Técnicas de Fidelização de Clientes para E-commerce

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Técnicas de Fidelização de Clientes para E-commerce

Você está com dificuldades de fidelizar seus clientes? Esse é um desafio que muitos agentes do seu segmento tem e vou te falar que é o mais comum…  Mas a fidelização de clientes para e-commerce já começa no ato que você capta o lead.

Estou aqui para te ajudar a aumentar sua renda significativamente e te dar 5 dicas de como você pode trazer seus antigos clientes para comprarem na sua loja novamente. Afinal, se você já conquistou uma vez, mas por algum motivo ele deu aquela sumida da sua loja, não significa dizer que você perdeu o cliente, mas que a relação está parada…

Então, você precisa aquecer o contato de novo e para isso, existem algumas técnicas de fidelização de clientes para e-commerce, que quando bem aplicadas geram um ótimo resultado e hoje vou listar algumas delas.


Como trabalhar a fidelização de clientes para e-commerce

1- E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais técnicas de fidelização de clientes para e-commerce e uma campanha feita por este canal possui um retorno melhor de investimento que outras mídias. Ou seja, através de um pequeno investimento você pode aumentar sua renda consideravelmente, como nosso cliente Vizcaya, que atingiu um ROI de 9,89% através de suas campanhas por e-mail feitas pela @MediaPost.

A fidelização de clientes começa…

Na segmentação de sua lista de contatos de acordo com a categoria de produtos que cada cliente comprou, por exemplo:

  • Clientes que compraram roupas masculinas
  • Clientes que compraram roupas femininas
  • Clientes que compraram acessórios

Dessa maneira você consegue ser assertivo na sua comunicação enviando apenas conteúdos relevantes para o público respectivo.  Caso o contrário, sem a segmentação, as chances de você enviar um e-mail ofertando calcinhas para o público masculino são grandes e isso impactará negativamente nas suas vendas.

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No relacionamento! Um dos segredos da fidelização de clientes para e-commerce é a educação do mercado. Portanto não envie apenas promoções e cupons de descontos… 

Dicas e truques são muito válidos, além de fazer sua marca ser lembrada, faz você gerar relevância. Veja alguns temas que você pode abordar para esse tipo de e-mail:

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Na promoção eventual e exclusiva para que seu cliente se sinta especial e à vontade para comprar de você novamente. Aproveite a segmentação e sugira alguns produtos que seu cliente tenha interesse, ou similares à sua compra anterior. NÃO EXAGERE NA QUANTIDADE DE CUPONS HEIN?

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2- Campanhas de Retargeting

Você pode criar campanhas de fidelização de clientes através de anúncios patrocinados, ou seja, você pode direcionar diversos anúncios pela web para quem já comprou de você, através de:

– pesquisas do Google;

– feed do Facebook;

– banners em sites;

– propagandas no Youtube;

– etc.

E o melhor… Você pode segmentar os produtos ofertados de acordo com o interesse de cada comprador se baseando no seu histórico de pesquisa na internet. Muito legal, né?

Para esse tipo de estratégia é necessário fazer um investimento financeiro maior para começar a ter resultados significativos, mas não deixa de ser uma das técnicas de fidelização de clientes para e-commerce.

3- Brindes e cupons de desconto

O que acha de enviar um brinde junto com o pedido do seu cliente? Muitas lojas virtuais fazem isso e supera as expectativas do cliente na hora da entrega do produto. E isso não tem alto custo e gera uma memória afetiva muito grande. Você não precisa de muita coisa para surpreender seu cliente. 

Você pode enviar adesivos, produtos de baixo custo, como: meias, luvas, chaveiros ou outro produto de baixo custo que seu e-commerce ofereça… Os cupons de desconto também são bons e além de serem um bom presente, faz com que você aumente as chances do seu cliente revisitar seu site em busca de novos produtos.

Ah, e não se esqueça de colocar uma carta avisando que enviou esses mimos para que seu cliente não ache que foi um erro de postagem receber um produto a mais.

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4- Pós-vendas

Não é nada agradável receber uma ligação oferecendo produtos, não é mesmo? Mas o que acha de fazer um ativo de pós-vendas para perguntar como foi a experiência do cliente com produto que ele comprou? 

Além de sua marca ser lembrada, seu cliente terá um vínculo mais forte com sua empresa, já que você está se importando com sua satisfação. Você pode perguntar se a roupa coube, se o enfeite que ele comprou combinou com a estante, se gostou do brinde que enviaram ou até mesmo o que achou dos produtos. 

O que vale na sua campanha de pós-venda é realmente se importar com a satisfação do seu cliente, mas a partir disso você também terá feedbacks de melhorias para que seu processo de vendas seja mais eficiente. 

Essa é uma das técnicas de fidelização de clientes para e-commerce que você não gasta nenhum centavo e gera uma lembrança positiva em seus clientes, além de mais vendas.

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5- Programa de vantagens

Uma das técnicas de fidelização de clientes que está alta são os programas de vantagens. Mercados, postos de gasolinas e e-commerces utilizam bastante essa estratégia para fidelizar seus clientes. 

Esse tipo de técnica funciona da seguinte forma: seu cliente realiza uma compra e ganha uma certa quantidade de pontos e esses pontos podem ser trocados por prêmios…

Por exemplo:

A cada compra acima de R$ 100,00 no site, o cliente acumula 1000 pontos que podem ser trocados por diversos prêmios.

Ou seja, quanto mais seu cliente gastar em sua loja, mais pontos ele vai acumular. Mas não se esqueça, os prêmios do programa de vantagens devem ser atrativos para que haja a recompra.

O que achou dessas super dicas? Escolha a estratégia mais adequada para sua empresa a comece sua campanha de fidelização de clientes agora mesmo!  


2019-08-07T17:06:21+00:00By |E-commerce, Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Marketing e Copywriter PRO, é especialista em conteúdo de funil para e-mail marketing e estrategista de SEO com foco em persuasão e influência.

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