Como criar uma persona para suas campanhas de e-mail marketing

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Como criar uma persona para suas campanhas de e-mail marketing

Você realmente conhece seus clientes? Se você não tem clareza de quais são seus gostos, costumes e perfil demográfico, considere que você não os conhece o suficiente.

E quanto menos clareza você tiver, maior será a dificuldade na comunicação com o seu público, já que quanto mais identificação você conseguir gerar, maior será o engajamento de sua mensagem.

Se você procura ter essa compreensão, então está no lugar certo, confira o passo a passo de como criar uma persona para suas campanhas de e-mail marketing.

O que é e para que serve uma persona?

Uma persona entra como seu maior aliado para atingir seu público ideal, diferente de uma comunicação mais abrangente, você atacará as dores daquelas pessoas que realmente podem se interessar nos produtos ou serviços da sua empresa.

O que acaba sendo muito útil na comunicação de suas campanhas de e-mail marketing como posicionamento de marca, vendas, redes sociais etc.

E para que isso seja feito, é necessário um estudo de mercado para definir uma ou mais pessoas fictícias, que são chamados de personas ou avatar.

Mas calma, não confunda persona com público-alvo, as duas coisas são parecidas, porém são diferentes.

O que difere uma persona de um público-alvo é o fato de seu avatar possuir uma personalidade, como: nome, idade, classe social, rotina, relações familiares, desejos, medos, ambições etc. Muitas empresas utilizam até fotos para representar melhor sua personas.

Já o público-alvo se limita a uma generalização de público, como: homens de 18 a 32 anos, classe A, B e C, que moram no estado de São Paulo.

Como criar uma persona

Uma boa maneira de criar uma persona é entrando nas redes sociais de sua empresa e na dos concorrentes e analisar as pessoas que mais interagem com a página, fazendo isso você consegue colher as principais informações do público que tem interesse nos produtos ou serviços que sua empresa oferece, descubra informações como:

  • idade;
  • sexo;
  • profissão;
  • onde mora;
  • estado civil;
  • opinião sobre diversos assuntos;
  • hobbies;
  • crenças;
  • ídolos;
  • quais são suas maiores dificuldades;
  • quais são suas opiniões sobre o mundo;
  • etc.

Quanto mais informações você colher, mais assertivas serão suas campanhas de e-mail marketing.

Após colher todas as informações, analise um padrão entre as pessoas analisadas, crie uma pessoa fictícia e uma breve história de como essa pessoa leva a vida.

Como utilizar a persona 

É importante divulgar a persona para toda sua empresa, de modo a criar  uma cultura entre seus funcionários para que se baseiam nas informações colhidas e criem estratégias voltadas às dores de sua persona, para uma comunicação mais eficaz.

Além disso, é importante que sua persona seja revisada periodicamente, já que os públicos e os hábitos de compra vivem em constantes mudanças.

Seguindo todos esses passos, certamente você terá uma ótima persona!

E aí, aprendeu a criar persona para suas campanhas de e-mail marketing? Se ficou alguma dúvida, deixe aqui no campo dos comentários que eu ajudo você o quanto antes. Obrigado e boas estratégias!

Sobre o Autor:

Estudante de Publicidade e Propaganda e estagiário de marketing, integra o time de B.I em Sucesso do Cliente e é produtor de conteúdo para e-mail.

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