O poder do e-mail marketing no funil de vendas

Encontrar as estratégias e as ferramentas certas para manter um fluxo constante de potenciais clientes (leads) e alavancar as vendas é um dos grandes desafios das empresas. Não basta esperar que eles surjam, é preciso buscá-los. Isso despertará interesse por seus produtos e serviços e, com isso, você criará um contexto ideal para a conversão. Mas como fazer isso?

Com a ajuda do e-mail marketing e uma correta compreensão do seu funil de vendas, é claro! São conceitos novos para você? Ainda não pensou em como o e-mail marketing pode ajudá-lo a vender mais e tornar seu ciclo de vendas mais ágil? Então entenda agora essa relação e comece a explorar seu potencial:

O que é funil de vendas?

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O funil de vendas é uma metáfora utilizada para entender a jornada de compra do seu cliente, do momento em que ele se dá conta de que tem uma necessidade até o fechamento da venda. Durante esse processo, ele passa pelos seguintes estágios:

  • Descoberta (topo de funil): ele se dá conta de que tem um problema ou necessidade que deve ser resolvido;
  • Conscientização (meio de funil): ele vai em busca de informações que o ajudem a definir com precisão qual é o seu problema e como resolvê-lo;
  • Consideração (fundo de funil): ele já sabe do que precisa, agora avalia as opções de solução e fornecedores;
  • Decisão: ele está pronto para a compra e já decidiu quem vai fornecer o produto ou serviço.

Entender esse processo permite que você acompanhe o comportamento dos seus leads ao longo do funil de vendas e, com isso, aprenda mais sobre eles: seus comportamentos na internet, seus hábitos de consumo, seus interesses, suas necessidades e outras características. Todas elas ajudam sua empresa a desenvolver estratégias mais eficazes para atração e captação de clientes — caso da produção de conteúdo personalizado, por exemplo.

Qual é o papel do e-mail marketing?

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Pois bem. Sabendo como funciona o seu funil de vendas, uma das formas de educar seus leads para que eles formem uma ideia mais completa do que precisam e procurem sua empresa é nutri-los com conteúdos segmentados de acordo com o estágio do funil de vendas em que eles se encontram.

Você faz isso com o uso do e-mail marketing, uma ferramenta altamente eficaz quando o assunto é relacionamento e marketing de conteúdo. E-mail marketing? Mas o e-mail já não está ultrapassado?

A resposta é não! Para você ter uma ideia, 1/3 das empresas considera o e-mail como o canal de relacionamento mais importante para se chegar até os clientes, para te deixar ainda mais seguro sobre essa afirmação, confira este post que publicamos recentemente no blog e que traz os resultados de uma pesquisa da Adobe Systems sobre o uso do e-mail pelas empresas.

Mais tranquilo em relação ao uso do e-mail marketing? Então vamos continuar!

Como conectar o e-mail marketing às fases do funil de vendas?

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A missão do e-mail marketing é tornar a jornada do cliente mais fácil, conectando as fases do funil de vendas para que o cliente passe por ele da forma mais natural possível. Com a ajuda do e-mail marketing, você enviará conteúdos que esclareçam para o cliente qual é o problema dele e como resolvê-lo.

  • No topo do funil, o lead tem pouco conhecimento sobre o problema que enfrenta. Então, o ideal é enviar conteúdos que o ajudem a definir com mais precisão que tipo de solução ele precisa;
  • No meio do funil, você aprofundará os conteúdos que já compartilhou com o lead, entrando em detalhes que o deixem mais seguro para uma decisão de compra;
  • No fundo do funil, quando o lead já tiver um amplo conhecimento sobre que tipo de solução precisa, você oferece conteúdos que o ajudem a se decidir, como comparativos entre produtos e serviços, cases de sucesso de outros clientes ou um contato direto com um consultor da sua empresa.

Pense nesse processo como um livro, no qual os primeiros capítulos o leitor começa a conhecer os personagens, no meio do livro já está familiarizado com a história e no final já está ansioso pelo desfecho. É assim que você utilizará o e-mail marketing para criar um relacionamento com seus leads e levá-los até a conversão, criando o contexto ideal para que eles queiram comprar de você.

Percebeu como o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta para encaminhar seus leads para a conversão? Com o conteúdo certo, no momento certo, você ajuda seus leads a se decidirem mais rapidamente sobre a compra, tornando seu funil de vendas mais ágil e eficaz!

Você já utiliza o e-mail marketing para tornar seu funil de vendas mais efetivo? Conte sua experiência nos comentários!

 

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