A comunicação com o cliente pela internet tem se tornado cada vez mais forte entre clientes e empresas, e hoje, além do modo tradicional que é o contato offline (lojas, telefone, televisão), o virtual também tem se propagado e feito com que muita gente se inclua nele.
Mas facilitar a comunicação com o cliente tem sido um dos desafios para os empresários que estão acostumados com o modelo tradicional, porém, nada como um começo para fazer diferente e ver como o resultado será bom, não é mesmo?
Então, veja agora como facilitar a comunicação com o cliente pela internet para começar a praticar em sua própria empresa.
Um jeito de facilitar a comunicação com o cliente…
Redes sociais
Principalmente o Facebook e o Instagram são as redes sociais em que mais empresas criam contas para divulgar seu negócio. Lembrando que ambas têm objetivos diferentes, é sempre bom identificar se no nicho em que você trabalha vale a pena usar o Facebook, o Instagram, o LinkedIn ou até mesmo o Pinterest.
Sem contar que quando você cria uma conta em uma determinada mídia social, você também precisa fornecer conteúdo relevante para o público continuar te seguindo e engajando com seu conteúdo.
Campanhas pagas
Criar um anúncio pelas redes sociais ou pelo Google é o mais realizado pelas empresas hoje no mercado digital. Antes de começarem nas mídias ou até mesmo por e-mail, elas investem em links patrocinados e anúncios diversos para poderem propagar seu negócio na internet mais rapidamente.
Vale saber se realmente o jeito que está sendo feito é eficiente para que o cliente tenha resultados efetivos. Muitos ainda, utilizam as campanhas pagas para captar e-mails em sua lista de contatos e criar ações de e-mail marketing.
E-mail marketing
Se você ainda não tentou usar, o e-mail marketing é um canal de comunicação muito indicado para facilitar a comunicação com o cliente e muitas empresas já estão adotando o e-mail para se relacionarem com seus usuários.
O que antes parecia fácil, hoje com a internet tudo mudou! Além do e-mail, as redes sociais também estão com tudo e a maioria das empresas já têm um perfil e buscam engajar seus seguidores com a sua marca.
Porém, o que diferencia as redes sociais do e-mail, embora as duas possam ser trabalhadas juntas, é que o e-mail proporciona mais exclusividade, enquanto que as redes sociais várias vertentes de comunicação.
E ainda que o e-mail seja personalizado ele não é limitado…
E você pode utilizá-lo em seu negócio utilizando as principais estratégias de e-mail para atrair, vender ou se relacionar com seu público.
Como usar o e-mail para uma comunicação com o cliente
Informativos
Essa ação é feita com envio de e-mails informativos que disparamos automaticamente pela nossa ferramenta, para gerar confiabilidade e segurança aos clientes.
Geralmente, enviamos uma mensagem de agradecimento, confirmando os dados da transação e oferecendo outras informações adicionais que podem ser úteis, para aqueles clientes que realizaram uma compra recente.
Um exemplo de email marketing feito pode ser:
“Olá, Sandro. Tudo bem?
Seu pagamento no valor de R$ 222,22 foi aprovado com sucesso!
Detalhes da compra:
- Meio de pagamento: MasterCard
- Número do recibo: 1554fd5fdf5d4
- Valor total: R$ 222,22
- Status do pagamento: aprovado
Obrigado por comprar conosco da loja XPTO!
Qualquer dúvida pode nos procurar nos seguintes endereços ou mandar um e-mail para o nosso time de suporte:
- Redes sociais
- Telefone
Esperamos que faça bom proveito do seu novo produto.
Abraços”
Lembretes
E-commerces são os que mais fazem isso, mas nada impede que uma empresa, uma consultoria, um escritório ou agência façam também. O e-mails de lembretes sobre feriados e/ou avisos em geral são recomendados para evitar desencontros com o cliente e também insatisfação do cliente por não ter sido avisado.
Se por acaso, você atende o Brasil inteiro e é de São Paulo e num determinado dia será feriado no Estado de SP, é super válido criar um e-mail de aviso para que todos os seus clientes vejam que no feriado sua empresa não vai trabalhar.
