7 razões para contratar um serviço de e-mail marketing

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7 razões para contratar um serviço de e-mail marketing

O serviço de e-mail marketing é uma ótima estratégia para empresas que desejam construir um bom relacionamento com os clientes e promover a venda de produtos e serviços. Atualmente, os consumidores mudaram a forma de se relacionar com as marcas e intensificaram os critérios a cada escolha.

Contudo, muitas organizações ainda se recusam a contratar esse tipo de ferramenta. Elas permanecem enviando uma série de mensagens apostando no modo manual, o que atrapalha a conquista de resultados mais expressivos tanto a curto quanto a longo prazo.

Ao contratar uma ferramenta de e-mail marketing, opta-se por uma maneira de qualificar o envio de e-mails e manter uma relação direta com os leads. Se você ainda tem dúvidas sobre a importância desse investimento, confira no texto sete razões para colocá-lo em prática. Boa leitura!

funil de vendas para email

1. Otimiza o trabalho

Independentemente do tamanho da sua lista de contatos, fazer o envio manual dos e-mails da campanha é uma tarefa que demanda tempo demais. Mesmo que esse disparo aconteça de uma só vez, vale lembrar: vários servidores de e-mail têm um limite de envio de mensagens simultâneas ou invalidam o envio em massa, por considerarem spam.

Dessa forma, você perde um tempo precioso do seu trabalho que poderia ser usado no desenvolvimento de estratégias mais eficientes. Ao contratar um serviço de e-mail marketing os processos ganham agilidade, evitando erros e contratempos capazes de prejudicar todo o andamento da campanha.

2. Diminui as chances do e-mail marketing virar spam

Outro problema muito comum no disparo manual de e-mails para os clientes é que a prática pode ser considerada SPAM, mesmo que todos os receptores tenham autorizado o envio.

Esse detalhe influencia diretamente nos resultados da empresa e costuma apresentar resolução complicada. Afinal de contas, os servidores de e-mails tradicionais não estão preparados para o envio de mensagens em massa, e tratam essa prática como suspeita.

As ferramentas de e-mail marketing possuem protocolos de validação e dão segurança ao usuário de que suas mensagens não serão invalidadas. Portanto, ao contratá-las você elimina esse risco, assegurando que o servidor da companhia não vá para a caixa de spam e que a estratégia não interfira no alcance das metas traçadas.

como diminuir o risco de spam por e-mail

3. Facilita a gestão da base de contatos

É comum vermos profissionais de marketing com dificuldades para gerenciar a base de contatos da organização. Realizar manualmente tarefas como cadastrar novos contatos, segmentar listas, retirar endereços inválidos e de clientes que solicitaram o descadastro ou mesmo eliminar quem não abre os e-mails há muito tempo é uma tarefa árdua e passível de erros.

Delegando para a ferramenta de automação a tarefa de cuidar de sua lista de contatos, você elimina esse risco. Um bom serviço de e-mail marketing é capaz de cadastrar e descadastrar os contatos de forma automática, facilitando toda a gestão. Ele ainda dá dinamismo à criação e segmentação de listas e às automações de envio. 

4. Automatiza o relacionamento com clientes

Sabemos como é importante manter um bom relacionamento com os clientes, mas essa abordagem exige bastante tempo e dedicação. Preocupando-se somente com os contatos que já são clientes da marca, você automaticamente abre mão de angariar novos consumidores. 

Quando se vale de um serviço de e-mail marketing, você automatiza o modo de se comunicar com os clientes. Dá para enviar um e-mail de boas vindas a novos cadastrados sem ter que fazer essa tarefa pessoalmente. Percebe o ganho de tempo e qualidade em uma só tacada? Perfeito, verdade?

Além disso, você pode estimular a interação fazendo perguntas, pedindo a opinião e convidando o usuário a se engajar em algum call-to-action. Dessa forma, o lead segue no fluxo de automação e é nutrido para prosseguir na jornada de compras. 


5. Aumenta as oportunidades de vendas

Ao delegar a uma plataforma as ações de captação e nutrição dos leads, você eleva consideravelmente as oportunidades de venda. Afinal, uma das vantagens do uso da inteligência artificial é que ela tem capacidade de trabalhar 24 horas por dia, sem interrupções.

Assim, a qualquer momento a ferramenta está apta para enviar e-mails, realizar automações, organizar dados, segmentar listas e gerar relatórios. A responsabilidade do gestor é montar as campanhas, apenas uma vez, e monitorar disparos e resultados.

Adotando essa postura, a organização amplia as oportunidades e deixa a equipe mais focada no que de fato importa.

6. Qualifica o ROI das campanhas

O ROI, ou Retorno sobre Investimento, é uma métrica que mensura quanto a empresa ganhou com os valores investidos. Com um serviço de e-mail marketing e a automatização de uma série de ações, você faz um investimento que otimiza o ROI da marca.

Exemplificando: imagine que durante uma semana um profissional do marketing gaste dez horas para planejar, montar, enviar e analisar as campanhas. Durante um mês, o funcionário gastaria 40 horas de trabalho apenas desempenhando essa função.

Como todos sabemos, tempo é dinheiro. Nesse caso, sua empresa estaria deixando de ganhar em outras frentes porque o colaborador dedica boa parte do tempo em uma atividade mecânica, que poderia ser automatizada. 

7. Auxilia na análise de resultados do e-mail marketing

Outra vantagem de contratar um serviço de e-mail marketing é que essa ferramenta disponibiliza várias opções de insights e análises de resultados das estratégias.

Informações sobre o número de e-mails entregues, a taxa de abertura, a taxa de conversão e a taxa de descadastro, por exemplo, são capazes de ajudar a corrigir erros nas metodologias, aumentando a eficiência. Assim, você consegue garantir um melhor retorno sobre o investimento e os lucros da companhia.

A partir das análises também é possível planejar novas estratégias e realizar mudanças em meio à realização das ações. Caso a observação ocorresse de modo manual ao final de cada mês, por exemplo, somente nessa fase os erros seriam identificados, sem a opção de alteração durante o curso dos acontecimentos. 

Como você pode ver, contratar um serviço de e-mail marketing está longe de ser um gasto. Utilizar a plataforma é sinônimo de investimento e ajuda na otimização de suas campanhas, incrementando a eficiência e garantindo a segurança da corporação a curto, médio e longo prazo.

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2019-10-02T10:43:50+00:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

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