5 TÓPICOS Sobre E-mail Marketing Que Você Precisa Saber Agora e Talvez Não Saiba!

//5 TÓPICOS Sobre E-mail Marketing Que Você Precisa Saber Agora e Talvez Não Saiba!

5 TÓPICOS Sobre E-mail Marketing Que Você Precisa Saber Agora e Talvez Não Saiba!

1- O que é E-mail Marketing?

E-mail Marketing é uma ferramenta de relacionamento digital que consiste no uso do email como recurso, para fazer o marketing de sua empresa. Ele pode ser comparado à mala direta – muitas pessoas, inclusive, o chamam assim – que você se relaciona com seus contatos de forma personalizada, porém com um benefício: os resultados são mensuráveis.

O email marketing permite saber o resultado de sua campanha em tempo real. Os relatórios mais comuns são:

  • quem recebeu sua mensagem;
  • quem a abriu;
  • quantas vezes ela foi aberta;
  • quanto tempo cada pessoa ficou com a peça exibida;
  • quem clicou e em qual link foi o clique.

Diferentemente de outras formas de marketing digital como: links patrocinados, o objetivo do email marketing não é apenas realizar vendas diretas, mas também facilitar o relacionamento de sua empresa com seu contato, a fim de fortalecer o  engajamento entre sua marca e o cliente.

As empresas e profissionais que alcançam os melhores resultados com o email marketing, focam nas necessidades dos contatos para enviar mensagens relevantes e segmentadas. As informações de cadastro e comportamento do contato devem ser utilizadas para determinar os próximos envios.

Por exemplo: uma pessoa que acaba de comprar uma TV, provavelmente, não tem interesse em adquirir outra no momento, mas pode estar interessada em um home theater. Com isso, se você enviar o email com o conteúdo certo para ela, no momento que ela esteja interessada, provavelmente ela irá comprar.

2- Como fazer email marketing?

Esta é uma pergunta muito corriqueira e isso significa que muitas pessoas estão começando a utilizar o email marketing em seu negócio. Para tirar o melhor proveito desta poderosa ferramenta, é importante seguir as boas práticas e se você está começando agora, vou resumir tudo em 5 dicas essenciais para se obter resultados positivos:

    1. crie uma lista de contatos de forma orgânica. Jamais compre  ou colete emails pela internet. Isso é errado e trará malefícios às suas campanhas;
    2. pense no que seu contato deseja receber antes de começar a enviar, e defina uma estratégia de comunicação;
    3. desenvolva mensagens com conteúdo relevante e não tente apenas vender, mas sim se relacionar, assim você aumentará muito seus resultados;crie uma rotina inteligente de envios e nunca envie para o mesmo contato muitas mensagens;
    4. sempre analise e compare os resultados de suas campanhas e tente aprimorar sua comunicação a cada disparo.


3- Como conseguir contatos?

Este é um processo trabalhoso, porém bastante simples. Você precisa adicionar formulários em seu site, blog, loja virtual e redes sociais para que os usuários possam se cadastrar para receberem suas mensagens. Existem diversas ferramentas que geram estes formulários e os integram à sua ferramenta de email marketing.

Se você usar o WordPress, existem plugins para inclusão de formulários,inclusive a @MediaPost tem um plugin para WordPress.

CONFIRA TAMBÉM: [E-BOOK] Como captar novos contatos!

4- Como saber o que seu contato deseja receber?

Você precisa se comunicar frequentemente com eles e enriquecer seu banco de dados com informações sobre os hábitos de cada indivíduo: tipos de mensagens que ele já abriu, assunto de maior interesse, links que visitou etc. Além disso, se você tem uma loja virtual, analise quais foram os produtos adquiridos e envie mensagens às pessoas com dicas de uso ou produtos relacionados.

Tente também identificar a rotina de cada usuário mapeando suas interações no site e campanhas de email marketing para determinar um perfil de interesse. Isso pode ser feito integrando o email marketing com o site usando o Google Analytics. Confira este artigo sobre como mensurar as conversões do email marketing com Google Analytics.

Como criar uma boa mensagem?

  1. crie suas peças seguindo as boas práticas citadas neste e-book;
  2. caso já tenha realizado envios, analise o perfil de interação de cada contato para produzir conteúdos relevantes e de valor. Se o contato costuma clicar em links sobre carros, provavelmente ele tem interesse neste assunto.

O que é uma boa rotina de envios?

A recorrência de seus disparos deve ser definida de acordo com as interações de cada contato. Sabemos que existem usuários que abrem mensagens todos os dias, mas também existem os que abrem ocasionalmente. Por causa disso, sugiro que avalie a rotina de seus contatos para determinar uma frequência mais assertiva, porém, pode começar realizando 1 disparo por semana.

5- Que resultados você deve avaliar?

Comece pelo básico:

  1. quais assuntos geraram maior abertura;
  2. quais links foram os mais acessados em cada disparo;
  3. o número de cancelamento de cadastros tem aumentado a cada envio.

Qualquer ferramenta de email marketing pode fornecer estas informações, mas a da @MediaPost tem um relatório embasado e completo, que você consegue ver até o dispositivo que visualizou a mensagem. Não deixe de estudar os resultados após cada disparo para evoluir sempre.

2019-03-20T11:58:01+00:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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