Conheça 6 estratégias para vender mais com e-mail marketing

//Conheça 6 estratégias para vender mais com e-mail marketing

Conheça 6 estratégias para vender mais com e-mail marketing

As empresas contemporâneas, principalmente os e-commerces ou as que marcam presença constante na internet, precisam saber como vender com e-mail marketing. Afinal, é raro encontrarmos uma pessoa que tenha o hábito de fazer compras online e não acesse a caixa de entrada de seu e-mail, pelo menos, uma vez ao dia.

Para que você entenda como utilizar essa poderosa ferramenta de comunicação a fim de aumentar as vendas do seu negócio, elaboramos este post com 6 dicas e boas práticas infalíveis. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e acompanhe todas as orientações para elaborar as suas ações com maestria!

1. Capriche no título

Em seu livro “Obrigado pelo marketing: um guia completo de como encarar pessoas e gerar negócios utilizando o marketing de conteúdo”, o especialista em Marketing de Conteúdo Vitor Peçanha faz uma comparação entre títulos e cartões de visita.

Isso quer dizer que o título tem fundamental relevância para que uma pessoa decida se vai ou não abrir um e-mail ou ler um determinado conteúdo na internet. Por esse motivo, você precisa caprichar e desenvolver um título que chame a atenção dela.

Já a especialista em linguagem, argumentação e retórica Laila Vanetti recomenda que os títulos sejam criados com gatilhos mentais, ou seja, apresentando uma ação facilitadora para que o cérebro das pessoas abra os e-mails com agilidade.

Ao anunciar o lançamento de um produto no seu e-commerce, por exemplo, é muito mais útil criar um título do tipo “Novidade! Conheça o produto X e saiba por que você precisa dele”, do que simplesmente escrever algo como “Compre agora o novo produto X”.

2. Segmente a sua base de leads

Para enviar e-mails em diferentes categorias, é interessante que você organize os leads, pois assim poderá enviá-los de maneira mais segmentada e personalizada, atendendo a necessidades específicas de um pequeno nicho de pessoas.

Segundo uma pesquisa realizada pelo 9Blog, as taxas de abertura dos e-mails personalizados são 29% maiores do que as demais. Já a proporção de cliques em links presentes no corpo do texto chega a ser 41% superior.

Portanto, você pode criar ações exclusivas para públicos ou personas muito distintos. Se verificar que tem uma quantidade significativa de médicos em sua base, por exemplo, poderá criar uma ação especial no Dia do Médico. O mesmo pode ser feito em datas que celebram outras profissões, em dias comemorativos em geral e assim por diante.

3. Seja objetivo com o conteúdo do e-mail

Algumas empresas ainda mantêm o péssimo hábito de escrever grandes textos comerciais em e-mails, assim como era feito, em décadas passadas, quando cartas de vendas eram enviadas por mala direta.

Na internet, a linguagem das mensagens enviadas precisa ser direta e objetiva, na medida em que, em geral, enquanto estão na frente do computador, do tablet ou do celular, as pessoas fazem várias coisas ao mesmo tempo. Por isso, você precisa ir direito ao assunto, sem muitos rodeios.

Segundo aponta uma pesquisa da doutora em comunicação Kenia Pozenato, isso se justifica, até mesmo, por características fisiológicas do nosso corpo. Para ela, a leitura em aparelhos eletrônicos, por ser formada exclusivamente de luz, é mais cansativa para os olhos humanos do que a feita em papel.

4. Faça testes A/B com sua audiência

Sem dúvida, uma das melhores maneiras de garantir bons resultados com e-mail marketing é fazendo testes A/B. Isso porque, com eles, você poderá testar os tipos de título que mais geram taxas altas de abertura, o modelo de abordagem que mais gera conversões em vendas no seu site, entre diversos outros aspectos.

A ideia é que você faça dois estilos de e-mail totalmente diferentes um do outro. Em um deles, por exemplo, você pode utilizar uma linguagem mais branda, mostrando os benefícios de um determinado produto ou serviço ao cliente; enquanto no outro, pode ser mais agressivo, partindo mesmo para uma venda direta.

Em seguida, você deve enviar um dos e-mails para uma parte de sua lista e o outro para outra parcela do cadastro de leads. Após o envio, verifique qual das duas abordagens teve mais êxito e opte por esse tipo de linguagem nas próximas mensagens enviadas.

É claro que esse é um exemplo e você pode fazer testes A/B para analisar diversas variáveis como: tipo de título, imagens utilizadas, estilo de formatação, templates, uso ou não de personalização, formato de call to action, horário do envio etc.

5. Utilize pessoas reais como remetentes

Usualmente, as pessoas gostam de se sentir únicas e especiais. Nesse sentido, enviar e-mails como se fosse alguém da empresa se comunicando diretamente com cada uma delas faz toda a diferença. Desse modo, a comunicação fica mais próxima, feita de pessoa física para pessoa física, sem que pareça existir pouca interferência humana no envio dos e-mails.

Assim, em vez de utilizar um e-mail como empresax@empresax.com.br, você deve usar nome próprio como remetente, com um endereço como luna@empresax.com.br, por exemplo.

6. Construa uma relação com o usuário

Em tempos nos quais as pessoas recebem uma enxurrada diária de informações, saber como construir uma relação duradoura com o público é crucial para que você não seja visto apenas como mais uma empresa que vende produtos na web.

A ideia é que sejam transpostas para a internet algumas ações — como o pós-vendas, por exemplo — que, há anos, já são peças-chave em estratégias de relações públicas.

Em vista disso, sempre que alguém comprar algo em sua loja virtual, você poderá enviar um e-mail, um tempo depois, perguntando para o comprador se ele está contente com o produto que adquiriu, se existe alguma melhoria que pode ser realizada etc.

Essa relação, embasada na confiança e na ética, fará com que esse usuário volte a comprar da sua empresa em outras oportunidades, se tornando um consumidor fiel da marca. E então, gostou das nossas dicas sobre como vender com e-mail marketing?

Colocando-as em prática, temos certeza de que alcançará êxito em suas ações digitaisCaso tenha outras dicas e queira compartilhá-las conosco, fique à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo. Será um prazer receber suas contribuições!


2019-02-25T12:14:36-03:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

Deixar Um Comentário