As principais métricas de email marketing

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As principais métricas de email marketing

Acredito que para ter chegado até esse artigo, você já criou sua campanha de email marketing, realizou o envio e agora está em dúvida se a sua campanha performou, correto?

Se você se identifica com essa afirmação, está no lugar certo!

Separei as principais métricas de email marketing para você analisar se a sua campanha performou e, também, identificar pontos de melhorias para os próximos envios.

Então, continue neste artigo e veja as principais métricas de email marketing!

Taxa de entrega

Na minha opinião, a taxa de entrega é a principal métrica de email marketing, com ela você analisa a qualidade da sua base de contatos e a reputação do seu domínio de email nos provedores de email.

Se a sua taxa de abertura superou 95%, parabéns, sua estratégia está bem direcionada para o sucesso, quase sua base de contatos inteira existe e está recebendo seus emails.

Caso você não tenha atingido essa taxa, recomendo que reveja a maneira que seus contatos estão sendo captados.

Também é recomendado que você faça uma validação da sua lista, para eliminar contatos inexistentes, spam traps e emails repetidos em sua base de contatos.

Clique aqui e valide a sua lista de contatos.

Taxa de abertura

Não adianta enviar um email para 1 milhão de pessoas se ninguém abre sua mensagem, não acha?

Para isso, é importantíssimo atentar-se à taxa de abertura, ela deve ser maior que 10%. 

Veja algumas sugestões para melhorar sua taxa de abertura:

  • Crie assuntos de até 41 caracteres.
  • Utilize chamadas criativas e com senso de curiosidade.
  • Não utilize CAIXA ALTA nos assuntos.
  • Personalização de nome.
  • Experimente usar caracteres especiais e emojis.

Taxa de cliques

A taxa de cliques não é apenas uma métrica para medir se o objetivo do seu email foi bem-sucedido. Ela deve deve ser superior a 8%.

Ao analisar essa métrica, você descobre várias coisas, como: 

  • Performance do template.
  • Qualidade da promoção.
  • Engajamento da lista de contato.
  • Descobrir o momento de compra do público.
  • Qualidade da base de contatos.
  • Engajamento com a mensagem.

ROI da campanha 

Por fim, o ROI – Retorno Sobre Investimento, que é uma das principais métricas de email marketing. Com ele, você descobre na ponta do lápis se sua campanha realmente está valendo a pena.

Ou seja, ROI é um cálculo para descobrir quanto você está lucrando com aquele investimento. Por exemplo:

Uma empresa investe R$ 300,00 em email marketing e vendeu R$ 550,00, logo, o seu ROI é de 183,33%. 

Segundo a Return Path, a cada R$ 1,00 investido em email marketing gera um retorno de R$ 126,00, em média.

Para você descobrir o quanto suas campanhas estão performando basta você utilizar a seguinte fórmula: 

Agora, é só abrir sua ferramenta de email e analisar seus resultados.

Conte no campo dos comentários como foi o seu desempenho e o que você achou das dicas. 

Até a próxima!

2020-03-05T11:37:00+00:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Estudante de Publicidade e Propaganda e estagiário de marketing, integra o time de B.I em Sucesso do Cliente e é produtor de conteúdo para e-mail.

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