As 3 apostas para o novo Marketing Digital

Estamos vivendo a era em que a experiência do cliente é algo primordial para o sucesso de uma campanha de aquisição e retenção. Entretanto, muitas empresas vêm lutando para acertar na abordagem e identificar quais canais utilizar para isso. Tudo porque as principais estratégias de marketing digital estão sofrendo um impacto por causa do surgimento dos Adblocks.  

Em uma pesquisa feita pela PageFair, o número de adblockers em 2016 cresceu 30%, atingindo uma média de 615 milhões de usuários. Cerca de 62% deles são mobile e preferem não ser impactados pelos anúncios invasivos de algumas empresas. Segundo o IBGE, 65% dos acessos à internet no Brasil são feitos por meio do mobile.

Mas como sobreviver dentro Marketing Digital respeitando a experiência do usuário e olhando para esse cenário atual? Calma, nem só de Facebook Ads vive uma campanha de marketing!

Se liga nestes 3 caminhos para se destacar sem precisar dos Ads:

1- E-mail Marketing

Ele mesmo! O bom e velho e-mail. Segundo um estudo feito pela Return Path, os usuários de email em 2017 representam metade da população mundial, chegando a mais de 3,7 bilhões de correios eletrônicos. Nesse mesmo estudo foi constatado que o e-mail gera o ROI (retorno sobre investimento) mais alto do que qualquer outro canal de marketing e chega a uma média de $38 a cada dólar gasto.

Dentro desse canal muitas empresas têm evoluído e optado também pelo e-mail de relacionamento, que tem a finalidade de criar engajamento, curiosidade e fidelidade dos clientes atuais/futuros, como também conteúdos com foco em performance por e-mail para garantir a Jornada de Sucesso do cliente.

Um dos serviços da @MediaPost, chamado @MediaPost Performa, garante performance e é ideal para quem não tem tempo ou profissionais que tragam o resultado por e-mail e empresas que querem melhorar seus resultados por esse canal.

2- AI – (Inteligência Artificial)

A Inteligência Artificial tem sido cada vez mais essencial para o marketing e vem ajudado as empresas a descobrir o comportamento dos clientes.  Por meio da Inteligência Artificial é possível extrair uma série de padrões e perfis das personas da empresa.  Ao descobrir essas personas -seu comportamento social via web, suas preferências e estilos -, as equipe de marketing conseguem produzir campanhas efetivas e personalizadas para cada tipo de consumidor.

A ideia é conseguir chegar ao consumidor que tem o maior potencial de efetivar a compra por meio de uma campanha de marketing personalizada levando um produto específico de acordo com o comportamento e interesses dele.

“O importante não é alcançar o maior número de pessoas, mas sim as pessoas certas.”

3 – Marketing de Conteúdo

Pesquisando a melhor definição para este tópico, me deparei com esse conteúdo feito pela Rock Content (especialistas em Marketing de Conteúdo). “Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.”

Marketing de conteúdo é uma estratégia de longa duração baseada na construção de um forte relacionamento com os clientes, conseguido através do fornecimento de conteúdo valioso, consistente e altamente relevante para eles.

Podemos ver que o futuro do marketing digital já começou e ele vem se reinventando todos os dias. O grande segredo é não ficar preso no básico e fácil. Arriscar, pode ser difícil e muitas vezes faltam expertises nas empresas para colocar novas ações em prática, mas lembre-se: “O maior risco é não se arriscar. Em um mundo que muda muito rápido, a única estratégia em que a falha é garantida é não arriscar.”Mark Zuckerberg

(Fonte tópicos 2 e 3: Marketing de Conteúdo)

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