Dentre os diversos tipos de conteúdo que você pode usar em sua estratégia de inbound marketing, o BLOG é o canal de distribuição que permite a publicação e compartilhamento de conteúdos relacionados ao seu negócio a qualquer momento, e tem o objetivo de atrair visitantes e convertê-los em leads.
Neste post, vou te mostrar porque é importante ter um blog para suas estratégias de Inbound Marketing. Confere aí. ?
Como o blog atrai novos visitantes?
Um blog pode receber visitantes, por meio de diversas origens, como:
- um link que você compartilha nas redes sociais;
- uma pesquisa feita nos sites de busca;
- o bom e-mail marketing com link do post;
- a indicação de amigos, conhecidos e etc.
Sabemos que quando as pessoas têm dúvidas ou estão com algum problema, elas buscam por respostas e uma solução, certo? O jeito mais fácil e comum de fazer isso é pesquisar em um site de busca para encontrar o conteúdo que atenda às suas necessidades.
Pois bem é aí que você tem a oportunidade de usar o blog dentro da estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo. Mas como assim? ?
Muito bem, vou te explicar. ?
Quando você cria publicações relevantes que são capazes de sanarem as dúvidas ou resolver o problema da pessoa, você aumenta suas chances de ser encontrado nos resultados de busca e isso faz com que os motores de buscas indexem e apresentem o seu blog para as pessoas nas pesquisas que tiverem conteúdo relacionado com o seu.
Esse processo de produção de conteúdo para um blog faz parte da fase de atração da metodologia de Inbound Marketing. Mas não se esqueça, quanto mais conteúdo relevante e qualificado você produzir, mais chances de aumentar o tráfego no seu blog você terá.
Convertendo os visitantes em leads é de grande importância na sua estratégia
Cada acesso de um visitante no seu blog é uma oportunidade para você interagir e convertê-lo em lead.
Só que não basta apenas ter muitos posts, mas sim um conteúdo atraente e que ajude o leitor a encontrar as respostas para suas dúvidas e dores. Além de que você também precisa transmitir confiança e conhecimento sobre o assunto. ?
Utilize o blog em todas as etapas de sua estratégia de marketing e crie um conteúdo específico para cada uma delas. Veja só:
- o seu conteúdo precisa ser 80% voltado para a consciência, conhecida como o Topo de funil, fase em que o leitor conhece melhor o seu problema e busca por soluções;
- deste conteúdo 20% deve ser divido entre a consideração e a decisão, conhecidos por meio e fundo de funil. Neste processo fale sobre o problema do seu leitor de uma maneira específica e apresente o seu produto ou serviço como a solução para ele. ?
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Utilizar o CTA no blog também pode ?
Saiba que em cada publicação você pode levar o seu leitor à execução de uma ação utilizando o CTA (call to action) direcionando ele assim para leitura de outro post, ou ainda solicitando que ele deixe um comentário ou assine a sua newsletter, por exemplo.
Esses pedidos de ação através de um CTA no seu blog precisam ser pensados durante a criação da sua estratégia de inbound marketing.
Acredite, se o seu conteúdo for interessante e útil para o visitante com certeza você ganhará um leitor. E mesmo que de imediato ele não tenha se tornado um lead, em mais alguns posts isso poderá se concretizar. Crie conteúdos matadores para isso! ♥
Faça pesquisas em outros meios para aprimorar sua estratégia de inbound marketing
Busque sempre meios de atrair o seu visitante para convertê-lo em um lead. Para tanto faça pesquisas nas redes sociais, em sites e blogs, e veja os comentários das pessoas nas publicações que de alguma forma estarão relacionadas com seu produto ou serviço.
Pode confiar, essa é uma estratégia de inbound marketing eficaz que vai te ajudar muito a criar conteúdo do tipo “eles perguntam, você responde”.
Produza um bom conteúdo para o seu blog para obter bons leads
Criar um conteúdo de qualidade, com links internos que ajude o leitor a compreender facilmente o que você está falando é essencial para mantê-lo como um leitor fiel do seu blog.
Usar um CTA que gere interesse e principalmente seja bem escrito, também faz toda a diferença, e é a chave para o sucesso do seu blog e aquisição de muitos leads.
Portanto una bons conteúdos aos bons CTA’s com sua estratégia de inbound marketing para atrair mais visitantes, transformá-los em leads e garantir conversões!
Agora que você já sabe que ter um blog é importante para suas estratégias, saiba como o Inbound Marketing pode te ajudar a criar listas de e-mails.
Bons insights! ?
Legal, Bárbara!
Sempre tive uma dúvida e não sei se vc conseguiria responder. Para quem trabalha com B2B, o Blog é importante, claro. Mas sabemos que o Pulse, do LinkedIn, pode ser vital. E, se eu publicar um artigo no Blog e o mesmo no LinkedIn, este último não entregará com a mesma relevância do que se fosse um conteúdo exclusivo.
Aí, vem a dúvida: Blog ou Pulse? O que priorizar, para quem não tem tempo de escrever a mesma coisa de duas formas diferentes?
Oi Edson, tudo bem?
Como você não tem tempo para produzir textos diferentes, você pode replicar os seus conteúdos do blog no Pulse do LinkedIn, sem problemas. O que difere entre eles é que fazer as postagens dos conteúdos relevantes no blog, irá favorecer o seu rankeamento no Google organicamente (SEO), por meio das palavras-chave. Já o Pulse do LinkedIn vai contribuir para você obter engajamento com suas conexões e pessoas que têm interesse no conteúdo relevante que você oferece.
Espero ter ajudado e qualquer coisa estou à disposição. =D
Abraços,
Sim, Bárbara… Era o que eu imaginava fazer. Mas soube que o LinkedIn prioriza textos exclusivos em seus critérios de distribuição. Mas vou me informar melhor quanto a isso. Muito obrigado! 😉
Edson,
O que você pode fazer também é publicar um resumo ou introdução do tema a ser abordado no LinkedIn Pulse, e colocar um link que direcione a pessoa para o conteúdo completo no seu blog. Ou, publicar o conteúdo no blog e esperar uma semana aproximadamente, para então, publicar o conteúdo no LinkedIn Pulse. É importante lembrar que o conteúdo que será publicado no Pulse precisa ser escaneável e relevante para que o público impactado interaja e engaje com seu material rico. =D
Abraços,