A importância de uma boa reputação no e-mail marketing

//A importância de uma boa reputação no e-mail marketing

A importância de uma boa reputação no e-mail marketing

Tem muita gente por aí profetizando a morte do e-mail há anos, porém, cada vez mais ele mostra sua capacidade em sobreviver, mesmo com o crescimento da preocupação dos provedores em avaliar a reputação das mensagens recebida por eles.

Em uma pesquisa mundial realizada pela Ipsos Global Public Affairs, ficou provado que 85% dos usuários da internet utiliza o e-mail como forma de comunicação. Essa é uma realidade que está muito longe de acabar.

 

O que você precisa saber sobre e-mail marketing

O que voce precisa saber sobre e-mail marketing

Por ser bastante popular, há um público gigantesco que pode ser atingido por meio de e-mail. O contato é realizado de forma direta, como se fosse uma conversa cara a cara. Esse tipo de relação transmite mais credibilidade ao consumidor. Além disso, os custos para enviar e-mails marketing são baixos, o que te permite ter um bom retorno do investimento.

Para ter bons resultados, uma série de cuidados são necessários e, principalmente, um bom planejamento — assim como em qualquer outra ação de marketing. Afinal, não adianta ter boas mensagens se o seu e-mail só cair na caixa de spam ou se o seu destinatário não abri-las.

 

A importância da boa reputação para o e-mail marketing

A importância da reputação no e-mail

É importante entender exatamente o que é uma “boa reputação” quando o assunto é e-mail.

Ao enviar e-mails marketing, todos os fatores que envolvem esse envio são avaliados pelos servidores, como a quantidade de devoluções, números de interações, quantidade de descadastros, quantidade de denúncias de spam etc. Isso tudo influencia na sua reputação.

Essa reputação determina a forma como o servidor de e-mail dos seus destinatários enxerga seus e-mails marketing e realiza as entregas. Mensagens de remetentes considerados mais suspeitos correm o risco de serem marcadas como spam — o que prejudica a taxa de abertura delas. Mas se você tiver uma boa reputação, seus resultados serão melhores, pois haverá mais garantias de que a entrega de e-mails na caixa de entrada dos seus destinatários ocorra.

A boa reputação é fundamental para o sucesso das suas estratégias de e-mail marketing. É através dela que você garantirá que sua mensagem seja lida por seus destinatários.

 

Como construir uma boa reputação no e-mail marketing

Existem 3 fatores principais que influenciarão a construção de uma boa reputação para seu e-mail marketing. São eles:

  1. O servidor utilizado por você ou pela sua empresa

o Servido utilizado

O servidor de e-mail que sua empresa escolhe é aquele que “armazena” (hospeda) as suas mensagens. É onde ficam as suas caixas de correio eletrônico (exemplos: Locaweb; Gmail; UOL; etc.). O remetente que você vai utilizar nas suas mensagens de e-mail marketing terão o seu endereço registrado nesses servidores, por isso eles devem ter uma boa qualidade e reputação por si só.

Servidores “poluídos”, com altas taxas de reclamação e denúncia por spam ou muitos usuários desconhecidos, acabam ficando marcados como fontes ruins de e-mails e são um fator a mais para levar a mensagem para a caixa de spam.

Lembre-se de sempre fazer as suas configurações de segurança no servidor do seu “remetente” e evite utilizar endereços de servidores “públicos” como Hotmail, Yahoo, Gmail, pois eles não permitem que essas configurações sejam feitas, derrubando muito a reputação do seu envio.

 

  1. A infraestrutura de envio

a-infraestrutura-do-envio

É preciso também ter cuidado como a forma como os e-mails marketing são enviados. O primeiro passo é a seleção dos destinatários. É importante que você crie uma lista de contatos de qualidade, somente com pessoas que demonstraram interesse em receber suas mensagens. Jamais compre listas prontas, pois elas estarão cheias de e-mails inexistentes ou inativos e de pessoas que não estão interessadas no seu contato. Lembre-se de que isso só prejudicará a qualidade do seu e-mail marketing e, consequentemente, sua reputação.

 

  1. A qualidade do conteúdo

a-qualidade-do-conteúdo

Conseguir enviar o e-mail não é o suficiente. Você deve garantir que a mensagem seja interessante para o destinatário. Mandar somente ofertas de produtos ou enviar um tipo de conteúdo que seu contato não demonstrou estar afim de receber pode gerar desinteresse e, em casos mais extremos, até uma denúncia de spam. Sua reputação e o sucesso da sua estratégia sairão prejudicados com isso.

 

Em suma, pouco adianta ter ideias mirabolantes se sua estratégia de e-mail marketing não é bem planejada e não conta com a ajuda de boas ferramentas de envio. Ter esses cuidados ajudará a garantir que sua marca tenha uma boa reputação e que a mensagem chegue ao destinatário.

 

Agora você já sabe o que é necessário fazer para ter uma boa reputação no e-mail marketing da sua empresa. Então nos conte o que achou desse post e compartilhe suas ideias nos comentários!

2019-02-08T11:54:37-03:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

Deixar Um Comentário