Modelos, erros e dicas de como criar uma newsletter no e-mail marketing

Modelos, erros e dicas de como criar uma newsletter no e-mail marketing

As pessoas comumente se referem ao e-mail marketing usando termos como mala direta, newsletter, boletim informativo, entre outros menos. E é aí que fica a pergunta: existe diferença entre esses conceitos? Bem, podemos dizer que sim e não.

As mensagens são iguais quando falamos do meio por onde são enviadas — afinal, são todas entregues por meio de e-mails. Porém, quando nos aproximarmos para fazer uma análise mais crítica, veremos que elas possuem objetivos diferentes umas da outras.

Este artigo reúne algumas dicas de como criar uma newsletter. Nele, serão apresentados erros cometidos pelas empresas quando decidem criar e enviar uma newsletter, além de dicas e exemplos para ajudar você a começar criar a sua corretamente. Continue a leitura e confira!

O que é uma newsletter?

Ao buscar o significado dessa palavra na internet, você provavelmente encontrará as seguintes definições:

  • newsletter para funcionários: trata-se de um reporte escrito, divulgado periodicamente, tipicamente de negócios, empresas, instituições ou outras organizações. Seu objetivo é apresentar informações e notícias para pessoas com interesses específicos nessas instituições ou assuntos;
  • newsletter “stock-market”: é um reporte escrito que analisa diferentes notícias e oferece previsões com certa frequência. Tipicamente direcionada a uma audiência específica — como os empreendedores, por exemplo —, e sempre distribuída a pessoas que se inscreveram previamente para receber isso.

Quando confrontadas com o conceito de newsletter no e-mail marketing, essas definições se encaixam no perfil das mensagens que conseguem atingir os melhores resultados após um envio. Você sabe que resultado é esse? Fazer com que as pessoas efetivamente leiam o conteúdo produzido e enviado por você através da sua newsletter, é claro!

 

Como criar uma newsletter à prova de erros?

Erros em newsletters

Não envie mensagens para e-mails inativos

Por ser enviada por e-mail, a newsletter também deve seguir as boas práticas sugeridas para este canal. Para começar, é fundamental que você só envie as suas mensagens para as pessoas interessadas em recebê-las.

Essa parece uma dica boba, mas muita gente ainda apela para as listas de contatos compradas por aí. Essas listas costumam ter muitos contatos inativos e até mesmo alguns “spam traps” — contas inativas que os serviços web de e-mail, como o Gmail e o Yahoo, transformam em armadilhas para flagrar spammers. Ou seja, se você enviar uma mensagem para um desses endereços, todos os seus envios poderão ser classificados como spam.

Melhor não arriscar e garantir que as suas mensagens cheguem na caixa de entrada dos seus contatos, certo? Portanto, envie suas newsletters para as pessoas que demonstraram interesse no seu conteúdo ao fazer a inscrição no seu site ou blog.

#Dica 1: insira caixas de inscrição ao longo do seu site ou blog para atrair usuários realmente interessados no seu conteúdo.

Confira dois modelos, sendo um para uma única notícia e outro para algumas:

Modelo 1                                                        Modelo 2

modelo newsletter           modelo template newsletter

(Clique aqui e baixe grátis o modelo 1 ou aqui para baixar o 2)

Aposte em conteúdo objetivo na sua newsletter

Adote o princípio de “menos é mais” na hora de pensar como criar uma newsletter. O e-mail funcionará melhor se você for objetivo ao apresentar o seu conteúdo.

Ele deve funcionar como isca para captar a atenção do leitor: interessada pela mensagem, a pessoa poderá clicar no texto que mais lhe atraiu e então finalizar a leitura no site, blog ou landing page que foi criada previamente para atender ao seu público. Mensagens com textos muito longos, além de ficarem pesadas e prejudicar a sua taxa de entrega na caixa de entrada, dificultam que você divulgue mais de uma informação no mesmo e-mail.

A sua newsletter deve funcionar como a primeira página de um jornal, onde você anuncia as principais manchetes e só coloca na íntegra algo que seja realmente muito relevante, dizendo depois onde a pessoa encontrará mais informações. No caso do e-mail, isso se dará clicando no botão de ação (CTA) e indo ao site.

