Os 5 segredos que você precisa saber para melhorar a reputação do seu email marketing

//Os 5 segredos que você precisa saber para melhorar a reputação do seu email marketing

Os 5 segredos que você precisa saber para melhorar a reputação do seu email marketing

O envio de email marketing como forma de promover produtos, marcas e alavancar as vendas de uma empresa têm se tornado uma prática comum no universo do marketing digital — basta abrirmos nossa caixa de e-mail para confirmar isso.

Contudo, o sucesso dessa estratégia está atrelado a um fator extremamente relevante: a reputação de email marketing. Em linhas simples, é essa reputação que indicará a relevância do conteúdo veiculado por suas mensagens de e-mail, definindo-as ou não como spam.

No post de hoje, vou  mostrar as 5 formas de melhorar a reputação do seu e-mail marketing para te ajudar a aproveitar essa moderna ferramenta em sua totalidade. Vamos lá?

1 – Troque o domínio caso reformule sua estratégia de email marketing

Essa é uma das soluções mais comuns nas empresas, quando a estratégia de e-mail marketing é mal elaborada e o seu domínio é categorizado de forma negativa pelos servidores de e-mail. Neste caso, a saída mais fácil é trocá-lo e buscar reformular a estratégia de marketing.

Porém, é importante mencionar que, ao possuir um domínio novo, os servidores de e-mail categorizarão as suas mensagens como novas/suspeitas — afinal, não haverá nenhum tipo de histórico delas. Por isso, é preciso agir com cautela para que o domínio não seja novamente qualificado negativamente.

2 – Mantenha e aperfeiçoe o seu domínio 

Em certas situações, trocar de domínio pode não ser muito interessante, especialmente em grandes empresas, que têm uma vasta gama de clientes e podem perder grande parte deles. Nesse tipo de situação, o mais indicado é manter o domínio, mas promover algumas mudanças para que a sua reputação melhore.

Entre as principais medidas, podemos destacar:

  • rever frequência dos envios;
  • diminuir listas de transmissão;
  • facilitar o cancelamento da assinatura pelo usuário.

3 – Segmente os envios de acordo com a oferta

Outra estratégia na hora de disparar e-mails marketing é segmentar o envio de acordo com o tipo de oferta. Essa medida aumenta consideravelmente a atratividade dos anúncios, pois o seu conteúdo estará alinhado aos interesses daquele determinado grupo de contatos. Por esse motivo, você tem muito mais chances de obter retorno em suas ações de marketing.

[formulario]

4 – Elabore conteúdos atrativos

A chave para melhorar a reputação do seu email marketing está na qualidade do conteúdo promovido. É preciso estar atento a esse item, pois a rejeição dos seus e-mails por parte dos seus contatos pode interferir na qualificação, e fazer com que as mensagens sejam sinalizadas como spam pelos servidores.

Por isso, é fundamental elaborar uma persona para a sua estratégia e enviar somente mensagens que possam ser atrativas a ela. De certa forma, segmentar o conteúdo é uma maneira estratégica de torná-lo mais atrativo e relevante para determinado grupo.

5. Mantenha uma quantidade equilibrada de envios

Os e-mails devem ser enviados em quantidades moderadas e com a frequência ideal. Enviar muitos e-mails em um curto período de tempo pode gerar o efeito contrário, fazendo com que o cliente desaprove a campanha ao ver sua caixa de entrada repleta de e-mails do mesmo remetente.

O ideal é que a quantidade de e-mails seja ajustada de forma gradativa, conforme a empresa analise o feedback da estratégia. Por exemplo, se com poucos e-mails a estratégia não obteve o sucesso esperado, mandar mais mensagens pode afastar seu cliente ainda mais.

Como você viu, melhorar a reputação de e-mail marketing não é nenhuma tarefa impossível, mas depende de algumas medidas. Agora que você já sabe quais são elas, dê o próximo passo e coloque-as em prática!

Que tal acrescentar mais conhecimento com o conteúdo A importância de uma boa reputação no e-mail marketing? Fique a par das novidades do blog em primeira mão.  Assine a nossa newsletter.

2017-06-20T12:00:08-03:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

Deixar Um Comentário