Atualizar ou desapegar da minha lista de contatos?

Quando se trata de falar sobre lista de contatos, geralmente a gente fica um pouco perdido sobre qual procedimento tomar para que tenhamos um melhor resultado nas campanhas de e-mail marketing.

Mas a real é que em uma lista de contatos pode ter leads com perfis e características muito diferentes uns dos outros, das quais se você não souber segmentar pode ter problemas futuramente. Sabia disso? 🤔

E esses leads, aí? Eles fazem parte da minha lista de contatos?

Sim. A partir do momento em que a pessoa realiza alguma das atividades abaixo, ela se torna um lead. Um lead nada mais é do que uma pessoa que tem, de alguma forma, interesse nos produtos ou serviços da sua empresa. 😊

Eles podem ser classificados como:

– pessoas que já compraram algum produto no seu site;

– pessoas que se cadastraram recentemente no seu blog;

– pessoas que autorizaram receber seus e-mails e newletter (opt-in);

– pessoas que preencheram formulário para receber algum material.

Para capturá-los existem iscas que podem ser utilizadas, como: realizar webinars sobre algum tema de interesse do público, oferecer e-books com materiais ricos, vídeos ou infográficos para instigar que a pessoa se torne um lead.

Por que eu preciso segmentar minha lista de contatos?

Já ouviu aquele ditado: “uma mulher prevenida vale por duas?” Com a segmentação não é diferente! 😉

A segmentação é primordial para garantir a entrega de uma mensagem à pessoa certa. Para você fazer isso, conte com uma Sant@juda perfeita para te auxiliar na organização e segmentação de sua lista de contatos.

Vamos a um exemplo claro da falta de segmentação:

“Um e-commerce envia para seus clientes ofertas de camisetas do Corinthians para uma lista de contatos de torcedores do Palmeiras.”

Já se imagina o que poderia ocorrer, né? Sem dúvidas os torcedores Palmeirenses não iriam gostar nadinha e consequentemente iriam se descadastrar (opt-out) da lista de contatos. 😟

Olha só que problemão! Imagina para reconquistar essas pessoas? É por essas e outras que a segmentação é muito, mais muito importante. Sacou?

Como eu faço uma segmentação de ponta?

Nas ações de e-mail marketing é essencial que uma empresa tenha muito bem discriminado os dados de sua base, desde o primeiro cadastro do cliente até o seu histórico de compra.

É comum inclusive, que as empresas tenham diversas informações dos clientes, porém muitas delas são irrelevantes para realizar as ações de e-mail marketing.

Se você se enquadra nesta base de desorganização, se faça às seguintes perguntas:

  • Qual a melhor forma de dividir meus contatos em grupos, de forma que eu consiga entregar conteúdos relevantes para eles?
  • Qual é o meu principal objetivo em interagir com cada um destes grupos segmentados?

Partindo destas questões você define os critérios para a segmentação de leads (cidade, ramo de atividade, etc) e trabalha na evolução de coleta dessas informações nos campos de cadastro de seu site.

E se eu já tiver uma lista de contatos?

Se você já tem uma lista de contatos, faça o exercício de tentar segmentá-las com as informações já existentes, veja se faz sentido e se você consegue criar grupos.

Procure padronizar as informações, ajustando abreviações ou sinônimos que prejudicam um filtro adequado, por exemplo, em vez de deixar no campo “Cargo” o dado: Dep.Admin, Departamento Admin, Administrativo ou até Admin, ajuste para Departamento Administrativo.

Em paralelo se perceber a necessidade, altere o formato de seu formulário de cadastro do site ou do seu blog e coloque as perguntas que considera essenciais para que nas próximas ações, você consiga coletar as informações que ainda não tem do seu público.

A pesquisa é sempre válida, viu?!

Outra sugestão é realizar pesquisas periodicamente com seus clientes e perguntar se houve alteração cadastral, ou se desejam alterar as áreas de interesse que já fazem parte, ou caso não tenha este tipo de filtro, direcionar o cliente para uma pesquisa rápida e um formulário simples, com os principais assuntos abordados pela sua empresa.

É importante receber feedbacks constantes dos clientes, pois o perfil de compra ou a área em que trabalham podem mudar. Cada empresa tem e necessita de informações diferentes sobre os leads, por isso, em cada campanha, é necessário fazer testes, medir e registrar as interações.

Fique de olho na manutenção da sua lista!

Uma ação importante é a manutenção da lista de contatos separando e-mails que já foram devolvidos por hardbounce e inativá-los permanentemente, para não prejudicar sua reputação enviando mensagens para e-mails que não existem mais. Além disso, também é bom separar para fins de organização, os contatos que não visualizaram ou clicaram em nenhuma campanha há mais de seis meses.

Veja as ações que você pode fazer:

– Realize uma campanha para lembrar os contatos da sua lista do porquê eles estão incluídos nela, e para evitar interações negativas, proporcione um descadastro fácil.

– Deixe claro que você segue às boas práticas de e-mail marketing e que só quer continuar um relacionamento com o contato apenas se ele desejar.

– Separe seus contatos em grupos diferentes de acordo com a interação. Você pode criar listas X, Y e Z de acordo com a frequência de interação e criar conteúdos para cada tipo de público. Você perceberá que as taxas de retorno de cada lista serão bastante diferentes.

Higienize sua base de contatos. Atualize os dados de seus clientes periodicamente e otimize a organização delas, mantendo todos os contatos válidos e eliminando aqueles e-mails que já não valem mais a pena trabalhar.

Essa prática economiza o gasto de créditos para envios e constrói uma base qualificada para criar uma boa reputação com os provedores de e-mails.

E o que mais?

Além destes benefícios que você e sua empresa terão, o seu leitor também será muito beneficiado, pois não vai mais receber conteúdos indesejados, e sim apenas o que ele esperava quando realizou o cadastro para receber os seus e-mails.

Depois dessa ajudinha de como segmentar sua lista de contatos e cuidar para que você conquiste bons leads e tenha retornos satisfatórios, que tal aprimorar mais ainda com o E-book: “Como Nutrir Leads com E-mail Marketing?” Baixe já, é grátis!

Espero receber notícias suas positivas sobre seus resultados.

Qualquer dúvida deixe nos comentários.

Abraços.

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