Por que é importante ter um banco de dados de email?

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Por que é importante ter um banco de dados de email?

É fundamental que sua empresa tenha um banco de dados de e-mail para traçar uma estratégia de venda de e-mail marketing e se manter na mente do público. Por isso, entenda agora qual a importância de se ter um banco de dados de e-mail e quais tipos de benefícios você pode obter com isso, se realmente quer ter sucesso em seu negócio por e-mail marketing!

De que maneira você pode criar seu banco de dados?

O ideal é captar os dados das pessoas de maneira orgânica, ou seja, natural sem forçação de barra, deixando com que elas mesmas queiram se cadastrar para receber seus conteúdos. Desta forma, você terá as informações das pessoas que realmente autorizaram receber suas mensagens e terá exercido uma das boas práticas de e-mail marketing que é o opt-in.

Portanto, jamais compre listas de contatos por sites ou com terceiros, porque além de manchar sua imagem no mundo digital, você também prejudicará seu nome quanto empresa. Acho que você não quer passar por isso né?!

Desse modo, uma forma prática e correta e obter novos contatos é por meio de ações como: criação de formulários em redes sociais, em landing pages e no inbound marketing.  É importante utilizar estas ferramentas assertivas a fim de nutrir os contatos por meio de conteúdos relevantes, baseando-se no funil de vendas de acordo com as necessidades do público.   

CONFIRA TAMBÉM: A grande importância de ter um blog na estratégia de Inbound Marketing ♥

O que fazer depois de criado?

Você captou contatos organicamente e está nutrindo eles com informações relevantes, ótimo, só não se esqueça de segmentar essa base de contatos e separar quem é quem para realizar envio de e-mail marketing corretamente.

Já imaginou que chato enviar um e-mail sobre sapatos femininos para o João, em vez da Maria? Acredito que ele não ficaria nem um pouco satisfeito com isso e iria se descadastrar de sua base.

Por isso é tão importante saber com quem está falando para não cometer gafes desnecessárias, a ponto de se prejudicar e manchar sua marca, produto ou serviço. Conheço casos de pessoas que por conta dessa situação teve seu remetente prejudicado e não conseguiu mais ter bons resultados por e-mail marketing. Você não quer isso né?

LEIA MAIS: Os 5 ERROS que matam seu e-mail marketing

Segmentou, validou!

Depois de segmentar sua lista você vai precisar realizar uma validação, pois muitas vezes pode ser que mesmo segmentada existam alguns endereços inexistentes, inválidos ou desconhecidos que poderão prejudicar a entrega dos seus e-mails marketing na caixa do cliente.

Validação nada mais é que a separação dos bons e maus contatos dentro da sua base, ou seja, uma limpeza mesmo igual faxina, daquelas que tiram toda a poeira da estante, sabe? Pois bem, ela é recomendada justamente para isso, “limpar sua casa”.  Saiba por que validar sua base de contatos e qual importância ela tem.

Até aqui você já avançou bastante seu conhecimento sobre banco de dados, porque já entendeu o que é, como criar e o que fazer depois de criado – segmentar e validar -, agora aqui vão alguns pontos de atenção para você começar a ter quando for criar sua primeira campanha de e-mail marketing.

  1. crie um conteúdo relevante para o público segmentado de sua base;
  2. elabore um template personalizado atrativo e vendedor, se não souber como fazer, você pode baixar aqui em nossa loja de templates ou então pedir para um especialista da @MediaPost;
  3. pense em dois tipos de assuntos para criar o Teste A/B e com isso identificar qual é o melhor para disparar e obter bons resultados;
  4. gerenciar o resultado do disparo realizado.

De primeira você deve estar confuso(a) e sem saber por onde começar, mas não se preocupe, pois aqui no blog nós disponibilizamos vários materiais relevantes sobre o que abordei acima. Acesse todos os nossos materiais ricos aqui.

O E-MAIL: está mais vivo que nunca e é “ROIderoso!”

O e-mail marketing faz parte de uma das estratégias de marketing digital e possui uma ótima taxa de conversão (ROI – Retorno sobre Investimento).  Se você é como muitos, que pensam que o e-mail morreu, engano seu, pois ele está mais vivo que nunca, e além de vivo, pronto para mostrar o quão eficiente é. Basta saber utilizá-lo! 

E é claro que para representar toda a sua eficiência e performance, é preciso que você tenha um banco de dados qualificado e com contatos totalmente orgânicos. Fique a par das novidades da @MediaPost e receba conteúdos ricos toda semana para aprimorar ainda mais o seu conhecimento sobre e-mail marketing.

Um abraço e se puder, deixe seu comentário aqui para eu saber o que achou deste artigo. Aceito sugestões também, afinal boas indicações são sempre bem-vindas.

Um abraço.

2019-02-07T14:07:54+00:00By |Dicas e truques|4 Comentários

Sobre o Autor:

Sou publicitária e atualmente trabalho com marketing de conteúdo para e-mail marketing. Amo escrever e ler é um dos meus hobbies favoritos. ♥

4 Comments

  1. Leonor 28 de dezembro de 2018 em 16:52 - Responder

    Muito interessante a dica para fazer limpeza no cadastro.
    Hoje tenho muitos contatos que o e-mail já não existe mais e ao encaminhar um mailing fica muito ruim visualizar que não chegaram ao destino quer por email não existir ou por algum bloqueio do destinatário.

    Interessante é solicitar que as pessoas preencham um cadastro e que queiram realmente receber as novidades que queremos mostrar.

    Valeu as dicas!

    Vou atualizar parar 2019.

    Att.

    • Bárbara Dias 2 de janeiro de 2019 em 08:44 - Responder

      Oi, Leonor. Feliz 2019! =)

      Sim, é importante validar e verificar sua lista de contatos para que cada vez mais você tenha bons resultados em seus envios. E além dessa limpeza necessária, é preciso também captar os contatos seguindo as boas práticas de e-mail marketing, ou seja, de forma opt-in com a autorização do contato para receber suas mensagens.

      Evite comprar listas, porque elas mancharão sua reputação neste canal de e-mail. Se quiser realizar uma validação de sua lista de contatos, nós temos o Checking que pode te ajudar a resolver o seu problema.

      Para saber mais sobre ele, fale com a gente.

      Qualquer dúvida estou à disposição. Um abraço.

  2. ROBERTO JORGE RENOR DA SILVA 26 de dezembro de 2018 em 12:21 - Responder

    Vocês são especialista no assunto, parabéns.
    Só falta vocês fazerem também envio (disparo) para quem não sabe fazer.

    • Bárbara Dias 2 de janeiro de 2019 em 08:39 - Responder

      Oi, Roberto. Primeiramente, feliz 2019! Que você tenha muito sucesso em todos os sentidos de sua vida.

      Muito obrigada pelo elogio sobre o artigo e com relação ao seu comentário referente a fazermos disparos, nós também fazemos realizamos, pois temos uma ferramenta própria de envios e alguns serviços específicos para cada necessidade.

      Se você quiser entender melhor como fazemos e conhecer nossos serviços, sugiro que entre em contato com a gente, assim poderemos lhe orientar melhor e te ajudar, caso você esteja precisando. Ligue para nós.

      Um abraço e conte conosco!

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