05 Erros que Matam Seu Email Marketing!

Pior que errar é não saber que está errando.

Após dois anos a frente das campanhas de email marketing de grandes, médias e pequenas empresas, eu pude notar algumas das práticas tradicionais dos clientes que prejudicam seus resultados, mas que poucas vezes eles sabem disso.

Abaixo seguem 05 erros que matam seu email marketing:

Assunto do Email Marketing

1. Assunto do Email / Subject da Mensagem:

Ao ler uma mensagem com o assunto abaixo, aparentemente não identificamos nenhum grande problema, certo?

“Sexta feira especial, confira.”

Errado!

Pode parecer piada, mas um e-mail com um assunto como esse possui 57% de chances a mais de ser entregue na caixa de Spam ou Lixo Eletrônico dos seus contatos. Isso é aumentar em mais da metade suas chances de erro.

Porque tanto “drama”? Veja só:

Sexta feira especial, confira.”

Sex, sexo no vocabulário Inglês, aumenta e muito as chances de suas mensagens serem consideradas campanhas de SPAM.

Fique atento aos mínimos detalhes, entenda, consulte, conheça quais são as armadilhas que podem ser identificadas em um simples assunto e procure evitá-las. Para saber mais, consulte nosso último post: “10 dicas para… Assuntos de e-mail infalíveis!“.

Qual é o nome das imagens do seu email?

2. Nomes dos meus Arquivos, das minhas Imagens:

Você já pensou que ao salvar um arquivo, o nome que você dá pra ele pode acabar com toda sua estratégia de e-mail marketing?

Pois é, veja só alguns exemplos:

  • mailling_registro_hospedagem.jpg
  • email_mkt_pascoa.jpg
  • sexta_email.gif
  • promocao_emailmkt_natal.jpg
  • desconto_email.gif
  • windows.mail.jpg 

Entenda o seguinte: quem recebe seu e-mail é uma maquina. Ela lê, mas não interpreta aquilo que esta cadastrado no conteúdo da mensagem que você enviou.

Quanto mais comprometedor for o nome utilizado por você, maior será a chance de que você seja “taxado” como Spammer.

Listas de Contatos - Cuide da Sua!

3. Lista de Contatos – um erro clássico do email marketing:

Sua lista, sua vida! Esse é um dos, senão o, principais ativos da sua campanha de e-mail marketing.

Confira um caso real e recente:

Em uma de nossas últimas campanhas @MediaPost divulgamos aos nossos clientes que havíamos disponibilizado 10 novos Templates Gratuitos na conta deles. Feliz por poder oferecer esse benefício, eu recebo o seguinte email:

“Não sei pra que. Só tive resultados péssimos, frustrantes. Cansei de indicar e usar. Desculpe o desabafo mais é a realidade.”

Procedimento padrão de emergência: avaliar a conta do cliente e todo seu histórico de envio.

Resultado: a cada campanha realizada por ele, uma lista de email diferente era selecionada.

Cada vez que ele enviava um email, essa era a primeira vez que ele tentava falar com aquela pessoa.

Uma cantada muito bem aplicada pode garantir um casamento feliz por toda vida, mas quantas pessoas você conhece que acabaram casando logo na primeira piscada?

Sair para jantar, levar ao cinema, conhecer a família, tudo isso é parte da construção de um relacionamento que deve ser nutrido constantemente. Quem muito “canta”, pouco namora! =D

Foque no resultado e busque alcança-lo aos poucos, com uma mensagem de boas vindas ou de apresentação, e então inicie uma conversa interessante. No futuro essa relação pode gerar muitos frutos, para as duas partes.

Reputação do seu Email de Remetente / Domínio - Como esta a sua?

4. Reputação do Email Remetente/Domínio – Cuma?

Pois é, diga-me com que remetente envias que o Hotmail lhe dirá quem és!

Sabe aquele e-mail que você usa para enviar suas campanhas de email marketing, pois bem, ele esta sendo vigiado, você sabia disso?

O seu email remetente é o seu cartão de visitas para as caixas de mensagens das pessoas para quem você envia suas campanhas.

