Como Atualizar uma Lista de Contatos para futuras estratégias

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Como Atualizar uma Lista de Contatos para futuras estratégias

Toda vez que alguém pensa: “quero me comunicar com as pessoas” logo vem à mente – Lista de Contatos -, né? E além disso, eis uma questão que gera dúvidas para quem já tem e quer saber como atualizar uma lista de contatos para futuras estratégias.

Se você chegou aqui por esse motivo então você está no lugar certo, meu caro. Existem duas questões que envolvem lista de contatos e o quando o assunto é estratégia, saiba que, com uma boa lista de contatos você é capaz de fazer coisas incríveis… E o que quero dizer com isso? Veja a seguir!


Como atualizar uma lista de contatos do jeito certo?

Você já passou pela situação de abrir sua agenda do celular e querer falar com uma pessoa e ao ligar o número não existe ou a pessoa mudou de contato? 

É exatamente isso que acontece quando o assunto é lista de contatos para e-mail marketing. Muitas vezes, você pode querer falar com uma determinada base que ao tentar um contato, você terá péssimos resultados…

E por que isso acontece? Acontece porque você não atualizou os contatos… Então com isso, você começa a ver seus resultados caírem e ao mesmo tempo pessoas saindo de sua lista de contatos sem mais nem menos e eis que vem a pergunta… 

Como atualizar uma lista de contatos do jeito certo? Confira abaixo!

1- Validando os contatos

Você sabia que é possível descobrir a qualidade dos e-mails da sua lista de contatos antes mesmo de realizar um disparo? Isso é mágica, não, não, é tecnologia mesmo… E como isso é possível? Bem, é simples… 

Saber como atualizar uma lista de contatos está em validar e verificar se a sua base é realmente qualificada e boa para ser trabalhada. Para fazer esse tipo de checking, você precisa de alguém que entenda, do contrário poderá colocar tudo a perder, inclusive os contatos que estão na lista.

Depois de fazer uma atualização na base, você verá como a taxa de emails devolvidos será reduzida e até mesmo sua reputação vai melhorar para os servidores. Tudo isso porque os envios serão realizados para quem tem e-mail ativo e não mais inexistentes e nem inativos. Maravilha né?


2- Checando a temperatura da lista

Outra maneira de saber como atualizar uma lista de contatos, ou melhor QUANDO fazer isso, é com uma checagem de temperatura da base. E essa “temperatura” segue 3 tipos: 

  • Limpeza
  • Aquecimento
  • Relacionamento 

E para cada tipo existe uma informação preciosa que ajudará você a entender qual é o melhor momento para trabalhar sua lista e se realmente é relevante se comunicar com determinados contatos… A porcentagem de vendas de cada fase varia de acordo com a temperatura da sua lista de contatos, veja só:

  • Limpeza: 10% de chance de venda
  • Aquecimento: 50% de chance de venda
  • Relacionamento: 100% de chance de venda

3- Pesquisando para conhecer

Se você está há bastante tempo sem se comunicar com sua lista de contatos, você vai precisar aquecer novamente os contatos, e para isso, uma mensagem simples para reconectar você com seu público é primordial…

Através da pesquisa, além de você entender como atualizar uma lista de contatos, você também consegue entender melhor qual é o objetivo do seu público quanto ao recebimento de suas próximas mensagens. 

Digamos que você vai REcomeçar, então evite mandar mensagens de ofertas logo de cara e também muitas promoções ou campanhas já com o intuito de vendas. Comece pelo RELACIONAMENTO, ele é a base! 

Como criar campanhas de e-mail marketing perfeitas

4- Testando os assuntos

Sim, o teste A/B também ajuda você a saber como atualizar uma lista de contatos por causa da interação que é feita entre sua marca e o contato da base… Por isso que dependendo da campanha que você fizer e também do objetivo que você tiver estipulado lá no começo, é legal criar testes de assuntos. 

5- Segmentando sua base

Ao criar campanhas, você conhece fazer várias segmentações para determinadas ações e nesse meio tempo você consegue identificar os contatos que interagem dos que não estão interagindo, para tomar novas medidas estratégicas.

Separe os contatos que abriram dos que não abriram, assim você conseguirá ser mais assertivo na sua comunicação para os próximos envios, além de também melhorar a reputação com os servidores de email, podendo aumentar sua entregabilidade para os próximos envios.

Quer saber mais sobre como segmentar sua lista? Acesse estes contatos agora.

Sobre o Autor:

Analista de Marketing e Copywriter PRO, é especialista em conteúdo de funil para e-mail marketing e estrategista de SEO com foco em persuasão e influência.

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