Veja um exemplo que usamos aqui na agência:
Suporte
É imprescindível ter, pois qualquer problema que surja se o cliente não tiver a quem recorrer ele ficará insatisfeito. Se quer facilitar a comunicação com o cliente não deixe de ter um suporte.
Um exemplo clássico de e-mail de suporte é o “Fale Conosco” que fica bem aparente no site. Se puder, crie uma personalização de mensagem para quando o cliente fizer uma solicitação receber algo diferenciado.
Por exemplo:
Solicitação realizada!
“Olá (nome do cliente), tudo bem?
Recebemos o seu e-mail com sucesso!
Não estamos disponíveis no momento, pois nosso horário de atendimento é das 08h às 20h, todos os dias úteis. Nosso time entrará em contato contigo o mais rápido possível.
Agradecemos sua compreensão.”
Gerador de vendas
Embora possa ser confundida com a newsletter, a mala direta eletrônica visa a um retorno rápido, por meio do aumento nas vendas e, geralmente, não tem uma frequência de envio regular.
É o caso dos boletins com ofertas de produtos e promoções que você recebe de algumas grandes lojas da Internet, após ter adquirido algum produto ou ter fornecido seu email para essa finalidade. É o caso, também, das malas diretas não autorizadas enviadas para milhares de internautas, o famoso e odiado “spam”.
Diferentemente da mala-direta eletrônica, enviada para clientes ou visitantes cadastrados, o Spam se caracteriza pelo envio da mensagem a um imenso número de endereços de emails, obtidos sem o consentimento de seus proprietários.
Sem entrar em questões éticas, que por si só já justificariam a sua não utilização, o spam não é recomendável para nenhuma empresa que pretenda ter vida longa na Internet.
As ferramentas anti-spam, como os filtros de email adotados pelos grandes provedores de acesso, estão cada vez mais eficientes, o que diminui substancialmente o volume de emails que chegam aos destinatários; e aqueles que chegam, geram, na maioria das vezes, muito mais raiva e incômodo do que vendas.
Isso sem contar os problemas legais e punições dos provedores de acesso, a que estão sujeitos os spammers. Assim como outros instrumentos de web-marketing, o email precisa ser utilizado corretamente.
Nessas condições, torna-se uma poderosa ferramenta, geradora de relacionamento, identificação de marca e aumento nas vendas, além de propiciar um retorno sobre investimento – ROI – extremamente positivo.
LEIA TAMBÉM: Como vender mais através do relacionamento com o cliente
Newsletter para gerar fidelização
É a comunicação que visa manter viva, no cliente potencial, a lembrança da empresa e seus produtos, estimulando credibilidade e confiança, na linha do famoso slogan: “você conhece, você confia”.
Uma Newsletter é um boletim enviado periodicamente aos clientes e visitantes do site. Neste formato, é fundamental a relevância do conteúdo para que haja interesse na leitura e na continuidade do recebimento. Se a newsletter não oferecer nada de útil ao público-alvo, é melhor não a enviar, pois o resultado será nulo.
Aniversário
Outro formato bom para fidelizar clientes é criar e-mails automáticos de aniversário. Você pode pegar a data de aniversário de vida, da última compra ou do tempo de casa
Veja um exemplo:
Quem é de casa merece desconto!
“Olá (nome do cliente), tudo bem?
Hoje é um dia super especial e não podíamos deixar de te parabenizar.
Como você é um cliente NOTA 10, estamos te dando 10% de desconto para comprar qualquer produto em nossa loja online.
CTA: Clique aqui para aproveitar o benefício
Esperamos que você goste muito!
Um abraço, “
O e-mail marketing além de ser um poderoso canal de vendas é um excelente meio para facilitar a comunicação com seu cliente. Com diversas finalidades e estratégias, ele torna sua rotina de trabalho efetiva e automatiza processos significativos para seu público se manter informado de qualquer ocasião do seu negócio.
Implementar uma ferramenta de e-mail marketing é um investimento muito baixo e que traz grandes resultados se for bem planejado. Para começar a fazer suas estratégias e enviar suas campanhas, disponibilizo uma conta gratuita da ferramenta de e-mail marketing da @MediaPost, com 3.000 mil envios grátis, aqui.
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