Compras online: o que influencia a decisão de compra do internauta?

//Compras online: o que influencia a decisão de compra do internauta?

Compras online: o que influencia a decisão de compra do internauta?

Os consumidores têm preferido realizar compras online. A economia de tempo e a praticidade são os principais motivos para dar preferência a esse canal. Para que seu negócio tenha bons resultados, é importante conhecer bem o comportamento do cliente que opta pelas lojas na internet. É preciso saber do que os usuários precisam para finalizarem um carrinho de compras.

Quer saber o que mais influencia os consumidores a fazerem compras pela internet? Então está no lugar certo! A partir desse conteúdo, você entenderá tudo que o seu cliente precisa para não abandonar o carrinho!

Os motivos que influenciam as compras online

Se você quiser vender mais pela internet ou aumentar o seu ticket médio, precisa entender que a decisão de compras não se resume aos preços ou à simples disponibilidade do produto. Claro que essas questões são essenciais, mas o cliente precisa de um algo a mais para decidir entre sua loja e os seus concorrentes.

Para ajudá-lo, vamos exemplificar algumas das influências:

Frete grátis

Esse é o líder na preferência dos usuários. Um dos motivos de resistência para as poucas pessoas que ainda não compram pela internet é o frete, pois trata-se de um valor inexistente para quem vai em uma loja física. Se o seu site oferece o frete grátis, significa que esse cliente usufruirá de todas as vantagens de comprar pela internet, sem o ônus de arcar com o transporte.

Mesmo para aqueles que já têm o hábito de fazer compras online, o frete grátis significa economia, e considerando os constantes ajustes no valor padrão, é um diferencial e tanto para a sua loja.

Facilidade na troca

Estabeleça um processo de troca prático com os seus clientes. Utilize as ferramentas já existentes, como as alternativas em que o cliente não precisa nem sair de casa para devolver o produto. Escolha a melhor forma de tratar essa demanda e deixe isso claramente explicado, além de visível, para que o consumidor sinta-se seguro ao comprar.

A possibilidade de troca é um grande influenciador, já que quando o cliente faz uma compra online, fica inseguro quanto à própria satisfação final. Sendo assim, algumas vezes pode até deixar de adquirir o bem, por medo de arrepender-se e de não poder voltar atrás na decisão.

Avaliação de produtos

Na hora de fazer uma compra, os consumidores levam muito em consideração as opiniões de quem já comprou. E não somente do produto, como a respeito da loja, também. Por esse motivo, deixe sempre um espaço para que seus clientes consigam avaliar e visualizar as avaliações das outras pessoas.

Essa é uma forma de mostrar que o produto que ele está adquirindo é bom e que não há razões para se arrepender do negócio. Outra vantagem é que a própria empresa pode identificar aqueles produtos que podem sair de linha ou do estoque, já que não é interessante vender aquilo que os clientes não gostam ou não tem saída.

Usabilidade

A usabilidade é algo essencial para que o cliente sinta-se influenciado a comprar. É muito comum que os sites percam várias vendas pelo simples fato de o cliente não entender o fluxo ou estagnar em algum campo durante a compra, desistindo de realizá-la. É em momentos como esse que o preço pode perder seu lugar de grande influenciador na decisão de onde comprar. Veja os itens com os quais você precisa se preocupar:

  • campos de busca otimizados e eficientes;
  • navegação intuitiva;
  • informações completas sobre os produtos;
  • imagens de qualidade, entre outros.

Estoque

O estoque precisa ser variado, dentro do seu nicho, é claro. O cliente não pode, por exemplo, ter que entrar em um site para comprar uma pinça e em outro para adquirir um lápis de sobrancelha. Quanto mais produtos ele encontrar na sua loja, maior a possibilidade de fechar a compra. Isso é mais cômodo e também mais econômico, já que o frete será único para a compra de mais produtos. Esteja, também, por dentro das tendências, oferecendo sempre novidades para atrair as pessoas constantemente.

Formas de pagamento

Ofereça múltiplas formas de pagamento. Permita que o cliente parcele as compras e aceite opções variadas de bandeiras de cartão. Quanto mais você diversificar, melhor será a sua abrangência. Sobretudo, evite as formas em que são acrescentados juros por parcelas. Essas espantam, ao invés de atrair.

Boa experiência

É necessário preocupar-se com a experiência do cliente. Ela será o conjunto de todas as vantagens que sua loja oferece, somada à qualidade de atendimento, relacionamento e do produto.

Proporcionar uma boa experiência é uma ótima maneira de garantir a retenção e fidelização de clientes. A boa experiência também influencia outras pessoas por meio das avaliações, comentários e indicações diretas. Portanto, treine sua equipe, reforce com todos as políticas de atendimento e a importância de fazerem bem-feito, preze pela boa estrutura do site e opte por vender bons produtos.

O pós-venda

Esse departamento é desprezado por muitas empresas, no entanto, clientes que são mal atendidos pelo pós-venda podem nunca mais fazer uma compra em seu site. Eles também podem prejudicar a sua reputação pelas mesmas ferramentas em que divulgariam experiências positivas. Isso diminui significativamente as suas vendas. Por isso, estabeleça processos para o pós-vendas, assim como deve fazer para o atendimento comercial presencial.

O marketing como influenciador

O marketing digital é um conjunto de estratégias que auxiliam na presença e construção da imagem da sua empresa online. Você pode usar as redes sociais para se relacionar, anunciar e compartilhar informações e ofertas de seu produto. Também deve fazer a gestão do Inbound Marketing e oferecer conteúdo relevante que vai atrair o seu público, reforçar e trazer autoridade para a sua marca, além de influenciar as pessoas a comprarem mais na sua loja.

O Inbound Marketing consiste, basicamente, em publicar conteúdos com estratégias de SEO para atrair e fazer a gestão de leads. Essa gestão significa segmentá-los conforme nível de interesse e nutri-los por meio de estratégias eficazes de e-mail marketing.

Para isso, é aconselhável usar uma ferramenta capaz de ajudar nas classificações e o mais importante: fazer a automação de marketing, tornando suas campanhas ainda mais eficazes. Isso será possível por meio dos fluxos de disparo de e-mails, previamente classificados de acordo com cada perfil de lead.

Para concluir, podemos afirmar que, para vender mais, é preciso atentar-se a todos os pontos que citamos ao longo desse artigo. Eles são indispensáveis para influenciar e convencer os clientes a realizarem suas compras online. Mas, também, não podemos deixar de prestar um impecável atendimento de pós-vendas e alinhar as estratégias de marketing digital para potencializar resultados!

Gostou das nossas dicas? Quer compartilhar outras questões que podem influenciar os clientes na hora de comprar pela internet? Use o campo abaixo e deixe seu comentário!

2019-01-31T15:44:29+00:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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