Como escolher a melhor linguagem para o e-mail marketing?

//Como escolher a melhor linguagem para o e-mail marketing?

Como escolher a melhor linguagem para o e-mail marketing?

O conteúdo produzido pela sua empresa é composto por diversas partes distintas, cada uma com o papel de impactar positivamente o seu público. Possivelmente, uma das mais importantes delas é a linguagem para o e-mail marketing. Se ela falha ao gerar identificação junto à audiência, fica impossível estabelecer um vínculo significativo.

Não se trata de preferir um tom mais formal ou informal, falar como jovem ou como adulto. Não existe resposta certa ou errada de forma definitiva quando o assunto é linguagem para o e-mail marketing. Você precisa conhecer as expectativas do seu público-alvo e considerar a identidade da sua empresa para tomar essa decisão.

Ao investir em um discurso capaz de impactar positivamente os seus potenciais clientes, ficará bem mais fácil se comunicar com eles. Afinal, esse é o intuito principal da sua estratégia de marketing, certo?

A seguir, conheça algumas dicas para escolher a melhor linguagem para a estratégia de e-mail marketing da sua empresa e colocar essas ideias em prática.

Como escolher a melhor linguagem para o e-mail marketing?

Para que traga bons resultados, o seu e-mail marketing precisa ser construído de maneira que gere o máximo de identificação possível junto ao seu público-alvo. Isso envolve utilizar uma linguagem que consiga atrair a atenção dele e o mantenha interessado no seu conteúdo. Se há um problema com essa voz, fica impossível impactar positivamente a sua audiência. Portanto, é essencial ter cautela ao planejar esse aspecto da sua abordagem.

Abaixo, veja as principais considerações para escolher a melhor linguagem para o seu e-mail marketing:

Considere o perfil do seu público-alvo

Ninguém gosta de interagir com um conteúdo que não fale do seu modo. Para gerar identificação junto ao seu público, o seu e-mail marketing precisa usar a linguagem adequada para o perfil dele. Isso envolve considerar as particularidades dessas pessoas e examinar como elas costumam se expressar no ambiente digital.

A voz da sua marca tem como objetivo aproximá-la do público e ao mesmo tempo reforçar o seu posicionamento de mercado. Isso deve ter reflexos nas várias frentes de atuação da sua empresa, inclusive ao disparar e-mail marketing. Portanto, certifique-se de usar um discurso que se encaixe nas expectativas da sua audiência.

Faça testes

Uma das principais vantagens do ambiente digital é a possibilidade de realizar testes com resultados de alta precisão. Sempre que surgir dúvidas em relação a uma decisão, coloque as suas opções em uma disputa via teste A/B para ter certeza de qual gera os melhores retornos.

Esse recurso pode ser altamente valioso para a definição da linguagem para o e-mail marketing. Se estiver considerando múltiplas abordagens, basta confrontá-las em um teste A/B e colher os resultados para encontrar a solução ideal.

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Use palavras assertivas

A comunicação se estabelece a partir do uso de termos que conseguem transmitir confiança. Isso é essencial ao decidir a linguagem para o e-mail marketing e precisa compor a sua estratégia. O ponto mais importante é ser direto em sua abordagem, evitando enrolar o seu destinatário. Senão, é capaz de você sofrer um cancelamento de inscrição.

Lembre-se de que um e-mail marketing é um acordo firmado entre a empresa e o destinatário. Se ela falta com a confiança do destinatário, esse contrato é rompido, tornando muito difícil reconquistar esse vínculo. A escolha das palavras certas para cada momento é essencial para manter essa ligação intacta.

Lembre-se do posicionamento da empresa

Por mais que o perfil do público seja um fator de influência ao falar de linguagem para o e-mail marketing, ele não deve ser o único. A forma como a sua empresa se posiciona no mercado também deve servir de critério ao elaborar a voz da sua marca. Se esses elementos estiverem em desequilíbrio, a sua mensagem ficará incoerente.

O posicionamento de uma empresa é o que a diferencia dos seus concorrentes, sendo capaz de atrair o público baseando-se apenas em seu conteúdo. A linguagem para o e-mail marketing deve refletir esse diferencial de maneira orgânica.

Observe os seus concorrentes

De que forma os seus concorrentes se comunicam com o público ao disparar e-mail marketing? Para que seja possível tomar decisões inteligentes em relação à sua estratégia, você precisa estar por dentro da atuação dos outros players do seu mercado.

Não se trata de copiar esses concorrentes, até porque isso não traria qualquer garantia de sucesso para a sua empresa. Em vez disso, é um jeito eficaz de obter inspiração e saber de iniciativas que podem não dar certo.

Baseie-se no seu histórico

Será que a sua marca já obteve algum resultado excelente com o uso de uma linguagem específica para e-mail marketing? Para ter certeza, resgate dados referentes a iniciativas passadas para encontrar ideias para esse processo. Pode ser que a empresa já tenha tentado certos tipos de posicionamento antes, algo que é valioso para corroborar as suas decisões de agora.

Não é porque determinada abordagem deu muito certo no passado que isso acontecerá novamente. No entanto, trata-se de uma informação valiosa que poderá ajudar você a chegar em uma decisão mais estratégica para a linguagem a ser utilizada nos seus envios de e-mail marketing.

Vamos começar?

Planeja seu conteúdo para as redes sociais.

Agora que você já conta com algumas ideias para traçar a linguagem para o e-mail marketing da sua empresa, está na hora de colocá-las em prática. Estruture o seu planejamento dentro de um cronograma manejável, levando em conta as necessidades da sua empresa e o tempo que você acha necessário para executar todas as tarefas.

A linguagem da sua marca deve ser consistente em todos os canais que ela atua, além do e-mail marketing. É algo associado à identidade dela, então não faria sentido para o seu público vê-la se expressando de outras formas em outros espaços. Portanto, trata-se de uma decisão muito importante para o marketing da empresa.

Além disso, lembre-se de que todo esse esforço deve ser devidamente documentado. Vamos supor que a sua equipe cresça ou mude radicalmente, como essas pessoas poderão consultar as particularidades da linguagem para o e-mail marketing da marca? Vale a pena manter essas informações acessíveis para os profissionais ligados a essa estratégia.

Gostou das dicas? Aprenda mais sobre como fazer envios cada vez melhores de e-mail marketing: veja no blog como produzir conteúdo de e-mail marketing assertivos para as personas certas. Boa leitura!

2019-02-15T09:22:05+00:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Coordenador de Marketing na empresa @MediaPost, atua na área desde 2013. Formado em Marketing e especialista em performance de Marketing Digital.

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