Conheça estratégias de e-mail marketing para a fase do meio de funil

O meio de funil, chamado de mofu é uma etapa muito importante para o funil de vendas. É o momento em que fazemos a transição dos visitantes e assinantes do site para potenciais clientes. Para que isso aconteça, é preciso ter boas estratégias de e-mail marketing.

Para conquistarmos essa tão sonhada conversão de leads em clientes, é preciso ter em mente estratégias fundamentadas em Inbound Marketing.

Isso significa ter uma série de ações que vai desde a análise até o envio de conteúdo rico e segmentado. Para aprender como levar seus leads até a próxima etapa do funil, leia este artigo.

Segmente a base de leads para poder criar boas estratégias de e-mail marketing

 

O primeiro passo a ser feito é realizar a segmentação de sua base. A base de leads são todos as pessoas que optaram por receber a newsletter do seu blog ao cadastrar o e-mail para acessar material rico (e-books, webinars etc.).

As pessoas da base de leads estão em estágios completamente diferentes de interesse e conhecimento, por isso é importante segmentá-las, ou seja, criar grupos de leads de acordo com o interesse e o comportamento deles.

Para exemplificar, imagine a base de leads de uma empresa que vende um software de Gestão de Empresas. Em sua base de Leads há pessoas que querem entender como funciona uma gestão de empresas (ainda aprendendo).

Na mesma base há ainda aquelas pessoas que já têm algum conhecimento e sabem que a empresa delas precisa melhorar a gestão (clientes cientes de seu problema e com alguma base).

E por fim existem aqueles que já sabem que precisam resolver com urgência o problema de organização da sua empresa e estão em busca de uma solução (praticamente convertidos).

Usando o exemplo anterior, a base pode ser dividida em 3 grupos. E para cada grupo você definirá estratégias e conteúdos específicos, a fim de levá-los à conversão.

Produza conteúdos específicos para o meio de funil

 

As pessoas que se encontram na etapa do meio de funil são aquelas que já sabem que possuem alguma necessidade. Portanto, o conteúdo a ser entregue para essas pessoas é mais elaborado, voltado a fazer o lead ter maior clareza do seu problema e encontrar uma solução.

Usando o exemplo anterior, no meio do funil você irá entregar conteúdos bem específicos para cada segmentação.

Todos estes conteúdos são voltados para conseguir que o cliente consiga ter clareza do problema que está passando (falta de organização, falta de integração entre as equipes), como resolvê-lo (melhores práticas de organização, software de gestão de empresas), e como a sua empresa é a melhor para ajudá-lo.

Neste momento você deve entregar conteúdos que atendam a esta expectativa. Estes conteúdos podem ser ebooks, blog posts, infográficos, vídeos, podcasts e até mesmo planilhas! Tudo que venha ajudar o seu cliente e mantenha o interesse dele na sua empresa.

Crie ótimas call to actions que induzam o seu cliente a ir além

 

Com a base de leads segmentada e com conteúdo rico sendo distribuído, agora é a hora de fazer o cliente realizar uma ação. Isso é feito por meio de call to actions (CTA). As chamadas a ações são frases no imperativo feitas para que o leitor tome alguma ação. “Leia o blog”, “Baixe a versão de demonstração do Software” são exemplos de CTA.

Como visto, é importante ter boas estratégias de e-mail marketing para que seu lead realize uma compra. E é preciso prestar atenção em como se comporta o Lead, para realizar as ações mais adequadas e assertivas. Com estas boas práticas, você terá mais chances de conseguir realizar a venda.

Já teve alguma ação sobre o meio de funil? Compartilhe sua experiência nos comentários.

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