Fotos no e-mail marketing: como usá-las de maneira estratégica?

 

Aplicar fotos no e-mail marketing da sua empresa é uma das mais poderosas ferramentas para aumentar o índice de conversão da sua mensagem. O uso bem-feito de imagens tornam os conteúdos mais atrativos. Afinal, as pessoas tendem a interagir mais com imagens do que com texto.

Segundo o Neuromarketing, o lado direito do nosso cérebro (das emoções) capta e reconhece melhor as imagens, ao passo que o esquerdo (da razão) interpreta números e textos.

Se você já entendeu que a emoção é fundamental pra vender, então, as fotos (imagens) tem que ser utilizadas de maneira estratégica.

Por isso, preparamos um guia com todos os passos e cuidados que você deve ter na hora de inserir imagens no e-mail marketing da sua empresa. Confira:

Como adicionar fotos no e-mail marketing?

Como adicionar fotos no e-mail marketing

Antes de adicionar fotos no seu e-mail marketing pense no tamanho dos seus arquivos. Imagens acima de 150KB podem demorar para serem renderizadas (exibidas) dependendo da banda de internet que o seu contato possuí.

Além disso, alguns servidores de e-mails marcam imagens pesadas como prática de spam e sua mensagem pode não chegar ao cliente.

Pensando na estratégia “mobile first” de criação, não podemos assumir que 50% das pessoas que hoje abrem um e-mail e fazem isso a partir de seu celular possuem banda 4G de alta qualidade.

Pesquisas demonstram que a tolerância do consumidor digital é de 3 segundos. Não exibiu, ele parte para o próximo assunto.

Então antes de adicionar fotos nos seu e-mail marketing, reduza o tamanho do arquivo.

Uma dica bacana de onde fazer isso e na Tinypng. E é tudo gratuito.

Cuidados ao planejar sua newsletter com imagens

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Agora que já sabemos como colocar fotos no e-mail marketing, vamos começar a pensar nas boas práticas e cuidados que devemos ter com essa ferramenta. Afinal, não basta só encher o e-mail de imagens e torcer para que tudo dê certo, não é mesmo?

  1. Sempre forneça Alt Text para imagem

Nem todos os serviços de e-mail mostram as imagens automaticamente. Portanto, há uma chance (especialistas estimam 50%) de que seu público não verá suas imagens logo de cara.

Por isso, forneça um Alt Text para todas as imagens (uma descrição textual) para que o cliente possa saber que ali há uma imagem e o que há nela, mesmo que ele não a esteja vendo;

  1. Não mande um e-mail que seja 100% imagem nem deixe informações importantes unicamente nela

Não envie todas as suas informações mais importantes ou essenciais nas imagens do seu e-mail. Especialistas sugerem que uma mensagem composta por 30% de imagem é o ideal para enviar por newsletter;

  1. Use GIFs sempre que possível e se forem relevantesUse GIFs sempre que possivel e se forem relevantes

GIFs são modernos, ágeis e agradam a gregos e troianos. Se couber na linguagem e abordagem da sua empresa, use-os para atrair e cativar seus leitores. Essas fotos em movimento no e-mail marketing dão mais vida a sua mensagem;

  1. Não pense em seu template de e-mail como um panfleto

Lembre-se de que e-mails têm um formato próprio, e não panfletos ou sites. O design deles deve ser pensado de maneira diferente e não se prender a convenções de outras mídias.

  1. Utilize infográficos em seus e-mails marketing

Os infográficos também são ótimas opções para tornarem seu e-mail marketing mais divertido e atraente para o usuário. Você pode ilustrá-lo com fotos ou ilustrações, mas lembre-se que o mais importante é transmitir a mensagem correta com esse recurso. Se eu fosse o meu leitor, eu entenderia?

Usabilidade do e-mail marketing em dispositivos móveis

Usabilidade do e-mail marketing em dispositivos moveis

Cada vez mais usuários têm optado por verificar seus e-mails via mobile. Esse é mais um motivo para se tomar bastante cuidado ao anexar imagens para não dificultar a abertura dos seus e-mails.

O ideal é otimizar sua mensagem para torná-la mais responsiva, assim a inclusão de fotos para o seu e-mail marketing não dificultará o acesso à mensagem principal que será o texto em si.

Pronto para melhorar o design do seu e-mail marketing utilizando imagens? Então deixe seu comentário e vem conversar com a gente!

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2 Comentários

  1. Dario Giordano disse:

    Alô Rogério. Gostei muito das dicas e pretendo utilizá-las – não sei exatamente quando começarei pois estou muito ocupado com outra tarefa. Obrigado.

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