Se você ainda não usa email marketing em seu e-commerce, saiba que você está perdendo venda!

//Se você ainda não usa email marketing em seu e-commerce, saiba que você está perdendo venda!

Se você ainda não usa email marketing em seu e-commerce, saiba que você está perdendo venda!

Quem disse que e-mail marketing não combina com e-commerce, não sabe o que está falando. Infelizmente a reputação do e-mail ainda é mal vista, mas aos poucos, com muito empenho e provas de que ele traz ótimos retornos sim, estamos conseguindo mudar esse cenário…

Eu vejo muitos clientes me perguntarem sobre e-mail e se devem adotá-lo em suas estratégias de marketing no e-commerce. A resposta sem dúvidas é, claro que sim! Afinal, quando o quando o assunto é marketing estratégico, um dos meios mais utilizados para criar campanhas eficientes é o e-mail marketing.

Ele é responsável por proporcionar 27,8% de conversões a mais que as redes sociais que traz apenas 10,9%. Estamos falando aí de uma diferença de 16,9% a mais para o e-mail marketing.

Então se você ainda não adotou esse canal para seu e-commerce vou te provar com alguns argumentos por que você deve usá-lo em suas campanhas.

Isso é crucial no e-commerce!

E-mail de Pós-Venda

O grande mal das empresas é não trabalhar corretamente o seu pós-venda no e-commerce. Infelizmente, muitos acham que só porque o cliente comprou ele não tem mais vínculo com a empresa. ERRADO! Depois da compra, o cliente deve continuar sendo tratado bem e é totalmente necessário trabalhar o pós-venda com ele.

Para isso, o primeiro passo, é fazer uma mensagem de agradecimento pela compra. Aqui, além de você mostrar que ficou feliz pela aquisição dele, você também pode aproveitar para falar mais sobre sua marca e direcioná-lo para suas redes sociais.

Fazendo isso você vai ver como o cliente ficará satisfeito com seu atendimento e como você terá mais chances de fidelizá-lo.

E-mail sobre o Trajeto do Pedido

É importante disponibilizar informações concretas sobre a transação realizada e processamento do pedido com relação:

  • a confirmação da compra;
  • a data de encaminhamento do produto para a transportadora;
  • ao dia da entrega;
  • ao recebimento do produto e se atendeu às expectativas do cliente.

Por falar de expectativa, quando você envia um e-mail para saber o que o cliente achou do produto, essa é uma boa hora para pegar a avaliação ou o depoimento do cliente e divulgar para outros consumidores que poderão se interessar.

E-mail de Abandono de Carrinho

Segundo a Baymard, aproximadamente 60% dos carrinhos de compra online são abandonados pelo cliente antes de finalizar o pedido.

Esse tipo de comportamento pode estar relacionado ao que chamamos de custo inesperado, ou seja, é quando o cliente viu um produto em um determinado site, colocou no carrinho, mas fazendo pesquisas encontrou o mesmo produto em outro site por uma preço mais em conta.

Desta maneira, para evitar que seu cliente tenha esse tipo de ação, enviar uma mensagem perguntando o motivo da desistência da compra é uma boa maneira de fazê-lo mudar de ideia, ainda mais se você oferecer um desconto ou frete grátis.

Que tipos de campanhas você pode fazer para vender mais em seu e-commerce?

Campanha de Premiações

Sabe aqueles clientes leais que sempre compram de você? Então, é para eles que você deve direcionar esse tipo de campanha de prêmios. Além disso, cupons de descontos e sorteios também são indicados. Afinal de contas, quem não gosta de um desconto não é mesmo?

Quer ver o seu e-commerce vender muito? Faça uma campanha oferecendo um cupom de desconto por tempo limitado! Ninguém gosta de perder, e é por esse motivo que as pessoas vão procurar garantir seu produto o quanto antes.

Campanha de Reativação

Todo mundo tem aquele cliente que deu aquela sumida, né? Para casos como estes sugiro que você ofereça outras opções de produtos ou os similares para ele comprar. Geralmente quando esses clientes somem pode ser por vários motivos:

  • nenhum produto tem atraído sua atenção;
  • não tem promoção atrativa para ele;
  • está sem se relacionar com sua marca;
  • não está no momento de compra.

Com isso, procure retomar o relacionamento com o cliente oferecendo produtos, promoções ou benefícios para retê-lo em sua carteira de clientes.

