A prática de enviar e-mail marketing deve fazer parte do planejamento do marketing digital. Por mais que alguns gestores ainda duvidem da efetividade dessa ferramenta, as pesquisas comprovam que esse mercado está em plena expansão.
Uma pesquisa realizada pela Rock Content em 2018 mostrou que 76,7% das empresas adotam a estratégia de e-mail marketing e que, dessa porcentagem, 96,1% acreditam na eficácia da ferramenta.
Contudo, com tanto e-mail sendo enviado, é comum que erros aconteçam. Eles podem ser inofensivos e até engraçados — um novo e-mail com pedido de desculpas pode resolver —, mas, caso o erro seja grave, como o preço errado de um produto, a empresa pode acabar tendo grandes problemas, assim como o colaborador que, infelizmente, não atentou ao deslize.
Para evitar essas situações, separamos os 7 erros mais frequentes ao enviar um e-mail marketing, além de dicas de como evitá-los. Confira!
1. Começar a mensagem com “bom dia/tarde/noite” e ser impessoal
“Bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” no cabeçalho de um e-mail: esse é um erro que traz poucos constrangimentos, mas a mensagem fica mais adequada quando ele é evitado. A explicação é simples: a saudação está diretamente ligada a um momento do dia e é quase impossível você saber quando o e-mail será aberto.
Por isso, sugiro que você comece com cumprimentos simples. Escreva “olá!”, “prezado/prezada…” ou qualquer outro vocativo simpático que não traga estranhamento. Abrir um e-mail às 20h que começa com “Bom dia” fica um pouco fora de propósito, não acha?
Além disso, nunca envie um e-mail a um cliente de um contato noreply@seudomínio.com ou nãoresponda@seudomínio.com.
Quando você faz isso, o cliente tem a certeza de que está recebendo a mensagem de uma máquina, além de fechar um possível canal de comunicação. Ao utilizar o nome do usuário no e-mail e assinar com o seu nome, você estará levando pessoalidade à mensagem e aumentará as chances de receber uma resposta ou de o lead engajar no call-to-action.
2. Esquecer anexos e errar o destinatário
Alguns provedores de caixas de e-mail, como o Gmail, informam que faltou o anexo antes de você concluir o envio de uma mensagem. Mas como eles sabem disso? O sistema identifica a palavra anexo e suas variáveis, e a partir delas pergunta: “você não se esqueceu de anexar algo?”
Contudo, caso você tenha centenas ou milhares de pessoas como destinatárias e use uma ferramenta externa de e-mails, essa mensagem não aparecerá e você estará enviando uma mensagem vazia para milhares de pessoas. Se o objetivo do e-mail enviado era dar um cupom de desconto ao usuário, imagine a frustração de quem abrir o e-mail e não encontrar o cupom.
Pior do que você se esquecer de enviar o que prometeu é fazer isso para a pessoa errada! O servidor do Google também permite habilitar um prazo para desistir de enviar a mensagem. Eu mesmo configurei o tempo de 30 segundos de espera para a mensagem sair. Pode parecer pouco, mas foram muitas as vezes em que fui salvo por esse recurso “amigo”.
Quando enviamos e-mails via ferramentas, não é possível confirmar cada destinatário. Por isso, a segmentação e a nomeação das listas é tão importante. Já imaginou enviar um cupom de desconto para os aniversariantes do mês errado? Então, fique de olho nesses detalhes.
SAIBA MAIS: Como Atualizar uma Lista de Contatos para futuras estratégias
3. Não assinar com suas informações de contato
Deixar o rodapé em branco pode parecer um detalhe bobo, mas pense bem: quando se trata da comunicação entre duas empresas, empresa-cliente ou de setores distintos de um mesmo negócio, as informações de contato na assinatura podem ser cruciais na hora de uma urgência.
É frequente que as pessoas voltem a uma conversa de e-mail para buscar um número de contato. Então, deixe sempre esse tipo de informação disponível no fim das suas mensagens.
4. Responder a todos quando se quer só falar com um
Enviar uma resposta para várias pessoas quando, na verdade, você gostaria de falar com apenas uma: esse é um dos erros mais antigos desde a própria popularização do e-mail — e que até hoje não foi solucionado. Em conversas que envolvem diversos endereços, muitas vezes nós queremos trocar informações com poucos. Mas basta um minuto de desatenção e acabamos respondendo a todo mundo.
Por isso, sempre que houver necessidade, crie um novo e-mail em vez de responder à mensagem que já existe (com diversos endereços vinculados). É mais seguro para você e para a sua empresa.
5. Não utilizar uma boa ferramenta de e-mail marketing
No início de um negócio, é possível utilizar apenas o e-mail corporativo para se comunicar com fornecedores, funcionários e clientes. Contudo, é chegada a hora em que sua empresa já tem milhares de contatos de clientes, em diversas fases de compra.
Assim, fica praticamente impossível fazer uma boa administração e gestão desses dados. Por isso, a melhor alternativa é pesquisar e buscar uma boa ferramenta de e-mail marketing que consiga auxiliar nas automações, categorização de leads, segmentação de campanhas, testes A/B, entre outras funcionalidades.
6. Não segmentar as campanhas
É comum que alguns gestores inexperientes se preocupem mais com a quantidade do que a qualidade dos envios de e-mails. Esse é um erro comum e que pode levar as suas campanhas diretamente para a caixa de spam do destinatário.
O fato de sua marca contar com um mailing de 10 mil contatos não significa que você deverá sempre enviar e-mails para todas essas pessoas. As segmentações devem existir e podem categorizar o lead sob vários aspectos: jornada de compra, conteúdos abertos, data de aniversário, status de relacionamento, profissão, localização, entre diversas outras possibilidades.
Portanto, é preciso criar conteúdos focados em cada segmentação e, periodicamente, realizar uma nova segmentação de listas, pois os leads acabam migrando de estágios ou precisam ser eliminados, porque não têm mais afinidade com o produto ou serviço oferecido.
7. Não mensurar o resultado das campanhas
Como realizar mudanças ou avaliar se o trabalho de e-mail marketing está dando bons frutos, se você não mensura os resultados das campanhas? Atualmente, quase todas as ferramentas dessa categoria já oferecem insights e relatórios específicos com o resultado das campanhas.
Assim, é preciso estabelecer KPIs, indicadores-chave de performance, e avaliar periodicamente os envios e resultados de cada campanha. É possível analisar o número de e-mails abertos, número de cliques nos e-mails, número de descadastramentos, entre outros dados.
Depois dessa lista, ficou fácil identificar quais são os erros mais comuns ao enviar e-mail marketing e como evitá-los. Essa organização nas ações, certamente, aumentará a eficiência das suas campanhas e, consequentemente, das vendas.
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