Você já deve ter entrado em um site e se deparado com uma página que não é a home, mas que lhe pedia o seu e-mail ou alguma outra informação. Essa é a landing page, uma tela de conversão com o objetivo de gerar uma venda direta, capturar um novo cadastro (lead) ou ter um cadastro de relacionamento para o envio de uma newsletter, por exemplo.
Neste post você aprenderá como uma landing page pode te ajudar a potencializar as suas vendas. Vamos lá?
Elementos essenciais em uma landing page
Existem algumas características que são importantes no momento de construir sua página de conversão e que te ajudam a converter leads. Entre elas estão:
Informações básicas
Solicite o preenchimento do mínimo possível de informações. O aconselhável é que seja apenas o endereço de e-mail, mas se quiser algo mais personalizado e se sua plataforma de envio admitir essa personalização, você pode solicitar o nome do usuário também, por exemplo.
Elementos visuais
A cor laranja é indicada para incentivar uma ação, utilize-a com setas que indicarão ao usuário o caminho que você deseja, como e onde ele deve colocar o e-mail dele para ter acesso ao que você está prometendo.
Use ícones para facilitar a leitura e tenha espaços em branco, chamados de tempo de respiro. Quando uma página está muito cheia de informação, nosso cérebro não consegue captar nada e a tendência é fecharmos a página.
Incentivo
Utilize gatilhos mentais que incentivem a compra, como: últimas vagas; promoção apenas este fim de semana; oferta apenas para clientes cadastrados e uma seta indicando “faça seu cadastro agora”. Coloque um ou dois depoimentos positivos de clientes que ficaram satisfeitos com o negócio que fizeram com você como incentivo.
Testes A/B
Uma dica para conseguir melhores conversões é o teste A/B. Trata-se de fazer dois ou mais tipos de páginas com características de conteúdo e imagem diferentes. Passado o tempo que você definiu para que as duas páginas ficassem no ar, mantenha apenas aquela que te trouxe mais conversões. Esta será a sua landing page definitiva da campanha.
Passo a passo para potencializar suas vendas
Para simplificar o processo, vamos recapitular as informações acima num passo a passo do caminho que deve ser percorrido para construir uma landing page que potencialize de verdade suas vendas.
Definição do objetivo
Tenha claro qual o seu objetivo com essa página. Você quer vender alguma coisa? Ou simplesmente estimular que a pessoa deixe registrado o contato dela para que você inicie um relacionamento. O objetivo vai direcionar a criação do conteúdo.
Simplifique ao máximo a estrutura da sua landing page, de modo que o objetivo final seja alcançado ou compreendido rapidamente pela pessoa que estiver navegando pela sua página. Lembre-se também de definir para onde o usuário será direcionado após realizar o cadastro, ou qual será a página de destino dele.
Objeto de troca
O que você está oferecendo em troca pelo cadastro do usuário, ou seja, qual o seu instrumento de persuasão? Se você ofereceu um e-book, por exemplo, tenha ele pronto para enviar ao usuário; se foi uma promoção de um produto, tenha a campanha bem definida na landing page.
Campanha de e-mail marketing
Planeje os e-mails marketing que serão enviados à sua lista de contatos. Nesta etapa é importante que suas listas sejam segmentadas de acordo com o público, basicamente divididas em: primeiro contato; usuários que já visitaram seu site, mas não compraram; usuários que já são clientes e você quer manter o relacionamento; entre outros que achar necessários, de acordo com sua empresa.
A construção da landing page é simples, mas o planejamento de toda a campanha na qual a página será utilizada já é algo bem mais complexo. Se informe sobre o assunto e procure empresas de marketing digital que poderão te auxiliar, caso precise de ajuda.
Ficou com alguma dúvida? Então escreva abaixo os seus comentários!
Deixar Um Comentário