Você sabe o que é Feedback Loop?

Para sempre trabalhar de forma alinhada com os interesses do seu público-alvo com e-mail marketing, você precisa ter acesso ao máximo possível de dados de retorno sobre os seus envios. Além de contar com métricas de performance disponíveis na maioria das ferramentas, você também pode aproveitar os benefícios de um outro recurso, para isso sabia mais sobre Feedback Loop.

Você sabe o que é Feedback Loop? Trata-se de uma excelente maneira de monitorar as reações mais negativas aos seus disparos de e-mail marketing e um caminho certeiro para produzir um material adequado. Sem esta possibilidade, você possui menos recursos para se basear.

Acompanhe o restante do post, pois vamos explicar exatamente a utilidade do Feedback Loop e como ele ajuda no seu trabalho:

 

o-que-e-feedback-loop

O que é Feedback Loop?

O Feedback Loop é um meio de os responsáveis pelo envio de e-mail marketing ficarem sabendo se o seu público marca o conteúdo enviado como spam. A maioria dos serviços de e-mail via web ou software de hoje em dia conta com esta ação, mas o remetente não a recebe.

Quem envia um e-mail que é classificado desta forma precisa ter conhecimento sobre esta ação, já que aquela pessoa não está interessada e não vai gerar a conversão desejada. Ao ter acesso a esta informação, você pode realizar uma manutenção adequada da sua lista de contatos e eliminar estas pessoas.

Para entender de maneira bem direta o que é Feedback Loop, acompanhe este exemplo:

  1. Fulano manda um e-mail para Beltrano;
  2. Beltrano reclama para o provedor Sicrano sobre a mensagem ao clicar em “marcar como spam”;
  3. Sicrano encaminha uma notificação ao servidor de Fulano com as informações da reclamação de Beltrano

Neste modelo de funcionamento, Beltrano não iria mais receber conteúdo de Fulano, já que o ato de marcar o e-mail marketing como spam o sinalizou como alguém não interessado. Na manutenção de sua lista de contatos, Fulano se certifica de excluir o contato dele.

 quais-as-vantagens-do-feedback-loop

Quais as vantagens do Feedback Loop?

Contar com mais informações é sempre positivo para desenvolver um conteúdo mais alinhado com o perfil da sua audiência. Só que os benefícios do Feedback Loop vão além disso. O sistema consegue apontar problemas graves nos seus envios, já que estão sendo marcados como spam.

Ao adotar o Feedback Loop na sua estratégia de e-mail marketing, você conta com a vantagem de conseguir eliminar da sua lista de contatos aquelas pessoas que realmente não estão interessadas no seu conteúdo. A manutenção desta lista é primordial para diminuir seu bounce rate e aumentar o sucesso das suas campanhas.

Além disso, ao eliminar o número de pessoas que marcam seu conteúdo como spam, também caem as chances de seus disparos futuros serem classificados automaticamente desta forma pelos provedores. Ter o seu IP de envio banido pode ser extremamente grave para sua estratégia.

 como-comecar-a-usar-o-feedback-loop

Como começar a usar o Feedback Loop?

Agora que você já sabe o que é Feedback Loop, pode começar a utilizar este recurso. Para fazer isso, é preciso se cadastrar em serviços que contem com esta funcionalidade. São provedores de e-mail que podem oferecer estes dados a partir dos envios feitos por você.

Existe uma série de nomes que oferecem Feedback Loop para os seus envios. Alguns exemplos incluem Yahoo, Hotmail, Zoho, AOL, entre outros. Contate estas empresas ou informe-se junto ao seu provedor de e-mail para verificar a disponibilidade do Feedback Loop.

Tudo pronto para começar a aproveitar as vantagens do Feedback Loop? O quão importante você considera saber se o seu conteúdo está sendo bem recebido? Diga sua opinião nos comentários.

Avalie este artigo:
Você sabe o que é Feedback Loop?
4.5 (90%) 2 votos

ATUALIZAÇÕES GRÁTIS

Cadastre-se abaixo para receber no seu e-mail artigos legais como este!

Gostou? Compartilhe:

3 Comentários

  1. Maria Da Silva Miranda disse:

    Gostei

  2. Maria Da Silva Miranda disse:

    ótimo trabalho é muito bom.

  3. kauemalu disse:

    Interessante, nesse meio tem tantas coisas. Obrigada pela informação, sempre é bom estar bem informada. Um abraço Kau

Deixe seu comentário!