Que o investimento feito numa lista de e-mails é um bom negócio ninguém mais duvida. Mas, quais os melhores tipos de campanhas de e-mail marketing devem ser realizados com essa lista de contatos?
No texto de hoje, vamos conhecer as vantagens em investir na automação de campanhas de e-mail marketing e mostrar quais são os melhores meios de se fazer isso.
Portanto, Continue lendo para saber mais!
Vantagens de utilizar a automação de campanhas
O conceito por trás das campanhas de e-mail marketing automatizadas gira ao redor da ideia de que cada pessoa ou empresa está em momentos diferentes do ciclo de compras e, dessa forma, o disparo de e-mails customizado para cada cliente acaba sendo mais efetivo.
Porém, ao invés de fazer esse trabalho manualmente, é possível automatizar o processo através de campanhas como as que veremos no texto de hoje.
O uso das campanhas automatizadas encontra na experiência estatística seu principal argumento de existência. Segundo dados da Epsilon (uma das empresas líderes em marketing digital no mundo), e-mails automatizados possuem uma taxa de cliques 119% maior do que os e-mails padronizados.
Já o eMarketer (uma das autoridades no uso de dados em pesquisas para o mercado de negócios digitais) os e-mails automáticos possuem uma taxa de conversão 50% maior do que os e-mails normais.
Tipos de campanhas de e-mail marketing
Confira abaixo alguns dos principais tipos de campanhas de e-mail marketing:
1- E-mail de aniversário
Um dos melhores tipos de campanhas de e-mail marketing automatizadas é a campanha de aniversário. Ao capturar a data de aniversário dos inscritos, é possível programar mensagens de aniversário automáticas com descontos promocionais ou outro tipo de oferta especial.
O retorno desse tipo de campanha é fenomenal. E-mails de aniversário convertem 60% mais do que e-mails com a mesma oferta em outra época do ano.
Uma variação dessa campanha é o envio de e-mail com promoções na época do pagamento. A maioria das pessoas recebe no 5º dia útil do mês, portanto essa é uma ótima época para o envio de promoções ou campanhas no mercado B2C.
2- E-mail com base em ação
Outro tipo de campanha automatizada de e-mail marketing é a campanha com base em ação de um consumidor no seu site.
Esse tipo de campanha consiste no disparo de um ou de uma sequência de e-mails com base em uma ação realizada pelo consumidor no site da empresa.
Exemplos disso incluem conteúdos extras de segmentação, sendo enviados para quem baixou um e-book ou mesmo sugestões de compra com base em compras anteriores do cliente.
3- E-mail com base no relacionamento anterior
A relação anterior de um consumidor com uma empresa ou uma lista de e-mails também oferece opções para campanhas automatizadas de e-mail marketing.
É possível definir campanhas automatizadas também com base no histórico de aberturas de e-mail do usuário. Caso ele tenha passado os últimos cinco ou seis e-mails sem abrir, por exemplo, é possível enviar uma mensagem personalizada para tentar recuperar esse contato.
Da mesma forma, é possível planejar uma campanha automatizada que busque fechar a venda com um lead que abriu os últimos 5 e-mails de nutrição.
4- E-mail com base no conteúdo publicado
Por fim, uma boa estratégia para a utilização de campanhas automatizadas é utilizar o conteúdo recém-publicado no blog para ajudar a segmentar a lista de e-mails.
Um post inicial pode abrir a segmentação e, a partir disso, os usuários que acessarem o e-mail com essa postagem passam a receber mais e-mails sobre o mesmo assunto para uma segmentação mais profunda.
Como vimos, existem vários tipos de campanhas de e-mail marketing possíveis de serem realizadas através do sistema de automação. Qual desses tipos você já utiliza?
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