Como segmentar e-mails para mais vender do que incomodar?

Segmentar e-mails por interesse e origem do cadastro é a primeira indicação de que você é contra o envio de SPAM.

Além de mostrar o seu respeito pela informação da pessoa (e-mail), ao entregar conteúdos relevantes você aumenta mais suas chances de vender do que incomodar, concorda?

Apesar de parecer óbvio, percebo muita dificuldade de organização quando o tema é como segmentar e-mails. Pra facilitar a sua vida, dividi o assunto em 03 etapas práticas, rápidas e certeiras pra que você consiga vender mais e logo.

Confira só:

1. Segmentar e-mails em grupos de interesse no ato do cadastro.

Se você possui um site onde as pessoas cadastram os e-mails delas, então pela página onde isso acontece já podemos começar a segmentar os grupos de interesse. Vou de dar um exemplo prático da @MediaPost.

Temos 04 menus principais no site que fazem referência ao interesse e nos permitem segmentar e-mails em grupos a partir da origem. Dê só uma olhada:

Ao acessar um desses menus a pessoa terá outras subcategorias que podem ser do seu interesse, mas pra facilitar vamos respeitar apenas esses quatro grupos: E-mail Marketing, Criação de Templates, Gestão de Campanhas e Blog.

Quem fornecer o seu endereço de e-mail para ser atualizado com os novos conteúdos do Blog, receberá apenas mensagens com esse tipo de conteúdo.

Quem baixar um Template Gratuito, só receberá e-mails divulgando novas artes. E assim se segue.

Tudo fica integrado dentro da ferramenta de e-mail marketing e os cadastros são automaticamente divididos no momento em que a pessoa insere isso no seu site. Fica assim ó:

Você também pode, depois de começar seus envios, classificar os resultados (cliques) em grupos de interesse, mas isso já é uma segunda etapa do processo. Agora vamos focar no início, pra quem ainda esta começando a segmentar.

Divididos os seus e-mails em grupos, agora basta você começar seus envios respeitando o interesse da pessoa pelo conteúdo da sua mensagem.

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2. Criar uma rotina de envio de e-mails intercalando os grupos de interesse.

Agora que você sabe de onde seus e-mails vieram é preciso criar um calendário mínimo para intercalar seus envios conforme os grupos de interesse que você segmentou.

Se você é do time de quem precisa de inspiração para criar o que enviar, confira o nosso calendário para campanhas de e-mail marketing 2017 clicando aqui.

As boas práticas de envio que te ajudam a formar uma reputação legal de disparo e-mails pedem que uma mensagem seja enviada a cada 10 dias, pelo menos. Toda regra tem sua exceção e vale a pena enviar conteúdos relevantes, portanto, dispare apenas se for bom pra quem recebe.

Para evitar estressar muito apenas um dos seus 04 grupos, envie intercalando um segmento por vez, isso te dará tempo para trabalhar ideias e garantirá que ninguém receba muitos e-mails seus todo mês. Fica mais ou menos assim:

Depois de 05 semanas, basta retomar os envios do começo. No caso do exemplo acima seria com uma mensagem sobre e-mail marketing.

3. Como saber se a pessoa tem interesse também em outros grupos?

Após segmentar seus e-mails em grupos de interesse, nada impede que você busque o intercâmbio entre essas pessoas.

Para fazer isso distribua novos convites. Utilizando o exemplo da @MediaPost, você pode enviar uma mensagem aos Grupos de E-MAIL MARKETING, CRIAÇÃO DE TEMPLATES e GESTÃO DE CAMPANHAS convidando essas pessoas a conhecerem o BLOG da empresa.

Quem clicar no e-mail para se cadastrar passará a compor o Grupo do BLOG.

E assim você pode fazer para os outros grupos.

Respeitando o interesse original do cadastro você aumenta a relevância do seu conteúdo para quem recebe os seus e-mails, naturalmente incomodando menos para vender mais.

Tenho casos de empresas que logo no 1° mês de estruturação do seu processo de segmentação conseguiram melhorar suas taxas de cliques em mais de 300%. Esse percentual justifica uma experiência, não?!

Se você precisar de mais dicas sobre segmentação, comente abaixo que eu registro tudo aqui pra todos poderem acompanhar.

 

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