Campanha de Datas Comemorativas

Quem não gosta de ser lembrado no dia do seu aniversário ou em algum momento especial? Datas assim merecem ser lembradas e é por isso que você deve pensar em campanhas para atrair os clientes.

Minha dica é: crie um calendário promocional e selecione as datas que mais têm a ver com seu segmento para elaborar as campanhas relacionadas.

Você também pode, ao captar os contatos, pegar a data de nascimento ou registrar o tempo que ele tem com você para fazer uma campanha. Certamente seus clientes ficarão muito contentes com a surpresa e a chance de aderirem é grande.

Campanhas de Urgência

Isto se adéqua perfeitamente com a Black Friday, porque as pessoas têm somente 24h para comprarem tudo o que precisam. É o famoso vai ou racha! Dessa forma, fazer promoções rápidas oferecendo cupons com validades próxima são ótimas iscas.

Remarketing

Você também pode usar essa estratégia para impactar o mesmo consumidor ou os novos que estiveram em seu site. O remarketing ou retargeting tem 70% de chance de influenciar o cliente à compra.

Up-selling OU Cross-selling?

Que tal criar uma estratégia de Up-selling e Cross-Selling? Elas são duas técnicas de venda muito comuns em e-commerce.

Sabe quando você vai à uma loja comprar uma televisão e o vendedor te apresenta um modelo mais recente em oposição à TV anterior e explica suas vantagens e diferenciais? Isso é up-selling.

Você também pode trabalhar com outra estratégia chamada cross-selling que trata-se de uma promoção semelhante ao up-selling, porém ao invés de tentar de convencer a comprar um outro produto ele faz relação com o que a pessoa já tem a intenção de comprar.

Por exemplo: o cliente quer comprar um casaco e o vendedor por sugerir uma calça para combinar com ele, entre outros produtos similares.

Isso vai ajudar também:

E-mail de Afiliados

Aqui é uma boa hora de você fazer uma campanha para seu cliente indicar um amigo. Como diz aquele ditado: “Quem avisa, amigo é”, neste caso quem indica, amigo é.

E é muito mais fácil uma pessoa comprar um produto que foi recomendado do que por ter sido impactada pela marca diretamente.

As recomendações têm um poder fantástico de influência sobre as pessoas que choca diretamente nas vendas, por isso que é sempre bom fazer uma campanha desse tipo.

No caso do programa de afiliados, você pode compensar as pessoas que divulgam seu produto. Essa compensação pode ser tanto financeira ou então com o oferecimento de brindes da marca.

Amostra grátis? Quem não gosta?

Esse tipo de campanha é parecida com a do cupom, porém o que muda é que nesta você vai oferecer amostras como brindes para seus clientes experimentarem seu produto.

Esse tipo de estratégia permite a redução no risco de compra uma vez que ela é feita online e à distância e impossibilita o cliente de poder cheirar, pegar, sentir, provar e ver de fato o produto (ao vivo e a cores).

Campanhas personalizadas

Você sabia que pode criar grupos de consumidores baseados no que eles compartilham e gostam? Em se tratando de e-commerce é possível definir promoções para grupos:

  • de clientes que fizeram uma compra nos últimos 90 dias;
  • de clientes que compraram no valor médio de R$ 150,00
  • de clientes que não fazem uma compra há mais de 1 ano;
  • de clientes que compraram um produto recentemente.

Usando esses grupos ou determinando os seus você conseguirá direcionar da melhor forma possível sua campanha e trabalhar com diversas frentes de divulgação. Porém, o que vai precisar acontecer é gerenciar tudo isso para que nenhuma das pontas fiquem sem atenção e você não perca cliente por causa da alta demanda.

O que você pode fazer é segmentar suas mensagens da seguinte maneira:

  • direcionando ofertas e campanhas;
  • personalizando conteúdos no site (blog) ou por e-mail marketing;
  • enviando campanhas com cupons de descontos;
  • destacando alguns produtos no site.

Viu só quantas estratégias de vendas você não pode perder em seu e-commerce? Só aqui eu disponibilizei para você 11 ideias de campanhas para fazer durante o ano todo.

Agora é com você! Aproveite para baixar este e-book e arrase nas campanhas e nas vendas.

2019-05-07T10:45:21-03:00By |E-commerce|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Marketing e Copywriter PRO, é especialista em conteúdo de funil para e-mail marketing e estrategista de SEO com foco em persuasão e influência.

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