Newsletter Para E-commerce: quais vantagens ela pode proporcionar?

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Newsletter Para E-commerce: quais vantagens ela pode proporcionar?

Se você acompanha nosso blog, já conhece os benefícios que uma estratégia de e-mail marketing pode proporcionar para suas vendas. Uma de suas variações é a newsletter, que é mais focada no relacionamento com o público por meio de conteúdos periódicos e informativos.

Para entender melhor essa abordagem, imagine uma loja online. Enviar mensagens promocionais é uma boa opção para converter leads, mas se o objetivo é estabelecer um vínculo com o consumidor, é preciso algo mais.

Um informativo semanal, por exemplo, promove conhecimento de marca e mantém os leitores engajados e envolvidos com sua empresa. Quer saber mais? Neste texto, indicaremos as principais vantagens de adotar uma newsletter para e-commerce. Confira!

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Visual mais atrativo

Já pensou na quantidade de informações consumidas por uma pessoa em um dia normal? Minutos de atenção voltada ao smartphone são suficientes para o processamento de inúmeras palavras, imagens e demais peças audiovisuais. Assim, a atenção do consumidor não é fácil de prender.

A adoção de uma estratégia de envio de newsletter apresenta uma forma de contornar esse obstáculo. É possível equilibrar de forma atrativa o volume de informações gráficas e escritos. Além disso, o comunicado pode ser configurado com designs e cores que não cansam a mente do leitor.

É importante ter em mente que a identidade visual de seu e-commerce deve ser preservada. Por isso, escolha um template a ser usado como base para a comunicação. Assim, além de otimizar o relacionamento com seus contatos, você constrói uma identidade de marca.

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Melhor relacionamento com o público

Com a evolução no marketing e no relacionamento geral entre consumidores e empresas, estabelecer um vínculo com sua audiência é fundamental para os seus resultados.

Uma das teorizações mais recentes do especialista Philip Kotler apontou que o tratamento personalizado será cada vez mais importante para a jornada de compra do consumidor. 

A teoria é comprovada em base científica. Uma pesquisa realizada pela Segment, por exemplo, revelou que 44% das pessoas estão dispostas a retornar a fazer negócios com uma loja que proporcionou uma experiência personalizada. E 39% garantem que a recomendam para amigos e familiares. 

A newsletter para e-commerce é uma excelente ferramenta para proporcionar essa personalização. Com o levantamento de dados sobre o cliente, é possível entender suas preferências, problemas e desejos. Assim, basta segmentar o envio das mensagens de acordo com suas características.

Tratá-lo pelo nome próprio e utilizar uma linguagem tida como agradável são alguns dos detalhes que podem direcionar seu público para a fidelização.

Estratégias mais acertadas

Antes de iniciar o envio de newsletter você precisa criar uma lista de contatos, certo? É imprescindível que os integrantes dessa relação sejam pessoas que, de alguma forma, interagem com sua empresa e disponibilizaram suas informações de contato.

É importante lembrar que comprar listas prontas é uma prática ineficiente. Como você não tem controle sobre as peculiaridades relacionadas aos contatos, você sequer sabe se eles se encaixam em seu público-alvo. Portanto, é interessante investir em uma estratégia para a captação de leads, como o emprego de uma landing page. 

Sendo assim, antes de enviar sua primeira mensagem, você tem alguns dados que ajudam a desenhar o perfil do consumidor que, por sua vez, certamente tem algum interesse em seus produtos.

Com isso, em vez de dar um tiro no escuro, sua empresa ganha a possibilidade de investir em abordagens certeiras, que trazem mais resultado

A consequência óbvia é a diminuição de custos com estratégias que não trazem impacto positivo. Ao lidar com pessoas que aguardam seu contato, você evita que suas mensagens caiam na caixa de spam e garante a otimização das taxas de conversão. 


Acessível para qualquer negócio

Já que estamos falando da redução de custos relacionada a uma campanha mais efetiva, vamos falar da acessibilidade dessa estratégia. Ao contrário de outros tipos de campanhas que investem na periodicidade da comunicação, a produção de newsletter exige o investimento de um orçamento robusto.

Grande parte dos esforços é relacionada à pesquisa de mercado, que é necessária para entender as características do seu público. A partir daí, basta produzir um conteúdo pertinente e adequado aos gostos da audiência que você deseja atingir. 

Uma das vantagens dessa estratégia e do marketing digital é essa democratização. Mesmo empresas médias ou e-commerces recém-estabelecidos têm a oportunidade de disputar espaço com companhias mais desenvolvidas.

Para aumentar suas chances, você pode adotar uma ferramenta de automação que permita analisar os resultados da campanha e simplificar o processo. Assim, você garante que a abordagem adotada é eficiente ou, caso contrário, realiza mudanças para otimizá-la.

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Nutrição de leads

Como já mencionamos, o alicerce dessa estratégia está na geração de leads (nada mais são do que pessoas que demonstraram algum interesse em seus serviços). Portanto, gaste o tempo que for necessário para montar uma lista de contatos qualificada. 

Um ponto importante é tomar cuidado para não sobrecarregar os leitores. O envio de muitas mensagens em um curto espaço de tempo pode resultar na perda de credibilidade. A periodicidade depende das preferências do cliente e, por isso, não existe fórmula mágica.

Para acertar na medida você precisa utilizar ferramentas de mensuração de resultados para identificar os padrões com melhor desempenho. Outro detalhe essencial é permitir que os destinatários cancele o serviço a qualquer momento. Insistir no serviço contra a vontade do leitor pode resultar em um lead completamente insatisfeito.

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Por fim, vale lembrar que é possível que, dentro da sua base de contatos, existam pessoas com características diferentes. Então, é crucial segmentá-los a fim de enviar para cada grupo o conteúdo mais adequado.

Se bem aplicada, a newsletter para e-commerce tem o potencial de engajar o público e viabilizar sua fidelização. Além de proporcionar mais oportunidades de venda, essa estratégia melhora a imagem da sua marca e a torna referência no mercado em que está inserida.

É crucial, porém, não cair na tentação de comprar listas ou enviar mensagens sem o consentimento dos contatos. Afinal, essa prática não é bem vista e pode afetar permanentemente a credibilidade da sua empresa.

E aí, entendeu as vantagens de investir no lançamento de uma newsletter? Essa atividade é muito comum no mercado de lojas virtuais. Quer se aprofundar no assunto? Confira um pouco mais sobre o e-mail marketing em e-commerces!

Sobre o Autor:

Analista de Marketing na @MediaPost há 2 anos e Copywriter PRO pela SBCopy. Especialista em E-mail Marketing e Produção de Conteúdo para web, com conhecimento em SEO e social media. Trabalha focada em ajudar o cliente a aumentar seus resultados por meio de uma comunicação persuasiva e de alta performance.

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