Planejando uma boa estratégia de marketing integrado com foco no marketing digital

No universo on-line, não basta abrir uma conta em uma rede social para conquistar espaço para sua marca.

Criar um planejamento estratégico, no Excel que seja, e medir os seus resultados permitirão que você tenha retorno na prática (show me the Money!).

Pense na sua melhor forma para integrar as diferentes ferramentas de marketing digital — como sites, blogs e redes sociais — tendo assim uma comunicação eficiente e assertiva.

Descubra através deste post, como aplicar uma boa estratégia para suas próximas ações de marketing integrado.

Por que realizar uma estratégia de marketing integrado?

porquerealizar

Os benefícios de dedicar tempo e colocar esforços em uma estratégia de marketing digital integrado estão diretamente ligados ao diálogo que você terá com o seu cliente, e a coerência de transmitir para ele a mesma mensagem em diferentes ambientes.

Em suma, trace uma linha de entrada após o planejamento de uma campanha, tratando do mesmo assunto, mas de forma diferente em cada local onde for divulgar sua mensagem.

Um esquema prático:

  1. Crie o conteúdo do Post do Blog da semana oferecendo informações que valorizem o tema da sua campanha de E-mail Marketing. Antes de disparar o e-mail, lembre-se de enviar o conteúdo do Blog para a lista de pessoas cadastradas para receber isso;
  2. Dispare o seu e-mail marketing poucos dias após abordar o assunto no Blog. Lembre-se de que no e-mail os argumentos de venda devem suprir ou conter os valores do tema abordado no seu texto;
  3. Depois divulgue no Facebook o conteúdo do Blog, com uma chamada que remeta ao principal argumento de valor do seu texto. De preferência faça isso no mesmo dia do e-mail marketing;
  4. Agora replique isso no Twitter (frase curta e com argumentos fortes de valor); no Linkedin (imagens corporativas que ilustrem e tenham apelo ao público que está por ali);
  5. Sendo possível, crie ou busque um vídeo sobre o tema no Youtube e divulgue isso nos mesmos ambientes sociais que citei acima, trazendo o assunto à pauta daquela semana, quinzena ou até mês.

Cada link colocado e divulgado pela sua marca, vai te ajudar a levar pessoas para o seu site possibilitando novos cadastros, vendas ou downloads dos seus conteúdos.

Sabendo as metas que você tinha quando começou a campanha dá pra medir se os resultados foram alcançados. Depois é melhorar o que ficou longe do objetivo e investir no que deu certo!

Como fazer uma boa estratégia de marketing integrado?

comofazerumaboaestrategia

Para uma estratégia eficiente é interessante que você tenha um bom entendimento sobre três questões:

1. Personas:

Elas irão ajudar-lhe a conseguir escrever seu conteúdo da melhor forma para o perfil de público que você quer atingir.

O que são personas? Neste artigo você saberá tudo sobre elas: Adote uma “Persona” e melhore o relacionamento com seu público!

2. Canais de Comunicação Online:

Entenda quais canais online (Site, Redes Sociais, Blogs etc.) que você e sua equipe conhecem e então responda a pergunta:

Com quais iremos trabalhar?

As opções são variadas e tem públicos pra tudo:

Adwords, Blog, Facebook, Twitter, Linkedin, Slideshare, Youtube, Vimeo, SnapChat, Periscope, Pinterest, Google +, Apps, Portais, Sites Parceiros, enfim, hoje até o Twitter possui seu formato de anúncios, portanto, se está online dá pra divulgar.

3. Orçamento:

Quanto você pode investir?

A gestão desses canais e das comunicações será feita internamente ou por terceiros?

Pense nisso para evitar frustrações prematuras. Se você não conhece, estabeleça um valor e um tempo para o “custo do aprendizado”.

Evite o “achismo”, teste muito as suas percepções até entender o que o seu cliente realmente precisa.

Organizando essas informações, você irá conseguir tirar a ideia do papel e desenvolver um trabalho contínuo para ter com o tempo melhores resultados nos seus posts, artigos, e-books, divulgações e anúncios de produtos e/ou serviços.

Comece seu planejamento hoje que dá tempo de garantir o ano!

E você, como faz sua estratégia de marketing integrado? Comente! Conte para nós como o seu negócio lida com o assunto!

Avalie este artigo:
Planejando uma boa estratégia de marketing integrado com foco no marketing digital
4.63 (92.5%) 8 votos

ATUALIZAÇÕES GRÁTIS

Cadastre-se abaixo para receber no seu e-mail artigos legais como este!

Gostou? Compartilhe:

2 Comentários

  1. Elisa disse:

    Excelentes dicas!

Deixe seu comentário!