Quando se fala em marketing direto, uma das grandes preocupações é o consentimento do usuário. Afinal, nos tempos modernos, respeitar a vontade das pessoas é um fator crucial para que as empresas transmitam uma imagem de confiança e construam uma boa relação com o público.
Por isso, neste artigo, falaremos sobre o poder de escolha do comprador ou opt in. Se quiser saber mais a fim de gerenciar melhor sua lista de clientes e, consequentemente, vender melhor, acompanhe os tópicos a seguir.
O que é opt-in?
Você possivelmente já ouviu falar Seth Godin e o conceito que ele popularizou: o marketing de permissão. Basicamente, refere-se a uma estratégia que prioriza o consentimento do usuário antes de seguir com ações, a fim de obter a lealdade e estabelecer um relacionamento amigável com o cliente.
A definição de opt in se encaixa nessa ideia. É quando os contatos da empresa dão permissão para que ela siga enviando mensagens e ofertas. Ou seja, é a aprovação do cliente que está disposto a prosseguir se comunicando com a companhia.
Para entender melhor, vamos voltar um pouco no tempo. O marketing antes do mundo digital estava sempre associado aos meios de comunicação em massa, como rádio, TV e jornais impressos. Nessas mídias, as marcas atingiam uma enorme quantidade de pessoas, mas de forma unidirecional: o consumidor não fornecia um feedback acerca do consentimento dele e não tinha poder de escolha.
Quando chegamos ao mundo online, principalmente dos e-mails como forma de marketing, entendemos a importância de pensar na vontade do usuário antes de começar um diálogo. Afinal, caso ele se sinta incomodado, há o poder de ignorar a marca ou simplesmente compartilhar sua insatisfação, gerando uma repercussão ruim.
Imagine, por exemplo, sua organização associada com uma prática que todos odeiam: o envio de spams. Não é uma situação ideal e deve ser evitada ao máximo.
Nesse sentido, é importante compreender a importância de segmentar corretamente e filtrar a lista de contatos. A mensagem deve chegar ao público correto, senão é perda de tempo e de dinheiro, ou seja, um investimento sem retorno. Isso também impacta nas vendas, gerando menos entrada e menos fechamentos.
Tipos
Existem diferentes tipos de opt in, que são maneiras distintas de alcançar a permissão do lead. Um deles é double opt in, caracterizado por uma comunicação em duas vias com o potencial cliente para perguntar sobre sua opinião: primeiro, ele clica em um botão, depois, tem que confirmar em seu e-mail para seguir na conversa.
Esse tipo é interessante, pois ajuda a filtrar endereços inexistentes ou escritos de maneira errada. Além disso, se um potencial consumidor realmente consentiu duas vezes, sua empresa pode ficar tranquila de que a probabilidade de que ele seja um amigo da marca é bem grande.
O soft opt in, por sua vez, acontece quando as pessoas fornecem seus dados em uma página de captura, aquelas que oferecem algo em troca, por exemplo. Da mesma forma, o opt out refere-se a decisão de sair da lista de e-mails por parte do usuário, uma opção que deve ser clara para ele.
Quais as dicas para encorajar o opt in?
A seguir, veremos algumas dicas de como encorajar o opt in em sua lista de contatos.
Fortalecer o relacionamento e a confiança com o lead
A permissão depende bastante do relacionamento e da confiança. Se alguém confia na marca, sabe que ela é séria e que não vai incomodá-lo com mensagens indevidas. Melhor: sabe que aquela empresa possui algo importante, de valor, a oferecer. Portanto, vale muito a pena estar conectado a ela.
Criar essa sensação no público não é uma ação complexa, apenas requer uma estratégia focada na relação saudável com os leads. É importante conhecê-los muito bem e segmentar as informações para eles, assim, se sentirão confortáveis em participar de conversas com sua companhia.
É fundamental saber exatamente quais as necessidades do consumidor em cada momento e investir em um atendimento consistente, proativo e empático.
Leve em conta dados como os da Zendesk Customer Experience Trends, de 2019: 48% dos clientes gosta de suporte proativo, 60% quer receber informações sobre suas compras em seu e-mail e 44% quer sugestões do que está dentro do campo de interesse deles.
Melhorar os indicadores das suas campanhas de e-mail marketing
É fundamental apoiar as ideias e abordagens da empresa em bons indicadores de desempenho, afinal, eles fornecem os insights necessários para que hajam melhorias e aperfeiçoamentos nas operações e processos. Acompanhe de perto as campanhas de e-mail marketing, tendo em vista os principais índices. Estude, analise e faça melhorias a fim de alcançar os objetivos.
Ter taxas de conversões mais eficientes em todos os estágios do funil
Nesse contexto, as taxas de conversões são umas das métricas mais relevantes a serem acompanhadas. Para obter uma lista de contatos com opt in, a organização precisa guiar muito bem o consumidor em todas as etapas do funil de vendas, oferecendo sempre material relevante e personalizado, a fim de atrair sua atenção e conseguir a permissão.
Se o objetivo for gerar mais eficiência, você pode realizar alguns testes a fim de verificar o que funciona melhor. Ou seja, alternar cores, distribuição visual e formas de abordar o texto, por exemplo.
Construir uma relação de ganho mútuo com o lead
Em estratégias de marketing, a reciprocidade também é muito importante. Em seu livro “As Armas da Persuasão”, o psicólogo Robert Cialdini estabelece essa característica como uma das mais poderosas para convencer alguém a fazer algo. Como estamos falando de potenciais clientes, esse é um aspecto que deve ser priorizado para gerar lucro.
O consumidor se importa muito mais com suas dores e necessidades do que com produtos e serviços. Por isso, você deve deixar claro qual o ganho que ele vai ter se optar por permitir uma conversa com sua marca. Assim, ele vai entender o valor que será gerado e vai querer retribuir o favor, uma tendência de todo ser humano, segundo o Cialdini.
Como aumentar a captação de leads por opt in?
Quantidade não é sinônimo de qualidade, por isso, o ideal é captar leads que já aprovam o relacionamento e entendam o valor do que a empresa tem a oferecer. Mas, como exatamente fazer isso?
Uma das dicas é simplificar o processo de captura dos dados. O seu contato deve ter o menor trabalho possível e compreender qual vai ser o ganho para ele, de forma clara. Se tudo é feito corretamente nessa etapa, o visitante se torna um lead consciente e pronto para receber suas mensagens, ou seja, um lead de qualidade.
Outra dica relevante é se preocupar com o posicionamento dos formulários no seu site. O mundo online depende muito do design e da forma como as informações são estruturadas, tanto para gerar uma boa experiência quanto levar o usuário à ação. Esse componente deve estar bem visível, com textos compreensíveis.
É fundamental também investir em copywriting, a arte de escrever para gerar a vontade de agir no leitor. Assim, você consegue atrair a sua atenção e mostrar a ele de maneira concisa de que a sua empresa pode resolver seu problema e que vale a pena começar essa interação com ela.
As formas de marketing direto dependem muito atualmente do consentimento do usuário, pois isso garante um relacionamento saudável e duradouro que resulta em lucro e em satisfação do cliente. Nesse ponto, todos saem beneficiados dessa relação.
É importante focar em formas de limpar os contatos e estabelecer segmentação, oferecendo personalização e relevância com o objetivo de convencer o lead e conquistar sua permissão.
Agora que você já sabe bastante sobre o opt in, entre em contato com a @MediaPost e conheça a nossa solução para impulsionar a comunicação de sua empresa com o público!
Deixar Um Comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.