Desperte o interesse do seu público e tenha mais assertividade no seu marketing

Trabalhar com um marketing assertivo se tornou primordial para as empresas que querem crescer e ter oportunidades no mercado. Diferentemente dos modelos tradicionais de comunicação aos quais estamos acostumados, a nova forma de se comunicar se tornou mais segmentada, estruturada, otimizada e objetiva.

Nada de dar um tiro no escuro e torcer para atingir as pessoas que você quer: é possível trabalhar com o foco certo, na pessoa certa e no momento ideal.

Para que você consiga estruturar ações capazes de converter ainda mais e despertar o interesse do seu público, preparamos um conteúdo com algumas dicas para tornar o seu marketing ainda mais assertivo. Confira!

O novo consumidor no Marketing

público-alvo consumidor

O primeiro passo é entender o novo perfil consumidor. Hoje, a busca por informações antes do momento de compra é cada vez maior: a internet trouxe facilidade e praticidade, e o consumidor busca as melhores empresas e as melhores condições de compra.

Além disso, valoriza-se muito a indicação de amigos e familiares — se você quer atingir novos clientes e ganhar sua confiança, é preciso que os clientes que você já possui estejam satisfeitos. Eles falarão bem da sua empresa para prospects, e isso poderá aumentar suas chances de fazer negócio.

A importância da segmentação

segmentação

A segmentação veio como uma solução para o novo Marketing. No marketing tradicional, vivíamos de achismos, com base em um estudo simplório do comportamento e hábitos de consumo dos clientes.

Hoje, com o marketing digital, é possível direcionar campanhas de comunicação considerando a faixa etária, local, status de relacionamento, cargo na empresa, interesses, nível de escolaridade, instituição de ensino, empresa em que trabalha e muito mais.

Para fazer uma boa segmentação, é preciso que você conheça as particularidades do seu público (e, para isso, você precisa realizar o estudo de personas).

Entendendo o funil de vendas

funil de vendas

Entender o funil de vendas da sua empresa também é peça-chave para despertar o interesse do seu público e aumentar a lucratividade do seu negócio.

Nesse momento, você precisa traçar o caminho do seu cliente até a efetivação da compra: como ele descobre a necessidade de comprar/contratar seus produtos e serviços; onde ele busca por informações; quais são as etapas do momento de compra; quais são as objeções mais comuns; como ele se comporta; quais são suas maiores dificuldades; quais são seus maiores objetivos.

Desenhar esse processo de compra te ajudará a estruturar um funil de vendas para conseguir suprir as necessidades do seu público em cada uma das etapas.

Converse com a sua equipe comercial, que está diariamente na linha de frente, e descubra quais são as respostas para essas perguntas.

A automação como aliada

automação de marketing

A automação de marketing também é uma das maiores aliadas da sua empresa. Ela otimizará algumas ações, principalmente relacionadas a estratégias de e-mail marketing, para que você consiga trabalhar uma comunicação planejada e mais estruturada com o seu cliente.

Busque ferramentas que automatizam o envio de acordo com o momento do seu cliente no funil de vendas, ou interesse em um material específico, e aproveite a tecnologia para melhorar seu relacionamento.

O marketing assertivo exige curiosidade e teste. Estude o seu público e o seu mercado e entenda que, hoje, não se trata mais de fazer uma comunicação pensando exclusivamente em vender: você precisa transformar a experiência do seu cliente, e é isso que vai fazer a diferença.

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2 Comentários

  1. Kakau Fonseca disse:

    Muito bom o conteúdo. Obrigada

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