#Dica 2: se for possível, personalize seus e-mails com o nome do destinatário. Isso ajudará você a melhorar o resultado de aberturas, pois a mensagem aparece direcionada para cada usuário.

Segmente os contatos que receberão sua newsletter

E já que estamos falando em personalização, não se esqueça de segmentar o envio das suas newsletters. Se a sua empresa oferece diversos serviços, não faz sentido encaminhar a mesma mensagem para todos os seus contatos. Afinal, nem todos se interessam pelas mesmas coisas, certo?

Organize a sua lista e classifique os seus contatos de acordo com os interesses, idade, profissão e localização geográfica, entre outras possibilidades. Assim, você será capaz de enviar mensagens mais relevantes para os seus clientes e terá um retorno ainda mais interessante. Esta segmentação será muito útil para todos os seus envios, não somente de newsletters.

#Dica 3: se você não tem certeza de quais são os interesses dos seus contatos, envie uma pesquisa para saber quais conteúdos eles esperam receber.

Utilize as cores corretamente na sua newsletter

Outro erro frequente acontece no fechamento das imagens que serão utilizadas para ilustrar a newsletter. Os arquivos são gerados em CMYK em vez de em RGB. O principal problema disso é que o padrão de cor CMYC é recomendado para mídia impressa, enquanto o padrão RGB é para mídia digital.

As pessoas tentam reproduzir o que foi criado para impressão física dentro de um ambiente digital, e o resultado final pode não ser satisfatório. Por isso, fique atento.

#Dica 4: faça um envio de teste pra você ou para seus colegas de trabalho e verifique se a arte final ficou agradável para leitura e se todas as imagens estão sendo exibidas corretamente. Isso pode poupar de alguns constrangimentos após o envio final.

CMYC  (Impressa)                                          RGB (Digital)

cmyc                             rgb

Não ignore os usuários de smartphones e tablets

Os tempos mudaram, e a forma como consumimos conteúdo também. Os smartphones são cada vez mais acessíveis e populares e todo mundo é capaz de ter internet no celular com um investimento baixo.

O que isso significa na prática? Que as pessoas não leem os e-mails somente nos computadores de mesa e notebooks. O seu e-mail pode ser lido no trânsito, no banheiro, na fila do cinema ou até mesmo em outro país, durante uma viagem. Ignorar essa realidade é um erro gigante que pode afastar uma grande parcela da sua audiência. Por isso, crie newsletters que sejam responsivas. Ou seja, que se adaptam a qualquer tamanho de tela sem perder o conteúdo.

Aposte em linhas de assunto menores, que possam ser exibidas em um celular sem cortes. Crie botões de call to action maiores, que podem ser clicados facilmente com os dedos. Utilize imagens leves, que carreguem rapidamente.

#Dica 5: quem lê e-mails pelo celular não quer perder tempo. Seja objetivo e vá direto ao ponto no conteúdo da sua newsletter!

Preste atenção no tamanho da fonte

Por último, mas tão importante quanto os erros anteriores, é o tamanho da sua fonte. Utilize fontes maiores que o tamanho 12. Lembre-se do que falamos antes: são muitas as telas utilizadas para que um e-mail seja lido (notebook, tablet, smartphone, computadores etc.).

Se o seu público-alvo tem mais que 40 anos, você precisa ficar ainda mais atento a esse detalhe. Também não ignore os usuários com deficiências visuais e torne sua newsletter acessível para o maior número de leitores possível. Quanto menor a fonte, mais difícil será a leitura do texto e isso impactará e muito no resultado final.

#Dica 6: utilize na sua ferramenta de e-mail marketing o recurso visualização da mensagem em aplicativos móveis antes de finalizar o disparo total. A grande maioria dos sistemas dispõe dessa função e ela lhe ajudará saber o que precisa ou não ser ajustado em sua newsletter para que ela seja agradável para maioria das pessoas.

Confira um exemplo comparativo:

Fontes 10 e 9                                       Fontes 12 e 14

modelo news fonte 10                         modelo news fonte 12

(Clique aqui e baixe grátis o modelo)

Conheça 5 referências para criar newsletter melhores!

Nada melhor do que boas referências para lhe trazer ainda mais inspirações, não é? Confira algumas fontes:

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Quer saber mais como fazer um newsletter perfeita? Olhe esse Guia da Newsletter que fizemos em parceria com a Rock Content.

Um abraço,

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