Entenda o que é uma lista de contato opt-in no e-mail marketing

/, Estratégia/Entenda o que é uma lista de contato opt-in no e-mail marketing

Entenda o que é uma lista de contato opt-in no e-mail marketing

Com as mudanças nos canais e comportamentos de consumo, a antiga era do marketing interruptivo e de intrusão vem perdendo força. Atualmente, o mais importante é conquistar a autorização do cliente para que você entre em contato e lhe mostre o que o seu negócio traz de benefícios e soluções.

Tal característica é especialmente destacada em campanhas de e-mail marketing, que vêm evoluindo junto com os clientes. Se, antes, disparar e-mails aleatórios poderia trazer algum efeito razoável, hoje se trata de uma prática que poderá prejudicar completamente a imagem da sua marca.

É nesse cenário que surge o conceito de lista de contato opt-in. Para entender melhor, veja a seguir do que se trata essa possibilidade e como usá-la a seu favor.

O que é uma lista de contato opt-in?

Uma lista de contato opt-in consiste em um cadastro de e-mail em que todos os contatos foram fornecidos voluntariamente. Essa permissão é conferida quando as pessoas assinam a sua newsletter ou aceitam receber mensagens eletrônicas de divulgação, como acontece antes de tomar uma decisão de compra.

Essa possibilidade é bem diferente de ter uma lista de contatos comprada. Neste último caso, o conjunto de endereços de e-mail é adquirido de forma que muitas pessoas sequer conheçam a sua marca ou tenham ouvido falar sobre os produtos que você oferece no mercado.

Como característica geral, nenhuma delas autorizou a sua empresa a enviar e-mails marketing diretamente para sua caixa de entrada, gerando mais prejuízos do que vantagens.

Por que uma lista de contato opt-in é importante?

Ter uma relação de endereços eletrônicos permitidos é importante, em primeiro lugar, para evitar que as campanhas de e-mail marketing sejam marcadas como spam. Além dos provedores, o próprio destinatário pode estranhar a comunicação não autorizada e bloquear seu endereço eletrônico.

Isso diminui consideravelmente as chances de sucesso de uma campanha e aumentam os custos, tanto para o seu negócio quanto para a plataforma de envio. Em suma, trata-se de uma forma de tentar combater a compra de informações de contato ou a captação aleatória de endereços encontrados na web.


Como identificar se a lista de contato é ou não opt-in?

Para identificar se a sua lista de contato é ou não opt-in, deve-se focar em uma ideia fundamental: ter a permissão. Verifique se esses contatos autorizaram, especificamente, o envio de e-mails marketing ou se tomaram ações que, por livre e espontânea vontade, autorizam seus e-mails.

Endereços obtidos a partir da inscrição na newsletter do seu site fazem parte de uma lista de contato opt-in, assim como as permissões de quem decidiu receber as novidades por esse canal.

Quem fornece as informações de contato em uma landing page — como para fazer um teste ou download gratuito de seu material — também autoriza a prática.

Por outro lado, quem simplesmente se inscreveu em seu site — sem marcar a opção de recebimento de mensagem — não deu a autorização para o contato. E não é uma lista de contato opt-in aquela elaborada a partir de e-mails tirados de cartões de visita e, muito menos, aquelas que foram compradas.

Como reverter a situação quando a lista não for opt-in?

Caso você note que não tenha uma lista de contato opt-in, poderá consertar o problema. Se todo o cadastro não contar com o consentimento alheio, o melhor é começar tudo novamente. Caso alguns contatos tenham desejado receber a comunicação, mantenha esses contatos e reinicie a estratégia.

Para aqueles que não permitiram o envio de e-mails marketing, informe-lhes sobre a realização de um boletim informativo e peça para que confirmem seu interesse. Isso vai ampliar o número de pessoas que deram autorização.

Depois disso, construa uma estratégia capaz de captar os e-mails dos clientes. Dessa vez, de maneira persuasiva, mas não intrusiva. Aposte, por exemplo, no marketing de conteúdo como forma de oferecer informações úteis e ricas, em troca de alimentar o relacionamento.

Invista também na criação de formulários no seu site e dê especial destaque ao cadastro na newsletter.

Uma lista de contato opt-in tem todos os e-mails obtidos com consentimento dos usuários, que deram autorização para a comunicação e envio de e-mails marketing. A ferramenta é muito importante para os bons resultados de campanhas.

Vale a pena analisar a sua lista e convertê-la, caso não seja desse tipo.

E aí? Você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? Conte para nós nos comentários.

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário