Como medir e comprovar os investimentos em fidelização de clientes

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Como medir e comprovar os investimentos em fidelização de clientes

A fidelização de clientes certamente está na pauta como um dos fatores mais importantes para os gestores, independentemente do produto ou serviço oferecido pela empresa.

Quanto mais compradores fiéis, maior a receita recorrente da companhia e a capacidade de atrair novos leads. Para que esse objetivo seja alcançado, são necessários investimentos e ações estratégicas.

A partir daí surgem algumas dúvidas. Como avaliar se as campanhas para fidelização de clientes surtiram efeito? Como saber se os investimentos de tempo e dinheiro foram desperdiçados? Existem passos a serem seguidos para responder a esses questionamentos.

Neste artigo vamos mostrar como mensurar e comprovar os efeitos de investimentos em campanhas de fidelização, além de demonstrar a importância desse tipo de ação. Confira.

A importância da fidelização de clientes

Você já parou para pensar o que o motiva a comprar sempre determinada marca? Embora o preço e outros fatores sejam pontos importantes para determinar a compra, existe um fator que é muito mais preponderante, que é o quesito emocional. Fidelizar o cliente significa dizer que você criou uma conexão e que o seu produto ou serviço agrega valor.

Como a fidelização envolve reconhecimento de valor e cria um vínculo emocional, isso significa que o cliente está disposto a pagar mais, representando um ganho no ticket médio. Além disso, esses clientes compram frequentemente, garantindo um ganho regular.

Por fim, a fidelização de clientes é importante para a imagem da companhia, pois o cliente fiel atua como um promotor, fazendo marketing gratuito e de impacto, aumentando as vendas.

Agora vamos entender como fazer a mensuração de investimento.

A  organização  das métricas

Antes de criar um programa para fidelização, é necessário entender o seu custo e o quanto o seu orçamento vai permitir investir. Dessa forma, para comprovar os investimentos você precisará medi-los em relação ao objetivo traçado versus o resultado alcançado. Vamos detalhar cada um deles:

Investimento

Abrange, praticamente, tudo que o está no planejamento: comunicação visual, materiais de merchandising, premiações, gestão de programas, entre outros. Outros pontos que possam gerar custo precisam também ser avaliados.

Objetivos

É essencial definir os objetivos antes de direcionar os KPIs. Apenas dessa forma todos os envolvidos entenderão qual é o foco da campanha e se manterão motivados.

Resultados

Ao selecionar os KPIs ideais para os seus objetivos, você terá apontamentos reais dos resultados, o que ajuda a entender se o programa está surtindo efeito.

As outras avaliações que podem ser feitas

Como mencionado, a métrica básica é a maneira de avaliação correta sobre o investimento e o resultado de uma campanha de fidelização. Porém, existem outros apontamentos que você pode fazer para reforçar e entender o engajamento:

  • índice de satisfação dos clientes;
  • valor do ticket médio;
  • quantidade de compras realizadas por cliente.

Em suma, apenas mensurar uma campanha de fidelização de clientes por números pode não mostrar se o investimento será um sucesso. O ideal é que exista um acompanhamento constante dos KPIs para entender a situação.

Assim, podem ser feitos os ajustes necessários para melhorias e alcance do objetivo final. Pesquisas e feedbacks durante o processo também são importantes. Afinal, o foco é encantar o cliente.

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2019-03-06T17:57:42+00:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Profissional de Atendimento ao Cliente e apaixonada por E-mail Marketing.

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