Entenda O Que é Martech e quais são os seus benefícios

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Entenda O Que é Martech e quais são os seus benefícios

Você provavelmente já ouviu esse termo do título em diversos lugares. É uma tendência da atualidade a fim de otimizar estratégias, buscando potencializar resultados por meio de uma segmentação eficiente. Os benefícios são impressionantes, pois garantem melhores posições no mercado, retorno sobre o investimento, mais vendas e melhor relacionamento com os clientes.

Por isso, neste post, você vai descobrir o que é martech. Para saber mais a fim de assegurar essas vantagens e muitas outras no seu negócio, não deixe de acompanhar os tópicos a seguir.


O que é martech?

Vivemos em um momento histórico muito empolgante, no qual as tecnologias computacionais estão invadindo diversos campos profissionais e gerando uma verdadeira revolução. A nossa vida pessoal já está sendo marcada por essas possibilidades que as ferramentas criam e as carreiras também. Um dos campos afetados é o marketing, em uma combinação de palavras que gera a expressão que estamos discutindo, o martech (marketing + technology).

Trata-se da utilização de tecnologias avançadas e poderosas para otimizar as campanhas, visando sanar os problemas comuns e gerar uma conexão mais próxima com o cliente. Afinal, o consumidor já está totalmente envolvido com a tecnologia, então, os marqueteiros também precisam estar.

Contudo, o termo é amplo e não diz respeito ao uso de algumas soluções mais complexas somente. Abrange também a aplicação de digitalização dos processos e dos sistemas mais simples e intuitivos. O que vale é a importância da computação nesse novo cenário: ela sai da parte de trás, dos bastidores, e assume o centro, sendo crucial para a saúde dos processos.

Essas ferramentas estão sendo utilizadas a fim de gerenciar o relacionamento com os clientes, mensurar resultados e otimizar as decisões dos gestores. É uma maneira de aproximar o marketing da realidade dos consumidores e suprir suas necessidades por agilidade, inteligência, um contato mais humanizado e mobilidade. 

O martech é um conceito muito focado em proporcionar uma experiência inesquecível para os compradores, de uma maneira que fidelize-os e mantenha-os por perto. Dessa forma, é possível otimizar os índices de lucratividade e impulsionar o crescimento da companhia.

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Quais são as principais ferramentas martech?

Neste tópico, vamos conhecer as principais tecnologias desse fenômeno.

Big data e inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é o campo da computação que estuda como tornar os sistemas mais inteligentes, autônomos e capazes de tomar decisões acertadas. Essa área é uma das mais relevantes nesse contexto do martech, pois já está sendo utilizada em diversas estratégias de marketing para gerar campanhas segmentadas e proativas. 

Com ela, é possível identificar necessidades dos clientes, explorá-las como oportunidades e criar abordagens que buscam suprir essas demandas. Além disso, dá para prever possibilidades futuras e se preparar para o que pode acontecer. Em outras palavras, a gestão dispõe de mais inteligência para suas decisões.

O big data é outro termo importante e que está associado ao IA. Isso porque os grandes dados — que representam as imensas bases de informações disponíveis na internet, tão grandes que não podem ser processadas por seres humanos naturalmente — servem de base para alimentar e treinar os sistemas de inteligência artificial. A IA, então, estuda essas bases e extrai dados a fim de fornecer insights aos líderes.

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Atendimento

Outro uso para os softwares de IA é no atendimento, com os chamados chatbots. Eles são cruciais para humanizar o relacionamento com os clientes e oferecer canais de comunicação mais engajantes, que realmente ajudam a fidelizar esses contatos. Isso ocorre por conta do estudo das personas, automação eficiente e da integração dos dados sobre as pessoas. A soma desses fatores gera uma experiência marcante.

Automação de e-mail

A automação de e-mail é uma tendência poderosa que vai continuar conquistando espaços no futuro, principalmente porque agrega ótimos resultados. Essa ferramenta permite segmentar mensagens, enviar o conteúdo certo para as pessoas certas, organizar a base de leads e uma série de possibilidades criativas para fidelizar os compradores e oferecer valor único para eles. Assim, é possível fugir do spam, se relacionar melhor com os compradores, o que ajuda a aprimorar a estratégia de e-mail marketing.

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Gamificação

A gamificação está associada com o martech, pois consiste em aplicar conceitos de mecânica dos jogos em outros contextos, como no marketing. É uma tendência moderna que vem inspirando campanhas criativas e diferenciadas que estimulam a ação dos clientes. Trata-se do uso de recompensas, feedbacks, sistemas de pontos e divisão em fases, obstáculos e objetivos definidos. 

Busca por voz

Com o uso cada vez mais comum dos smartphones para pesquisas de intenção de compra, as lojas virtuais devem focar nas buscas por voz e se preparar para elas. Isso afeta diretamente o marketing, já que as estratégias de posicionamento nos buscadores devem se adaptar aos termos que são pesquisados.

Ou seja, as palavras-chave — que ajudam o buscador a selecionar os conteúdos que devem aparecer na página de resultados — precisam ser mais longas e próximas da forma como as pessoas falam.

Análise de resultados

Também se destacam as ferramentas de análise e mensuração de informações referentes às campanhas. O martech é muito focado em métricas e em estudo de indicadores para ajustar pontos que precisam de melhoria. Os dados servem de base para mudanças, gerando conhecimento para a gestão.

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Internet das coisas

A internet das coisas é um conceito que representa uma rede de objetos comuns do dia a dia conectados via internet. Ou seja, é uma maneira de integrar o mundo físico com o digital, gerando uma grande capacidade de monitoramento e uma quantidade imensa de dados para a análise de outras ferramentas.

Isso é o combustível de muitas estratégias interessantes de marketing para se conectar aos clientes de uma maneira mais rápida e precisa. Já existem diversas abordagens que conectam os sistemas da empresa aos smartphones dos consumidores, de maneira instantânea, a fim de gerar valor.


Como aplicar?

É fundamental começar com soluções menores e, então, avaliar os resultados, a fim de aumentar a complexidade aos poucos. Inicialmente, é necessário realizar um planejamento e levantamento das necessidades da companhia para que as tecnologias escolhidas sejam as adequadas, o que ajudará a otimizar os investimentos.

Nesse sentido, é interessante contar uma empresa especializada para garantir os benefícios. A expertise de um time externo pode ajudar a solucionar problemas e entraves, além de ser fundamental para adaptar as tecnologias às demandas internas. A visão de fora ajuda a eliminar erros e a gerar um processo de aplicação mais eficiente.

O martech é um conceito revolucionário que vem definindo o mercado de marketing e gerando resultados incríveis para as companhias. Os clientes conseguem um atendimento mais humanizado, uma experiência engajante, serviços e produtos adequados às suas necessidades e menos erros na interação com as marcas. Para as lojas virtuais, isso representa mais vendas e fidelização.

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2019-08-20T14:41:39+00:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

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