O que é automação de marketing: descomplicando o assunto!

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O que é automação de marketing: descomplicando o assunto!

Alimentar o blog, captar e nutrir leads, gerir redes sociais, disparar e-mails, criar landing pages, gerir envios e preparar relatórios para o departamento de vendas: divulgar sua empresa nos meios digitais dá resultado, mas exige bastante trabalho. Porém, existem formas de simplificar essas tarefas. É por isso que, hoje, explicaremos o que é automação de marketing e como usá-la para potencializar seus esforços.

Quer entender como a automação pode ajudá-lo a realizar todas essas atividades e por que ela é necessária para levá-lo aos resultados desejados? Então, não perca este post! Vamos descomplicar o assunto e mostrar por que algumas ferramentas são necessárias para o sucesso de sua campanha. Confira!

O que é automação de marketing?

Trata-se de uma prática cada vez mais comum: utilizar softwares e tecnologias diversas para realizar as ações de marketing de forma automática e potencializar o resultado das campanhas. A automação permite, também, a coleta e a análise de dados em tempo real. Portanto, ela ajuda uma empresa a interagir com os interessados em seus produtos e serviços, possibilitando o planejamento de ações eficientes, a atração e a geração de leads, além de facilitar o relacionamento com eles e o fechamento de vendas.

Por que adotar essa estratégia?

Quem já o utiliza sabe que o marketing digital realmente funciona. Porém, trata-se de um processo que se desdobra em muitas tarefas. O caminho do lead pelo funil de compras tem uma série de etapas e é preciso abordá-lo de forma personalizada ao longo deste trajeto.

E, quando falamos em personalização, é importante focar em dois aspectos: a forma e o conteúdo. Então, quando a Maria abre o e-mail que sua empresa envia, é importante que ela encontre uma saudação direcionada. Em vez de um “Olá!”, ela deve ler “Olá, Maria! Gostou do e-book que enviamos?”.

Quando isso acontece, a pessoa entende que a empresa está falando diretamente com ela. Mas não se pode parar por aí: a comunicação precisa ser adequada à etapa do funil em que o lead se encontra, apresentando conteúdos específicos para os estágios de interesse, desejo e ação.

Além disso, de forma completamente diferente do marketing tradicional, não existe um ciclo único. Há consumidores entrando no funil a cada momento (ou seja: eles estão em etapas diferentes).

Existem, ainda, outros fatores que complicam essa situação, pois a segmentação do público exige ações diferentes para cada grupo e os leads, individualmente, avançam em ritmos próprios nessa caminhada pelo funil de vendas. Alguns são rápidos e outros, mais lentos. Uns avançam sempre em linha reta; outros voltam muitas e muitas vezes.

Não é difícil perceber que, sem uma gestão adequada, seu marketing digital pode virar uma verdadeira bagunça. E acredite: para que uma empresa tenha os resultados desejados, isso não pode acontecer!

Portanto, é muito importante contar com ferramentas para a automação de marketing. Com elas, basta desenhar a jornada do consumidor para fazer um acompanhamento personalizado de cada um com as peças que são produzidas.

Quais são seus benefícios?

Resposta imediata ao público-alvo

Quando um interessando solicita o download de algum material de seu site, se inscreve para receber informações ou mesmo realiza uma compra, ele normalmente espera uma resposta imediata da empresa. Como o mundo digital não tem expediente, isso pode acontecer a qualquer hora do dia, da noite ou da madrugada. E a demora pode criar uma impressão de desinteresse ou falta de eficiência.

Mas as ferramentas de automação não deixam que situações do tipo aconteçam. Elas são programadas para oferecer uma resposta imediata ao usuário, de acordo com sua solicitação. Assim, a empresa tem a chance de iniciar o relacionamento com o lead com o pé direito.

Maior geração de leads

Saiba como conseguir novos leads para o seu negócio.

No marketing digital, o marco inicial de todo o trajeto pelo funil de vendas é a geração de leads. E se nós dissermos que a automação é o caminho para aumentar esse número e ampliar suas chances de negócios?

Pois foi exatamente isso que o estudo TechTrends apontou ter uma jornada bem mapeada ajuda a criar guias e processos que resultam na atração de um número maior de leads. E tem mais: a contribuição de uma ferramenta de automação permite conquistar o dobro contatos. Portanto, pode duplicar suas vendas!

Criação de oportunidades para vendas

É comum que interessados entrem em contato com uma empresa e não façam a compra imediatamente. Ele pode aguardar por diversas razões: intensificação da necessidade (ou de sua percepção), motivos financeiros ou outros.

Mas essa situação pode mudar em alguns dias, semanas ou até meses. E o que sua companhia precisa fazer nesse período? Manter-se em contato com o lead, na frequência certa (sem excessos), sempre apresentando conteúdo relevante.

É nesse ponto que a automação de marketing torna-se essencial. Ela vai nutrindo seu lead, “esquentando-o” até o momento certo para a venda. Além disso, a ferramenta rastreia comportamentos, identificando gatilhos que mostram se a pessoa está pronta (ou não) para fechar um negócio.

Administração de diferentes estágios e segmentos

Como já falamos, o funil de vendas é uma loucura! Seus milhares de leads fazem parte de grupos de segmentação diferentes, além de estarem em etapas distintas da jornada do consumidor. Uma ferramenta automatizada é programada para identificar o nível de envolvimento do público e prover a resposta ou o conteúdo mais apropriado para cada lead. Vamos pensar no e-mail marketing, por exemplo.

Sabemos que, dentre os recursos digitais, o e-mail marketing apresenta a maior taxa de conversão. Porém, para obter esse resultado, é essencial seguir os passos corretamente, garantindo que cada pessoa receba a mensagem apropriada.

Assim, a Maria, que acabou de conhecer seu site e baixou um e-book, vai receber uma mensagem (dizendo: “Olá, Maria! Bem-vinda ao nosso site! Aqui está o e-book que você pediu!”) e um convite para assinar a newsletter.

Já a Ana, que assina sua newsletter há algum tempo, clicou em links específicos de seus e-mails e até participou de um webinar, encontra-se em um momento completamente diferente. Ela está pronta para comprar e você vai enviar um formulário em que é possível solicitar o contato de um consultor.

Percebe como cada etapa pede uma ação diferente? Se você enviar o formulário para a Maria, que acabou de conhecer a empresa, ela vai ficar assustada com uma abordagem tão invasiva. Mas, para Ana, esse é o empurrãozinho que faltava para fechar a venda. Então, é preciso acompanhar o processo da forma correta.

Imaginou como fazer isso manualmente? Como avaliar o envolvimento dos leads e direcionar os e-mails a cada um? É para isso que servem as ferramentas de automação, que são recomendadas para garantir o sucesso de sua estratégia.

Quer entender melhor o que é automação de marketing e como ela agrega eficiência à sua estratégia? Então, não perca tempo! Entre em contato conosco agora mesmo para descobrir como planejar e criar uma jornada automatizada de e-mail marketing, capaz de acelerar e ampliar a conquista de clientes. Esperamos por você!

2019-02-22T14:32:15+00:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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