4 melhores tipos de campanhas de e-mail marketing

//4 melhores tipos de campanhas de e-mail marketing

4 melhores tipos de campanhas de e-mail marketing

Que o investimento feito numa lista de e-mails é um bom negócio ninguém mais duvida. Mas, quais os melhores tipos de campanhas de e-mail marketing devem ser realizados com essa lista de contatos?

No texto de hoje, vamos conhecer as vantagens em investir na automação de campanhas de e-mail marketing e mostrar quais são os melhores meios de se fazer isso.

Portanto, Continue lendo para saber mais!

Vantagens de utilizar a automação de campanhas

vantagens de se utilizar campanhas de e-mail marketing

O conceito por trás das campanhas de e-mail marketing automatizadas gira ao redor da ideia de que cada pessoa ou empresa está em momentos diferentes do ciclo de compras e, dessa forma, o disparo de e-mails customizado para cada cliente acaba sendo mais efetivo.

Porém, ao invés de fazer esse trabalho manualmente, é possível automatizar o processo através de campanhas como as que veremos no texto de hoje.

O uso das campanhas automatizadas encontra na experiência estatística seu principal argumento de existência. Segundo dados da Epsilon (uma das empresas líderes em marketing digital no mundo), e-mails automatizados possuem uma taxa de cliques 119% maior do que os e-mails padronizados.

Já o eMarketer (uma das autoridades no uso de dados em pesquisas para o mercado de negócios digitais) os e-mails automáticos possuem uma taxa de conversão 50% maior do que os e-mails normais.

Tipos de campanhas de e-mail marketing

campanhas de e-mail marketing

Confira abaixo alguns dos principais tipos de campanhas de e-mail marketing:

1- E-mail de aniversário

Um dos melhores tipos de campanhas de e-mail marketing automatizadas é a campanha de aniversário. Ao capturar a data de aniversário dos inscritos, é possível programar mensagens de aniversário automáticas com descontos promocionais ou outro tipo de oferta especial.

O retorno desse tipo de campanha é fenomenal. E-mails de aniversário convertem 60% mais do que e-mails com a mesma oferta em outra época do ano.

Uma variação dessa campanha é o envio de e-mail com promoções na época do pagamento. A maioria das pessoas recebe no 5º dia útil do mês, portanto essa é uma ótima época para o envio de promoções ou campanhas no mercado B2C.

2- E-mail com base em ação

Outro tipo de campanha automatizada de e-mail marketing é a campanha com base em ação de um consumidor no seu site.

Esse tipo de campanha consiste no disparo de um ou de uma sequência de e-mails com base em uma ação realizada pelo consumidor no site da empresa.

Exemplos disso incluem conteúdos extras de segmentação, sendo enviados para quem baixou um e-book ou mesmo sugestões de compra com base em compras anteriores do cliente.

3- E-mail com base no relacionamento anterior

A relação anterior de um consumidor com uma empresa ou uma lista de e-mails também oferece opções para campanhas automatizadas de e-mail marketing.

É possível definir campanhas automatizadas também com base no histórico de aberturas de e-mail do usuário. Caso ele tenha passado os últimos cinco ou seis e-mails sem abrir, por exemplo, é possível enviar uma mensagem personalizada para tentar recuperar esse contato.

Da mesma forma, é possível planejar uma campanha automatizada que busque fechar a venda com um lead que abriu os últimos 5 e-mails de nutrição.

4- E-mail com base no conteúdo publicado

Por fim, uma boa estratégia para a utilização de campanhas automatizadas é utilizar o conteúdo recém-publicado no blog para ajudar a segmentar a lista de e-mails.

Um post inicial pode abrir a segmentação e, a partir disso, os usuários que acessarem o e-mail com essa postagem passam a receber mais e-mails sobre o mesmo assunto para uma segmentação mais profunda.

Como vimos, existem vários tipos de campanhas de e-mail marketing possíveis de serem realizadas através do sistema de automação. Qual desses tipos você já utiliza?

Deixe um comentário aqui para nós! Esperamos você, o.k

2019-02-15T08:36:45-03:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

Deixar Um Comentário