“Magiiina, vó, eu adorei as meias!”
Será que existe alguma senhora no mundo que jamais ouviu esta mentirinha?
Confesso que nunca entendi essa obsessão que as avós têm por pares de meias. E por que tentam empurrá-los — com a melhor das intenções, é claro — aos pobres netinhos.
Mistérios clássicos à parte, existe algo que pode ser concluído da história acima: essas avós não conhecem bem seus netos.
Ainda que imbuídas do mais nobre propósito, não conseguem agradar os pimpolhos.
“No meu tempo…”
Você já imaginou que pode estar cometendo o mesmo equívoco que a turminha do bingo?
E que sua estratégia de marketing, elaborada com tanto suor e capricho, pode não “dialogar” bem com seu público?
Caro leitor, talvez seja a hora de perguntar…
Quem são os meus clientes?
Até onde sei, conversar com uma pessoa é a melhor maneira de compreendê-la.
Portanto, fale com o seu público. Ligue para ele. Elabore, sozinho ou junto de sua equipe, uma pesquisa para, de fato, entendê-lo.
E antes que você venha com aquele papo de “estou sem tempo”, saiba que os questionários também podem ser enviados por e-mail (lembrando, é claro, que devem ser curtos e diretos, afinal o tempo do cliente é tão valioso quanto o seu).
O que eu preciso saber sobre meu público, afinal?
Descubra o que levou as pessoas a se tornarem — ou não — clientes da sua empresa. Arranque delas os motivos pelos quais escolheram — ou dispensaram — você.
Detalhe: é muito importante aplicar uma apuração transparente das informações captadas, incluindo não somente seus pontos positivos, mas os negativos também — estes, aliás, são ótimos indícios para seu progresso.
Logo, não restrinja sua pesquisa a clientes cativos. Contate também ex-clientes e leads que foram perdidas. Tome nota de todas as queixas, certo?
Em suma: conheça profundamente seu público, a ponto de saber o que pensa, quais são seus desejos e o tipo de temperamento que ele tem. [formulario]
Nome aos bois
Quando tiver a personalidade de seu cliente na ponta da língua, dê um nome a ele(a).
“Hã? Sério?!”
Sim! Rogério, Ademir, Vanessa, Gian (lindo este último, não?)… Qualquer um.
Basta escolher o nome que tenha a cara do seu cliente. Ao fazê-lo, e compartilhar suas características com cada setor da empresa, todos os colaboradores saberão com quem estão lidando. Olha que legal!
É muito mais fácil relacionar-se com alguém que tenha um nome e uma personalidade. E esta é a base do conceito de PERSONAS.
O que são “Personas”? Como vivem? Do que se alimentam?
Uma persona — ou buyer persona, como eles dizem lá —, nada mais é do que a personificação de seu público. Trata-se de um método simples e eficaz de segmentação mercadológica.
Estabelecer personas, acredite, é algo vital para nortear as estratégias de marketing de sua empresa, pois, ao conhecer os objetivos e as limitações do público, sua comunicação torna-se assustadoramente mais assertiva.
Trabalhando com Personas
É imprescindível que toda a comunicação de sua empresa, do SAC ao design do site, converse diretamente com a persona identificada. Daí a importância de compartilhar suas características com os demais colaboradores da empresa.
Cada banner, flyer ou newsletter enviada deverá assumir uma linguagem adequada à esta persona.
Vejamos um exemplo: se a sua persona for o Lorenzo, um empresário cinquentão admirador de whiskies puro malte; o caráter de sua comunicação deverá ser elegante, sóbrio e com tipografia graúda (pois Lorenzo não gosta de espremer a vista para enxergar fontes minúsculas), entendeu?
Mais um: caso sua persona seja a Caroline, adolescente que frequenta o ensino médio, consumidora compulsiva de bijuterias e absolutamente maluca pelos garotos do One Direction (gosto não se discute…), sua empresa deverá dialogar com ela de maneira bem solta, amparada por emoticons, cores vibrantes e design moderno.
Ai, chefia. Dá pra resumir?
Dá sim! Vamos lá:
1# Realize uma pesquisa junto de seu público;
2# Identifique suas características comuns;
3# Determine a personalidade de sua persona;
4# Dê um nome a ela;
5# Divulgue sua identidade (e atributos) para toda a empresa;
6# Assuma uma linguagem compatível à persona identificada;
7# Melhore a relação com seu público!
Dicas PERSONAlizadas!
• Elabore um questionário engenhoso para identificar personas, cujas respostas o levarão, de fato, a algum lugar.
• Não conte com amigos ou pessoas próximas para responder a pesquisa. Isso o induziria a resultados imprecisos. Procure sempre uma amostragem de clientes neutra.
• Facilite a vida dos entrevistados com questões de múltipla escolha. Mais uma vez: o tempo de seu cliente é valioso.
• Atenção redobrada ao design do seu site. Sua persona deve sentir-se plenamente confortável navegando nele, ok?
***
Bem, por hoje é só, pessoal!
Até a próxima!
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