Afinal, qual a frequência ideal de envio de e-mail marketing?

Sabe quando você abre a sua caixa de entrada e encontra uns cinco e-mails de uma mesma empresa, com produtos e serviços que não lhe interessam? A sensação não é muito agradável, não é? E quando aquele envio de e-mail marketing perdura, todos os dias?

É preciso ter bastante cuidado para não ser você a causar má impressão nos seus clientes e naquelas pessoas com quem pretende fechar negócio no futuro. Mesmo que eles autorizem o recebimento de suas campanhas, não vale a pena ser um spammer.

Que tal estudar um pouco mais sobre a frequência ideal de envio de e-mail marketing? Leia o post e entenda.

Quais são os benefícios do envio de e-mail marketing?

O uso do e-mail marketing não é uma tecnologia assim tão recente, mas se tornou importante ferramenta de comunicação. É um canal que só cresce e, como estratégia de marketing para empresas, tem relação direta com a fidelização e experiência do cliente.

Ele viabiliza a customização do que você deseja divulgar e traz a garantia de que as mensagens cheguem de fato aos destinatários.

No entanto, é preciso saber como e quando enviar esses e-mails, para que atinjam da melhor forma o público escolhido. Os envios em excesso de e-mail ou mensagens muito espaçadas podem despertar sentimentos diferentes daqueles que você deseja criar. Por isso, vale a pena avaliar sua audiência, a relação dela com seus produtos, e chegar à frequência ideal de envio.

Mas como identificar a frequência ideal de envio de e-mail marketing?

Não existe um manual ou fórmula pronta sobre o envio de e-mail marketing para seus leads e clientes. Mas algumas dicas e princípios podem ser observados, facilitando seu entendimento com os destinatários de suas mensagens e sua experiência com a estratégia:

  • Converse com os assinantes

Enquetes e pesquisas de opinião podem ajudar bastante. Ou mesmo entrevistar os clientes em potencial. Os assinantes te dirão o que pensam a respeito das suas campanhas e o que deve ser melhorado. Além disto, pode-se estreitar o relacionamento com eles e conhecer melhor as suas demandas. O material reunido auxiliará imensamente na montagem de suas campanhas de e-mail marketing.

  • Estude o objetivo de seu e-mail

Pense no tipo de divulgação a fazer. Está relacionado a promoções? Eventos? Quando ocorre? A frequência semanal pode ser uma boa ideia para a maioria dos casos. Mas se o enfoque é manter um relacionamento mais aceso com a clientela, pode ser interessante não espaçar tanto os envios. Contudo, é importante entregar conteúdos realmente úteis e interessantes.

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  • Menos pode ser mais

A ideia de maior envio de e-mail marketing ser proporcional à obtenção de mais retornos está muitas vezes equivocada. Busque criar relevância em seus contatos, ao invés de redundância.

  • Tome cuidado com os filtros

Servidores de e-mail acompanham como você se comporta. Se desejar aumentar a frequência de envio, faça isso de maneira gradual. Os filtros podem identificar como um spammer quem passa muito tempo sem enviar nada, e de repente envia muitas mensagens em pouco tempo.

  • Monitore os cancelamentos

Se a taxa de pessoas que cancelam sua assinatura é alta, há algo de errado em sua campanha. É o momento de parar e rever sua política de envio. Aproveite e ofereça um formulário a quem está fazendo o cancelamento, para que comentem os motivos desta ação. Isso pode te ajudar a identificar alguns problemas. Feedbacks são sempre válidos.

  • Chame a atenção logo no título

Mas de forma positiva. O conteúdo relevante já no assunto facilita a abertura destes e-mails, e serão menores as chances de pararem na lixeira.

A escolha da frequência de envio de e-mail marketing tem seu efeito em longo prazo. Por isso, é essencial estruturar sua campanha de forma bem-feita desde o princípio das ações a tomar.

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