Como Criar uma Mensagem de Boas-Vindas sem ser clichê

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Como Criar uma Mensagem de Boas-Vindas sem ser clichê

Você sabe como causar uma boa impressão para as pessoas que acabaram de se inscrever na sua lista de contatos? E como criar uma mensagem de boas-vindasComo já diz o ditado, “A primeira impressão é a que fica”, saiba que você deve passar uma boa imagem para que as pessoas sintam vontade de permanecer em seu mailing…

Muitas vezes nos cadastramos sem nem pensar, em várias listas de contatos, mas raramente ligamos para os e-mails que recebemos, a menos que sejam com assuntos interessantes, né?

E cá pra nós, uma mensagem de boas-vindas só é legal se não for clichê… Se você ficou curioso para saber como criar uma mensagem de boas-vindas atrativa, vem comigo que eu te dou uns toques.

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Como criar uma mensagem de boas-vindas sem dar boas-vindas explicitamente

#DICA Nº 1: Criando um relacionamento com sua lista de contatos

A partir do momento que você cria uma lista de contatos, em vez de apenas mandar uma mensagem clichê do tipo: “Oi, seja bem-vindo à nossa loja virtual etc…”

Crie sua mensagem em formato de conversa para conectar com a pessoa que estará do outro lado, lendo seu e-mail. Isso vai mostrar que você não é como as outras pessoas que seguem os padrões e também vai gerar um estímulo para que ela continue engajando com você. 

#DICA Nº 2: Gerando curiosidade

Você pode criar uma mensagem de boas-vindas despertando o interesse da pessoa em saber mais sobre você ou o que você terá para ela nos próximos e-mails. Além de mantê-la interessada, vai gerar uma baita curiosidade para que ela abra o próximo e-mail. 

Como aumentar a lista de contatos para segmentar?

Formulários

Crie formulários e coloque nos campos informações úteis que vão te ajudar a detectar o perfil do seu público e também como você pode criar estratégias específicas para cada um. Veja dois exemplos de formulários:

Formulário de cadastro

Formulário de cadastro para captação de leads

Com os campos bem definidos, é possível filtrar bem o perfil do público e a abordagem que você vai utilizar com cada lista de contatos. Neste caso, o intuito do formulário 1 era saber o segmento da pessoa, já no formulário 2 o foco é saber qual é o segmento e o tamanho da empresa.

E para quem já possui uma lista de contatos, uma dica:

Se você já tem uma lista de contatos que nunca foi segmentada, o que acha de fazer um e-mail dedicado à colheita de novos contatos para isso e já segmentar os que já têm? 

Para organizar sua lista, primeiro faça uma checagem completa nos contatos e depois de saber quem são os ativos e inativos, faça a divisão de acordo com a sua necessidade e objetivo de campanha. 

“Olá, João!

Aqui é a Bárbara da @MediaPost…

Já faz um tempo que estamos conversando e eu queria saber no que precisamos melhorar em nossa comunicação. Então me fala que tipo de assunto você se interessa, pra que eu consiga te mandar nos próximos e-mails. 

*Clique no botão com o assunto que você mais se identifica:

  • CTA: Como captar novos contatos
  • CTA: Como criar uma campanha por e-mail
  • CTA: Dicas de como melhorar meus resultados por e-mail
  • CTA: Como criar templates atrativos para e-mail marketing

Abraços e obrigada pela ajuda! :)”

A partir dos seus novos contatos e/ou das novas informações que você colheu em sua lista de contatos, você consegue criar mensagens bem mais atrativas para que os destinatários se identifiquem com o assunto e se engajem cada vez mais.

Fique de olho…

No Assunto

O assunto é a isca para que seu leitor queira abrir sua mensagem. Portanto, ele precisa ser bem atrativo e instigante. No assunto você pode usar os seguintes dados para personalizar sua mensagem: 

  • [NOME], você precisa ver isso.
  • E-mail exclusivo para [PROFISSÃO].
  • Você gosta de [HOBBIE]? Então veja isso!
  • Pronto para começar sua dieta [NOME]?

Mas não se esqueça, tente criar assuntos com até 41 caracteres para que ele não fique incompleto na caixa de entrada.

Planilha organizadora de assuntos para e-mail

No Pré-header

Sabe aquela parte mais clara que fica na frente do assunto no e-mail? Ela se chama pré-header e é uma continuação do assunto. Você pode aproveitar essas palavras adicionais para convencer seus destinatários a abrir o seu e-mail.

Veja só alguns exemplos de pré-header:

  • Já pensou em andar com tênis novo? 40% OFF na loja toda!
  • O dia dos pais está chegando! Confira nossas promoções!
  • Seja bem-vindo [NOME]! Tenho um presente de boas-vindas!
  • O inverno chegou! Conheça a nova coleção!
  • Pega só esse cupom! Utilize o código XXX.

LEIA MAIS: Como Montar um E-mail Marketing para Iniciantes

No Conteúdo da Mensagem de boas-vindas

Imagine a seguinte situação…

Você decide entrar em uma loja que você não sabe quais produtos ela vende e logo quando você dá seu primeiro passo dentro da loja, um vendedor se aproxima e começa a te oferecer diversos produtos que você não tem o mínimo interesse sem ao menos perguntar seu nome, ou te dar um bom dia… 

Você compraria algum produto?

Eu não compraria porque o vendedor não fez uma boa abordagem. 

Com a mensagem de boas-vindas funciona da mesma maneira. O seu público ainda não te conhece e você precisa se apresentar pra ele. De uma maneira leve, crie um relacionamento. 

Por exemplo:

“Olá [NOME].

Notei que você fez um cadastro em nossa newsletter de e-mail marketing e posso te garantir que os conteúdos que você vai começar a receber nos próximos dias serão de grande ajuda.

Até porque a @MediaPost é uma empresa especialista em ajudar seus clientes a terem resultados por e-mail marketing. Afinal, quando se aprende com quem realmente sabe, você acaba descobrindo coisas que não são muito faladas pela web, mas que fazem toda a diferença nos seus resultados.

Ficou curioso? Então clique aqui para saber mais.”

No Layout

Você sabia que um e-mail com um layout atrativo converte 70% mais do que um e-mail feito apenas de texto? Portanto caprichar no visual do seu e-mail é fundamental para aumentar o engajamento e conversão da sua mensagem! Não se pode julgar o livro pela capa, mas não se esqueça de fazer uma boa distribuição entre texto e imagem.

Dica:

  • Lembre-se que 70% da arte deve ser de imagens e os 30% restantes textos.
  • Evite usar cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) na maior parte da arte, já que essas cores geram um certo desconforto para quem lê sua mensagem.
  • CTA’s com cores quentes tendem a gerar maior engajamento.

Espero ter ajudado com minhas dicas e caso você queira mais dicas é só clicar aqui…


Sobre o Autor:

Analista de Marketing na @MediaPost há 2 anos e Copywriter PRO pela SBCopy. Especialista em E-mail Marketing e Produção de Conteúdo para web, com conhecimento em SEO e social media. Trabalha focada em ajudar o cliente a aumentar seus resultados por meio de uma comunicação persuasiva e de alta performance.

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