemplo, contar com a possibilidade de criar listas personalizadas, filtrando os contatos de acordo com suas características. É possível segmentar os leads levando em consideração:

  • o alto engajamento;
  • o médio engajamento;
  • o baixo engajamento;
  • o desengajamento;
  • as últimas visualizações;
  • o interesse por certos produtos.

Suporte de qualidade

Uma boa ferramenta oferece um serviço de suporte ao usuário. Assim, em caso de qualquer dificuldade técnica, você tem o respaldo da empresa para resolver o problema. Se o e-mail marketing é parte significativa de sua estratégia, é imprescindível que sua empresa reserve um tempo e recursos para esse processo.

Templates prontos

Um dos pontos importantes na comunicação via e-mail é o seu design. É importante encontrar um equilíbrio entre o volume de imagens e texto a fim de não sobrecarregar a leitura. Além disso, a disposição das cores e dos elementos que compõem a mensagem é essencial para facilitar o entendimento do destinatário.

Ao investir em uma ferramenta de automação, você tem acesso a diversos templates prontos que podem ser utilizados em suas campanhas. Existe ainda a possibilidade de realizar pequenas edições para tornar a mensagem ainda mais próxima do consumidor. 

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Prevenção à caixa de spam

A caixa de spam é o maior pesadelo de alguém que trabalha com e-mail marketing. Para evitar esse problema, você precisa, acima de tudo, garantir que cada indivíduo na sua lista de destinatários permitiu que você entrasse em contato. Exatamente por este motivo, a compra de listas é tão desencorajada. 

Porém, mesmo com a geração de leads feita de modo legítimo, é possível que seus e-mails acabem na caixa de spam. Pelo menos é o que acontece em quase 21% dos casos. Para abrandar o desafio, softwares especializados oferecem uma avaliação interna que prevê a possibilidade de uma mensagem ter esse destino. 

Além disso, existe um recurso que informa o número de vezes que cada campanha foi marcada como spam. Assim, você ganha insights sobre pontos que podem ser melhorados para evitar que isso se repita. 

Como escolher a ferramenta certa para você?

Como na escolha de qualquer serviço, você deve avaliar a qualidade de um disparador de e-mails antes de optar por sua utilização. Com tantas opções no mercado é natural que algumas se mostrem mais eficientes que outras. Por isso, observe as vantagens que mencionamos no último tópico e verifique se estão disponíveis no pacote. 

O mais importante, porém, é verificar a procedência da empresa prestadora de serviço. É imprescindível que ela conte com boa reputação em seu número de IP, ou isso pode prejudicar todo o processo. O Sender é um site utilizado para verificar esse aspecto. 

Por fim, verifique as referências da plataforma. Ela é utilizada por marcas bem sucedidas? Há quanto tempo está no mercado? Existem cases de sucesso? A resposta para sessas perguntas podem ser o que você precisa para determinar que está no caminho certo.

Optar pela migração para um disparador de e-mail marketing pago tem o potencial de colocar o seu negócio em outro patamar. Com técnicas e recursos modernos e eficientes, você tem maior facilidade em gerenciar sua campanha e aprimorar seu desempenho. O resultado esperado é a potencialização de suas taxas de sucesso. 

E aí, pronto para otimizar sua estratégia de e-mail marketing? A @MediaPost está no mercado desde 2003 e conta com uma plataforma própria especializada no envio e gestão de e-mail marketing. Quer saber mais? Entre em contato com a gente

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Sobre o Autor:

Analista de Marketing e Copywriter PRO, é especialista em conteúdo de funil para e-mail marketing e estrategista de SEO com foco em persuasão e influência.

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