Se for boa a reputação do domínio do seu remetente, mais aceitos serão os seus emails. Sendo ela duvidosa, acredite, considerado Spam você será!

Conheça alguns sites onde você conseguirá descobrir se esta sendo bem cotado:

Frequência de Envios - Quem não é visto não é lembrado!

5. Frequência de Envios de Email – Quem não é visto não é lembrado!

“Eu envio email todo mês e nada acontece.”

Ok, mas quantas vezes você envia esses emails? Uma!!!!!!

Ótimo, já sabemos qual é o seu problema!

Tão ruim com enviar 05 mensagens por dia para as mesmas pessoas, é enviar uma única campanha a cada 30 dias.

Lembre-se do relacionamento. Não é ligando uma vez por mês que você vai conquistar a pessoa amada. ? ? ?

Crie uma estratégia que permita que você se faça “presente” ao menos 01 vez por semana no cotidiano das pessoas mais importantes da sua vida: seus clientes!

Sem isso, nem mesmo uma reputação boa ou ruim você conseguirá adquirir.

Mexa-se e crie já suas campanhas, lembrando sempre de levar algo novo e diferente às pessoas com quem irá falar.

O trabalho é árduo, mas o pote de ouro você só encontrará no final da sua jornada de aprendizado sobre Email Marketing.

Entenda. Supere. Surpreenda! =)

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2 Comentários

  1. Soneide Freire disse:

    Ola, boa noite.
    Parabens pela magnifica atuação e obrigada por nos passar graty
    Uítamente.
    Vejo sim uma grande vantagem e necessidade do serviços de voces. Principalmente no meu ramo profissiona Imóveis. Atualmente estamos tendo campanhas com frequencia e por não saber usar adequadamente as armas que tenho, como: clientes, imoveis e o serviço de envio do media post, não estou conseguindo atingir 1/3, que sei que se com com um pouco de conhecimento e experiência no assunto com certeza conseguiria. Acredito muito no media post, sei que é muito show e diria que essencial, tanto que já indiquei a alguns colegs do ramo. Gostaria se possivel que analisassem meus envio e me apontasse os erros e como melhoralos. Sei que vcs teem programas e ideias fantasticas mas, sem conseguir atingir meus objetivos iniciais não tenho condições de investir mais e melhores serviços. Estejam certos que reconheço que tudo o que oferecem é fantástico e tenho uma certa culpa em não conseguir atingir um resultado um pouco melhor que seja, pois sou fraca e conheço pouco as novas tecnologias da informáticas e não disponho de tempo para me dedicar e aprender o suficiente necessário para conseguir desenrolar em minhascampanha. Uma Feliz Páscoa a todos!!!!

    • Rogerio Godoy disse:

      Olá, Soneide.

      Muito obrigado pelos seus comentários. É gratificante saber que, de um modo ou de outro, temos levado entendimento sobre e-mail marketing a nossos clientes e pessoas interessadas por e-mail marketing.

      O que posso antecipar é que você esta muito a frente do que imagina. Ter a disposição de ampliar o seu conhecimento sobre qualquer assunto que seja importante pra você é o primeiro e talvez mais importante passo para chegar lá.

      O e-mail marketing é um canal de midia do qual o resultado maior vem após a construção de um relacionamento sólido e proveitoso para quem envie e recebe suas mensagens e, felizmente, ele não acontece da noite para o dia.

      Irei fazer o que me pediu, avaliando suas campanhas e enviando diretamente a você minhas percepções e dicas de como melhorar.

      A @MediaPost disponibiliza aos clientes serviços que o auxiliam a criar ou mesmo melhorar suas estratégias de envio de e-mail marketing, garantindo assim o crescimento progressivo dos resultados obtidos com as mensagens enviadas.

      Tenha certeza de que juntos atingiremos mais pessoas, garantindo que você esteja sempre conosco, crescendo em conjunto! 🙂

      Um abraço e uma ótima Páscoa pra você!

      Rogério
      rogerio@mediapost.com.br

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