Acredito que para ter chegado até esse artigo, você já criou sua campanha de email marketing, realizou o envio e agora está em dúvida se a sua campanha performou, correto?
Se você se identifica com essa afirmação, está no lugar certo!
Separei as principais métricas de email marketing para você analisar se a sua campanha performou e, também, identificar pontos de melhorias para os próximos envios.
Então, continue neste artigo e veja as principais métricas de email marketing!
Taxa de entrega
Na minha opinião, a taxa de entrega é a principal métrica de email marketing, com ela você analisa a qualidade da sua base de contatos e a reputação do seu domínio de email nos provedores de email.
Se a sua taxa de abertura superou 95%, parabéns, sua estratégia está bem direcionada para o sucesso, quase sua base de contatos inteira existe e está recebendo seus emails.
Caso você não tenha atingido essa taxa, recomendo que reveja a maneira que seus contatos estão sendo captados.
Também é recomendado que você faça uma validação da sua lista, para eliminar contatos inexistentes, spam traps e emails repetidos em sua base de contatos.
Clique aqui e valide a sua lista de contatos.
Taxa de abertura
Não adianta enviar um email para 1 milhão de pessoas se ninguém abre sua mensagem, não acha?
Para isso, é importantíssimo atentar-se à taxa de abertura, ela deve ser maior que 10%.
Veja algumas sugestões para melhorar sua taxa de abertura:
- Crie assuntos de até 41 caracteres.
- Utilize chamadas criativas e com senso de curiosidade.
- Não utilize CAIXA ALTA nos assuntos.
- Personalização de nome.
- Experimente usar caracteres especiais e emojis.
Taxa de cliques
A taxa de cliques não é apenas uma métrica para medir se o objetivo do seu email foi bem-sucedido. Ela deve deve ser superior a 8%.
Ao analisar essa métrica, você descobre várias coisas, como:
- Performance do template.
- Qualidade da promoção.
- Engajamento da lista de contato.
- Descobrir o momento de compra do público.
- Qualidade da base de contatos.
- Engajamento com a mensagem.
ROI da campanha
Por fim, o ROI – Retorno Sobre Investimento, que é uma das principais métricas de email marketing. Com ele, você descobre na ponta do lápis se sua campanha realmente está valendo a pena.
Ou seja, ROI é um cálculo para descobrir quanto você está lucrando com aquele investimento. Por exemplo:
Uma empresa investe R$ 300,00 em email marketing e vendeu R$ 550,00, logo, o seu ROI é de 183,33%.
Segundo a Return Path, a cada R$ 1,00 investido em email marketing gera um retorno de R$ 126,00, em média.
Para você descobrir o quanto suas campanhas estão performando basta você utilizar a seguinte fórmula:
Agora, é só abrir sua ferramenta de email e analisar seus resultados.
Conte no campo dos comentários como foi o seu desempenho e o que você achou das dicas.
Até a próxima!
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