7 Dicas de como melhorar a taxa de conversão do seu e-mail marketing

Você que já faz campanhas de e-mail marketing, mas tem uma taxa de conversão muito baixa (poucas aberturas, cliques e vendas) e quer entender o que fazer para mudar isso, seguem 7 dicas de como melhorar os resultados do seu e-mail marketing:

 

1. Lista de contatos

Lista de contatos

É de suma importância que a sua lista de contatos seja de pessoas que solicitaram o recebimento da mensagem, pode ser através de um cadastro no seu site para receber algum benefício, conteúdo, ou mesmo através do registro na sua loja física, feira e/ou evento. Esses são os chamados contatos Opt in.

A compra de lista de contatos pode trazer a sua empresa mais prejuízos do que resultados positivos. Quando você envia mensagens de e-mail marketing para contatos que não desejam receber a sua mensagem, isso pode prejudicar a reputação dos seus envios e consequentemente a sua empresa pode ser classificada como Spammer, o que dificulta e muito a taxa de conversão.

Para o e-mail marketing funcionar por muito tempo, foque no “menos”. Ainda que sua lista de e-mails seja pequena, é melhor trabalhá-la com carinho e assim vender sempre, do que conseguir resultado apenas no 1° mês.

 

2. Cadastros cancelados

Cadastros cancelados

Respeite as pessoas que não querem receber a sua mensagem.

A opção de descadastramento deve ser visível, pois isso mostra credibilidade e respeito à privacidade da pessoa.

Entender o motivo das pessoas solicitarem o cancelamento da sua lista também é essencial. Quando isso acontecer, aproveite para questionar o motivo, é simples e os resultados podem ser usados para melhorar cada vez mais as suas campanhas.

 

3. Segmente a sua lista de contatos

Segmente a sua lista de contatos

Para conseguir aproveitar todas as vantagens que uma ferramenta de e-mail marketing tem a oferecer, você precisa entender como ela funciona.

A segmentação de lista de contatos é uma das maneiras mais eficientes, pois desenvolver estratégias direcionadas e enviar de acordo com as características de cada grupo com certeza trará uma interação mais certeira.

Lotar a caixa do destinatário com e-mails aleatórios só irá reduzir o interesse pela empresa, poderá aumentar o número de cancelamentos (descadastramentos) da campanha e isso afetará diretamente a taxa de conversão.

Lembre-se que as pessoas possuem interesses diferentes, portanto, saber e respeitar o que mais agrada cada um dos seus contatos deve ser levado em conta para que a interação seja boa para ambos.

 

4. Layout da mensagem

Layout da mensagem

O formato ideal para enviar as suas peças através de uma ferramenta de e-mail marketing é o código HTML, com imagens e textos, e é importante ainda que a mensagem não seja muito grande, pois isso aumenta a chance da mensagem cair no spam.

Os famosos botões de interação, ou seja, os chamados CTA (chamada para uma ação) são o grande destaque na mensagem. Posicione-o de uma forma que o destinatário não precise rolar muito a tela para chegar até ele.

 

5. Assunto

Assunto

O assunto deve estimular o cliente a abrir a mensagem.

Evite enviar sempre o mesmo assunto em suas mensagens, crie versões diferentes, utilizando de testes A/B para saber qual traz mais resultado de abertura a sua mensagem de e-mail marketing. Às vezes uma palavra poderá mudar tudo e isso será ótimo para o aumento das taxas de conversão (aberturas) das suas mensagens.

Para saber como fazer assuntos infalíveis, confira esse post.

 

6. Personalize a sua mensagem

Personalize a sua mensagem

Um dos melhores benefícios em se fazer e-mail marketing é criar um relacionamento com o destinatário. E para isso, é preciso saber com quem você está falando, por isso, é importante que em sua lista de contatos tenha o nome de cada destinatário, com isso você poderá enviar mensagens personalizadas e mostrar ao cliente que você sabe quem ele é.

O destinatário irá se sentir mais acolhido, como se você estivesse falando apenas com ele.

 

7. Acompanhe os relatórios

É imprescindível entender os relatórios das suas campanhas de e-mail marketing, pois será através deles que irá conhecer o seu público.

Os resultados mostram a data e hora de abertura, por qual dispositivo ele consegue visualizar a mensagem, qual é o provedor de e-mail, o motivo pelo qual está se descadastrando da sua lista e o melhor que é saber quem tem interesse em abrir e clicar na sua mensagem de e-mail marketing.

Entendendo como foi o desempenho da sua mensagem, você poderá criar estratégias melhores para futuras campanhas.

O e-mail marketing é um ótimo recurso para atrair a atenção do seu cliente, criando um relacionamento com os seus contatos, podendo assim vender algum produto e/ou serviço que você ofereça.

Mas, para ter resultado, é necessário criar estratégias, conhecer o seu público, e enviar para quem deseja receber a sua mensagem. Só assim você conseguirá melhorar as suas taxas de conversão, sem se prejudicar com isso.

Agora conta pra mim, você já aplica alguma dessas minhas sugestões no seu dia a dia?

 

Fontes:

https://www.facebook.com/notes/escola-de-ganhar-dinheiro-para-blogueiros-e-webmasters/10-dicas-para-melhorar-a-convers%C3%A3o-nas-suas-campanhas-de-email-marketing/409453347049

 

http://blog.dito.com.br/2014/12/10-mandamentos-email-marketing-para-aumentar-taxas-de-conversao/

 

http://www.esauce.com.br/5-dicas-basicas-de-e-mail-marketing-para-sua-estrategia-de-marketing-digital/

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