4 dicas para um Call to Action (CTA) realmente eficiente!

O CTA, sigla para Call To Action, é um elemento chave em qualquer campanha de e-mail marketing. É ele o grande responsável por conduzir o leitor a agir de acordo com a chamada, atingindo, assim, o objetivo da campanha, influenciando diretamente na taxa de conversão de cada e-mail enviado.

Na verdade, não existe um modelo ou um padrão único para criar um CTA eficiente, pois seu sucesso depende de vários fatores, como o perfil do público-alvo das campanhas, o produto oferecido e até mesmo o estágio em que o cliente se encontra no funil de vendas.

Então como criar um Call to Action (CTA) realmente eficiente? O que fazer para aumentar a taxa de conversão de cada um deles? Confira nossas 4 dicas!

Crie um Call To Action – CTA – claro e objetivo

Crie um Call To Action – CTA – claro e objetivo

Um call to action arrasador precisa ser objetivo, deixando claro para o usuário sobre o que ele irá receber em troca após clicar no link sugerido em seu e-mail marketing.

Também é importante não prometer mais do que você pode entregar ao cliente quando ele clicar em seu CTA. Isso é importante para evitar que o público tenha suas expectativas frustradas, prejudicando a percepção de qualidade sobre seu produto ou serviço.

Exemplos:

   Crie-um-Call-To-Action-–-CTA-–-claro-e-objetivo

Faça chamadas persuasivas

Faça chamadas persuasivas

A tradução de Call to Action (CTA) é Chamada para Ação, logo fazer com que elas sejam persuasivas é fundamental. Um CTA eficiente tem poder de persuasão e capacidade de convencer o leitor a fazer o que a empresa espera dele.

Para que suas campanhas de e-mail marketing consigam gerar esse estímulo em seu público é indispensável criar chamadas que gerem um senso de urgência em seus leitores, para que eles percebam a importância de clicar em seu CTA tão logo recebam o e-mail.

Você pode fazer isso usando verbos no imperativo, como “faça o download” ou “compre agora”. Abuse também de chamadas que deixem seus usuários entenderem que estão levando vantagem, como “economize já” ou mesmo “baixe grátis”.

Você também pode lançar mão de estratégias de personalização do e-mail para entregar ao seu público mensagens verdadeiramente relevantes. Isso faz com que o leitor se sinta individualmente valorizado e dê mais importância ao que o CTA oferece.

Faça chamadas persuasivas

Use cores chamativas

Use cores chamativas

O CTA deve ser o elemento que mais chama a atenção em uma campanha de e-mail marketing, mais do que as imagens ou que o texto das campanhas. Toda a leitura do e-mail deve conduzir a atenção do usuário para o seu CTA, para aumentar sua taxa de conversão.

Cores quentes e chamativas como o amarelo, vermelho e laranja são boas opções que podem ser exploradas em suas campanhas de e-mail. No entanto, tenha cuidado para não se exceder e deixar o layout visualmente poluído.

Procure se informar sobre as teorias do design e psicologia das cores e como a estética pode trabalhar a seu favor, influenciando o cliente a aderir à sua campanha.

Use cores chamativas

Invista nos testes A/B

Invista nos testes AB

Mesmo seguindo todas as dicas anteriores, é possível que você tenha dúvidas sobre qual a melhor cor, chamada e até mesmo qual o posicionamento ideal de seu CTA. Os testes A/B são excelentes ferramentas para ajudar você a descobrir qual é o melhor formato de Call to Action para a sua campanha de e-mail.

E fazer um teste A/B é bem simples. Crie duas ou mais versões do mesmo e-mail, alterando apenas algumas características de seu CTA. Depois de enviado o e-mail, veja qual CTA gerou maior conversão e o use como padrão nas próximas campanhas.

É importante lembrar que você deve testar apenas um elemento de seu CTA por vez — cor, posicionamento, fonte, chamada etc. ―, para ter certeza sobre qual característica realmente faz a diferença e deve ser implementada em definitivo.

Agora que você já sabe o que fazer para criar um CTA eficiente, é hora de colocar seus conhecimentos em prática e aumentar a taxa de conversão de suas campanhas de e-mail marketing.

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